domingo, 21 de outubro de 2007

A Rede Globo nos livros didáticos


Agora que as Organizações Globo resolveram interferir no teor dos livros didáticos de História, convém fazer uma observação que pode nos dar algumas idéias sobre como a Rede Globo, “prima donna” do império construído por Roberto Marinho, é retratada em alguns livros. Os capítulos que abordam as malfadadas eleições de 1989 costumam fazer uma alusão à emissora de TV mais poderosa do país e não faltam referências ao fato de que o então candidato Fernando Collor foi promovido pela Globo e determinados livros (como os de Mario Schmidt, autor que virou saco-de-pancadas das Organizações Globo) lembram até mesmo o fato de que o debate promovido pela emissora entre os candidatos Collor e Lula sofreu uma edição manipulada para exibição no Jornal Nacional.
.
A imagem da Rede Globo não é tão boa quanto aquela que é exibida nas telas dos televisores, ou seja, a Rede Globo não figura bem nestes livros "subversivos" de História!
.
PS. Conferindo o material do Telecurso 2000, que a gloriosa Fundação Roberto Marinho edita e é utilizado em nossas telessalas, verifiquei que não é feita NENHUMA alusão à interferência da Rede Globo no processo eleitoral que promoveu Collor à Presidência da República. Eis aí uma constatação que não gera nenhuma surpresa!

2 comentários:

  1. No curso de licenciatura aprendemos que um dos objetivos da educação é formar cidadãos críticos e conscientes. Até quando esse blá-blá-blá que lemos na LDB ficará restrito às teses de universidades?

    ResponderExcluir
  2. A material do telecurso 2000 (o mesmo usado nas telessas do atual (des)governo de Pernambuco) não passa de lixo.

    ResponderExcluir