segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Prêmio de gestão?

Notícia publicada no site sa Secretaria de Educação:

"Secretário anuncia escola que concorrerá ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

Na próxima quarta-feira (22), o secretário de Educação, Danilo Cabral, anuncia o nome da escola destaque estadual que concorrerá ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2006. Durante a solenidade, que acontece no auditório da Justiça Federal, na avenida Recife, às 9h, serão anunciadas as outras 15 unidades referências regionais que receberão uma placa de reconhecimento ao mérito.

A unidade vencedora foi escolhida, pelo Comitê Estadual, por apresentar melhores gestões participativas, pedagógicas, de pessoas, de serviços, recursos e de resultados educacionais. Agora, ela disputará o título nacional concorrendo com escolas de todo o país. Participaram da seleção, escolas estaduais pertencentes às 16 Gerências Regionais de Educação (GRE´s). As escolas do Sertão Médio do São Francisco não fizeram inscrições.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Roberto Marinho.

Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira unidade de cada Estado selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação concorre ao diploma Destaque Brasil e ao prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho.

As primeiras escolas recebem, igualmente, um prêmio da Fundação Roberto Marinho, correspondente a dois mil reais e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior".


Para variar, umas perguntas inofensivas:

  • A própria gestão da Secretaria de Educação mereceria algum prêmio?
  • Será esta tal escola escolhida uma representante daquelas "Ilhas da Fantasia" quase privatizadas que recebem a qualificação de "centros de excelência"?
  • E a universalização da qualidade e investimento nas unidades de ensino? Existe algum projeto a este respeito?
  • Com esta reposição de aulas fajuta que a Secretaria de Educação empurrou goela abaixo, haverá a possibilidade de premiação para o professor que sobreviver ao cumprir esta jornada de trabalho absurda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário