domingo, 11 de novembro de 2007

Educação Pública em debate

Recentemente os Democratas (DEM) promoveram uma palestra para tratar da educação pública em Pernambuco, dizem ser este o tema ou a bandeira para as próximas eleições. O palestrante convidado para o evento ( preside o Instituto de Co- Responsabilidade pela Educação ) é o engenheiro Marcos Magalhães. Isto mesmo, um engehneiro tratando da educação. No encontro, Mendonça Filho ( ex-governo e "preocupadíssimo" com os problemas educacionais) destaca os Centros de Ensino Experimental, (escolas em tempo integral) entre estes, o Ginásio Pernambucano segundo ele, uma experiência concreta.
O comentário exposto, apenas reforça a política educacional em Pernambuco e no país, são empresários do setor privado que responsabilizam-se pelas questões referentes à educação pública. É a proposta do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) que atrelado ao PAC ( Plano de Aceleração do Crescimento) vem sutilmente privatizando o setor público, é nessa onda de privatizações que entram a Fundação Roberto Marinho (com as telessalas), a Fundação Airton Senna e o Grupo Gerdau ( um dos maiores produtores de aço do mundo). Portanto, não é estranho que a cada avalição as escolas públicas apresentem índices cada vez mais baixos.
É lamentável o quadro educacional que presenciamos em nosso país e o que mais nos entristece e revolta é constatar a inércia dos nossos sindicatos que atrelados aos governos contribuem para a perpetuação do caos instalado na educação pública no Brasil.

3 comentários:

  1. O que esperar do futuro diante do quadro atual de nossa educação? Quando deixará de imperar o interesse próprio? o individualismo cretino que só serve para manter o atraso de nossa nação?Precisamos repensar muito nas próximas eleições, pois de esmola o nosso povo já está cheio, saturado! Precisamos, sim, de pessoas realmente comprometidas em mudar esse quadro caótico em todos os setores, a começar por nossa representação sindical, ineficiente e comprometida com o que não se sabe. Com a categoria é que não é!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito cinismo, cara-de-pau etc.....etc.......Parece que esse povo nunca foi GOVERNO.

    ResponderExcluir
  3. Na 'era jarbista" o lema era 'TODOS POR PERNAMBUCO".Agora,"PERNAMBUCO PARA TODOS. Alguma diferença?
    E TODOS(governos)LEVANDO PERNAMBUCO AOS CAOS.
    E ainda acreditam que isto é NOVO?
    NOVO PERNAMBUCO ?. rssss!!!

    ResponderExcluir