segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Meio Ambiente

A Fundação Gilberto Freyre promoverá dia 17 de outubro em Recife, o seminário intitulado Suape e Meio Ambiente: Um modelo de preservação ambiental.
Se considerarmos Suape como modelo de preservação, precisamos urgentemente rever esse conceito. Ou será que não estão levando em consideração o impacto social que as obras (refinaria e outros projetos) provocarão no local? Sem falarmos no imenso trecho que já foi desmatado com os trabalhos de terraplenagem.
Com a intensificação das atividades produtivas na área, será inevitável o fluxo migratório para a região. Porém, apenas a mão-de-obra qualificada será absorvida, os migrantes não "encaixados" no processo, serão automaticamente empurrados para as periferias e para a informalidade trabalhista ( desqualificada e má remunerada). Algo semelhante ao que aconteceu com o advento da Revolução Industrial no Terceiro Mundo que trouxe em seu rastro a intensificaçao dos espaços favelados. E são nesses espaços carentes de infra-estrutura urbana onde os conflitos sociais ( criminalidade, envolvimento de pessoas com drogas,prostituição e outros) surgem e multiplicam-se de forma quase incontrolável.
Sendo o Homem parte do ambiente, tudo que agride a qualidade de vida deste, é considerado um problema de ordem socioambiental. Dessa forma o tema adotado para o seminário é extremamente incoerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário