quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Hospital do Servidor

Aconteceu hoje as 9 horas no auditório do antigo Condepe a tão esperada plenária que trataria da quetão do Hospital do Servidor do Estado (HSE).
O equipe da Casa de Apoio (Assepe) elaborou um documento ( em fase de conclusão) de avaliação da atual situação do hospital(medicamentos,quadro pessoal, informatização, equipamentos, etc.) e entregará o mesmo junto com os débitos ao governo do Estado. Pela situação descrita (resumo verbal, não tivemos acesso ao documento) dá para ter uma idéia de quem vai pagar a conta. Pelo que foi exposto, o hospital está recebendo recursos do governo de forma irregular, uma vez que atende a um grupo seleto de sevidores não prestando serviços ao público de uma forma geral. Para garantir esses recursos deverá ser transformado em hospital público gerenciado pelo SUS. A associação dos (mercenários) médicos defendem essa idéia uma vez que serão diretamente beneficiados, pois ganham por produtividade. O que significa ganhar por produtividade na saúde? Se passar para a rede SUS, a quantidade de doentes atendidos no hospital aumentará consideralvelmente, aí entra a "produtividade" é ganho per capita.
Se não concordarmos com essa proposta (indecente), o Ministério Público já deu a cartada inicial: teremos que assumir o hospital sem a intervenção do Estado.
A comissão tem até o dia 17 deste mes para concluir o relatório de avaliação e entregá-lo ao governo. A próxima discussão está agendada para 13 de novembro (a confirmar) até lá aguardaremos com olhos e ouvidos bem abertos.
A categoria (professores) quase não se fez presente,algumas escolas sequer foram comunicadas, outras receberam a comunicação na véspera do evento, a agenda do SINTEPE saiu na imprensa (jornal) domingo e o tempo para a mobilzação foi curto. Porém o Sintepe e outros convidados especiais (sindicalistas) não perderam a oportunidade de culpar a categoria pela reduzida presença dos companheiros no encontro, chegando a nos chamar de desinteressados e acomodados. Vamos nos mobilizar e marcar presença na próxima plenária. Fiquemos atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário