sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Lula admite regulamentar piso nacional da educação por MP, diz CNTE
Publicidade



LÍSIA GUSMÃO. Colaboração para a Folha Online, em Brasília

Em encontro reservado com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) no Palácio do Planalto nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se comprometido a enviar uma MP (medida provisória) para o Congresso Nacional caso não seja aprovado até maio o projeto de lei que fixa o piso salarial para os professores. Segundo a presidente da CNTE, Juçara Dutra Vieira, o presidente teria sido "incisivo" na possibilidade de apressar por meio de um MP a aprovação do piso salarial.

A proposta enviada pelo governo fixava o piso em R$ 850, mas foi elevada para R$ 950 durante as negociações entre trabalhadores da educação e os deputados. O valor deverá valer para professores do ensino médio com carga de trabalho de 40 horas semanais.
"O presidente já tinha autorizado o aumento do piso e foi incisivo na possibilidade de enviar uma MP se a votação ultrapassar maio, por causa das eleições municipais", disse Juçara.
Segundo ela, os trabalhadores farão uma manifestação em março para pressionar o Congresso a aprovar o piso salarial dos professores.

Cortes
A CNTE também pediu que os recursos da Educação sejam poupado dos cortes que serão feitos no Orçamento de 2008 para adequá-lo ao fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Contudo, o presidente já teria alertado que programas como Médico na Escola e Fonoaudiólogo na Escola não escapariam da tesoura.

2 comentários:

  1. Este piso está pisando em todos nós.

    ResponderExcluir
  2. A falta de interesse em educação é latente em todos os níveis governamentais, inclusive o federal, visto a aprovação e implantação desse piso( digo subsolo tal o poder de compra atual)se arrastar há anos. Não adianta o Lula vir com essa conversa de MP se não aprovarem até maio. Se ele realmente estivesse preocupado com os docentes e a situação da educação no Brasil já teria se articulado para tanto, inclusive aumentar esse valor que é indecente, ofensivo mesmo tal o estardalhaço que foi feito em torno dele, se esperava há anos muito mais que isso que estão oferendo e que ainda não é realidade. Quando eles ( situação e "oposição") querem realmente eles tornam realidade todavia nunca pensam além de seus interesses pessoais. Lula não me engana, quer votos para seu partido nas eleições municipais. Ele que nem conte com o meu!!!

    ResponderExcluir