sábado, 13 de outubro de 2007

Quem liga para as nossas condições de trabalho?


Vocês podem imaginar aulas de informática sem computadores? Tudo só na teoria e quadro branco? Podem acreditar há em Pernambuco. Sou professra de História, lotada na Metro sul e ministro aulas de Noções de Informática para três turmas do ensino médio, desde fevereiro deste ano, sem um computador para uso do aluno. A escola ofertou aulas de Informática sem ter um laboratório, imaginem a aprendizagem desses alunos que, parece, chegarão ao final do ano letivo sem aprenderem a ligar nem desligar um computador. Boa parte dos discentes desconhecem os rudimentos da informática. Muitas amigas de trabalho ainda utilizam o mimeógrafo (aquela coisa, instrumento, onde o professor escreve de próprio punho o texto em folha de extenso/ carbono depois prende, em uma prensa giratória umidecida com alcool, folha por folha de papel ofício visando copiar os textos para trabalho em sala de aula). Pois é, pelo bom andamento do trabalho nas escolas o professor age dentro e fora da sala de aula, tudo para o bom aprendizado do aluno. E o que o governo do estado faz, além de promessas e muita propaganda para melhorar a situação das escolas no Estado?

3 comentários:

  1. Informática sem computador: eis um símbolo irônico de nossa situação!

    ResponderExcluir
  2. Em algumas escolas (Camaragibe)sabemos que os computadores existem mas,ninguém os vê.Estão guardados em depósitos pois a estrutura para receber os mesmos,não foi montada.

    Em outra Unidade os computadores são utilizados por alguns coordenadores. Sabe qual a atividade pedágógica predileta? Ver SIRI. Não,não é aula de biologia. É a SIRI do Big Brother.

    ResponderExcluir
  3. A desculpa aqui também é essa. Existem dez computadores no depósito da escola, todavia não há a estrutura certa, adequada para instalá-los. Enquanto o governo não propiciar uma estrutura adequada centenas de alunos ficam sem acesso à informática na escola. Melhor seria a GRE Metro sul pensar antes de ofertar essas aulas de informática sem condições para oferecê-las aos alunos da rede estadual.

    ResponderExcluir