segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um Novo Ano

Ao final de cada ano, enchemo-nos de novas esperanças e acabamos por acreditar num mundo melhor.
Não foi assim em 2006 ? Não almejamos saúde, paz, emprego, felicidade, segurança... e tantas outras coisas consideradas básicas para garantir a nossa sobrevivência?
E 2007 o que nos proporcionou?
Vivemos um ano marcado por denúncias de mensalão, lavagem de dinheiro e todo o tipo de corrupção envolvendo o governo (petista) de Lula da Silva.
O Comando Vermelho chefiado por Beira-Mar (um dos maiores traficantes de droga e armas da América Latina), e o famoso PCC (Primeiro Comando da Capital) controlam o tráfico, rebeliões e sequestros mesmos com alguns líderes (caso Beira-Mar) dentro da penitenciária.
A violência contra as mulheres assume proporções alarmantes no país. Em Abaetetuba (Pará), elas são colocadas junto aos homens na cadeia.
Em Recife (PE) o Aníbal Bruno ganha da CPI do Sistema Carcerário, o título de pior presídio do país.
Crianças fora da sala de aula trabalham para contribuir com o sustento da família. A prostituição infantil no país chama a atenção de organizações internacionais.
No ranking mundial o Brasil é o 4º país em roubo de obras de Arte.
Na Avaliação Internacional de Alunos entre 57 países pesquisados, conquistamos o (péssimo) 52º lugar. O sistema educacional "público" está aos cuidados de empresas "privadas".
A crise na aviação faz atrasar e cancelar vôos, causando sérios transtornos à população. Nos hospitais públicos pacientes morrem à espera de socorro (faltam leitos, UTIs, médicos, medicamentos, equipamentos...), a degue, doença Tropical (de Terceiro Mundo) se alastra quase sem controle, no corrente ano 9.630 pessoas contraíram a doença em Pernambuco.
No mundo, 40 milhões de pessoas convivem com o vírus da Aids e no Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentam os maiores índices de óbitos por conta da doença.
A mídia anuncia constantemente produtos adulterados, soda cáustica e água oxigenada tem sido misturada ao leite-nosso-de cada-dia.
Reivindicações por melhores condições de trabalho e remunerações dígnas tem puxado várias categorias (professores, policiais, médicos e outras) para a greve.
Prédios afundam (Piedade/Recife), casebres construídos em cortes de barreiras desabam, favelas multiplicam-se.
Vítimas do trânsito, de assaltos, de sequestros estampam os jornais diariamente... o desmantelo não pára por aqui, se formos fazer um balanço aprofundado da desordem, passaríamos mais um ano escrevendo.
É esta a sociedade que queremos?
De que forma também contribuímos para a geração do caos ora instalado ?
Qual a força do nosso voto?
É momento de reflexão. Um NOVO Ano é possível.
Quando encaramos a luta de frente, estamos cobrando um mundo melhor, menos desigual com plena garantia de direitos à todos os cidadãos. A derrubada do sistema vigente (capitalista) só será possílvel com a conscientização e união das massas, as mudanças sócio-políticas virão como consequências dos embates travados entre o povo oprimido e o Estado opressor. Podemos construir a sociedade que desejamos.


"No novo tempo, apesar dos perigos
da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
pra sobreviver."
( Ivan Lins)
Um ótimo Natal e um NOVO Ano.




















Um comentário:

  1. Dificilmente o sistema capitalista irá ruir por completo, nem será derrubado. Todavia a necessidade de uma sociedade com menos desigualdades é urgentíssima no Brasil. Precisamos sim desenvolver uma postura de eleitores que cobram de seus representantes políticos uma postura digna e comprometida. Político comprometido com a sociedade não deve ser uma agulha no palheiro, uma exceção à regra. Por isso renovar é preciso. Não votar em quem não demostrou respeito pela sociedade. Tolerância zero para os envolvidos com algum tipo de escândalo e/ou corrupção. Para mudar nossos políticos precisamos primeiro mudar nosso modo de pensar e agir: cobrar é preciso, assim como fiscalizar também é necessário!!!

    ResponderExcluir