sábado, 27 de outubro de 2007

Onde está o SINTEPE?

Manifestação em Brasília (no detalhe: o SINTEPE estava lá!)


É fato que Lula parece negar na prática seu próprio berço político: a atuação sindical. O governo pretende fazer com que as entidades sindicais entrem em colapso sem recursos e então promove uma reforma sindical que retira do sindicalismo muito de sua capacidade de manutenção.

A CUT (em cujos quadros já figuraram ilustres personalidades do governo Lula) promoveu um ato em Brasília para protestar contra a reforma sindical. O SINTEPE esteve presente - como era de sua obrigação! Não podemos negar que nossa entidade sindical deveria estar presente no ato (e a foto acima comprova que "estivemos" representados), mas falta nossa direção sindical estar mais presente em outras questões.

As telessalas estão aí e um seminário promovido para "discutir" o projeto não foi suficiente para confrontar este engodo promovido pela parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Roberto Marinho. Não houve mobilização e as aulas televisivas estão implantadas - mesmo que precariamente em função da incompetência gerencial da própria Secretaria de Educação. A tendência é a ampliação do projeto - o que é coisa quase certa, pois nada indica que haverá mobilização novamente.
.
Sem precisar ressaltar outras tantas lacunas deixadas pela direção do SINTEPE - os resultados da greve estão aí para comprovar isso -, cabe cobrar uma atuação mais intensa em questões que são emergenciais.
.
É importante que o SINTEPE esteja envolvido com as articulações e mobilizações do sindicalismo em âmbito nacional, contudo, é importante ver o SINTEPE aqui também, atuando atenta e tenazmente em nome de particularidades que afligem a condição da educação e de seus trabalhadores em Pernambuco.

2 comentários:

  1. Em nota recente o SINTEPE reafirma sua posição contrária ao projeto Travessia porém, as telessalas foram implantadas com todo o desmantelo em quase todas as unidades escolares.
    Sabe-se que no próximo ano os alunos irão para as telessalas automaticamente no ato da matrícula.
    Qual a posição do "nosso"sindicato e das demais entidades que dizem ser contra o projeto?
    Que medidas estão sendo tomadas a fim de barrar a proliferação das tele-aulas?

    ResponderExcluir
  2. Quem tem "uma direção sindical" como a nossa (SINTEPE) não precisa de INIMIGO; isto é que é um "contrasenso" HELENO.

    ResponderExcluir