sábado, 5 de janeiro de 2008

Mais (sempre mais) atropelos da Secretaria de Educação

A UPE (Universidade de Pernambuco), que faz parte da estrutura de nosso Executivo estadual, recentemente anunciou que realizará vestibular seriado, ou seja, aplicará seus testes de seleção ao longo dos 3 anos da formação do Ensino Médio, com avaliações realizadas em três fases - provas em cada série do ciclo. Além desta medida, a universidade está inovando ao incluir provas de Filosofia e Sociologia em seu programa. Os conteúdos para todas as provas em cada série também já foram definidos.
.
A Secretaria de Educação, que também faz parte da estrutura de nosso Executivo estadual, segue um caminho completamente diverso. Além de não ser inovadora em nada, quando opera alguma mudança, piora a situação! Em rota completamente distinta da UPE, promoveu uma modificação da matriz curricular que reduz a carga-horária das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. E além disso, confinou estas disciplinas em séries definidas: Filosofia será oferecida no 2º ano e Sociologia no 3º ano. Os alunos da rede estadual não estarão devidamente preparados para participar do vestibular seriado, pois estas disciplinas não serão oferecidas ao longo de todas as séies do Ensino Médio.
.
O sr. Danilo Cabral é Secretário da Educação e não entende de educação, o que é fato público e notório. Sua "equipe técnica", pelo menos, deveria entender do assunto, correto? Mas, diante de coisas deste tipo, o que deveríamos concluir?

Um comentário:

  1. O de sempre. Entra governo e sai governo é a mesma coisa. É MUITA MÁ FÉ.

    ResponderExcluir