quarta-feira, 2 de abril de 2008

Avaliação indefinida!

Já foi anunciado que o processo de avaliação a partir deste ano será realizado através de notas distribuídas em unidades, substituindo o sistema de conceitos empregado até o ano passado. A Secretaria de Educação também divulgou esta minuta (bastante mal redigida, por sinal) contendo os parâmetros e critérios do novo esquema de avaliação. Foi informado que a minuta em questão seria discutida pelos professores e, enfim, definida – após a coleta das propostas – o efetivo parâmetro de avaliações.
.
Ocorre, contudo, que as atividades letivas estão sendo realizadas sem que tenhamos ainda uma definição sobre as avaliações. O tempo está passando e as indefinições estão nos atrapalhando a cada dia. A tecnocracia da Secretaria de Educação, para variar, está prejudicando o trabalho dos verdadeiros educadores que, mais uma vez, seguem improvisando para cumprir adequadamente suas atribuições. Não bastassem as invenções de nossos iluminados “técnicos”, que introduziram nos currículos escolares disciplinas outrora trabalhadas como “temas transversais” (e agora lecionadas por professores sem habilitação específica nem treinamento para ensiná-las), temos que viver reféns das medidas descabidas adotadas de forma amadora em plena vigência das atividades letivas.
.
Vale ressaltar ainda outro aspecto que os tecnocratas talvez não tenham percebido (ou, se perceberam, não se importaram): as capas dos diários de classe mudaram, mas os seus conteúdos permanecem os mesmos, isto é, permanece a mesmíssima diagramação e os campos para preenchimento que atendiam ao sistema de avaliação por indicadores através de conceitos continuam por lá. Vamos improvisar também o preenchimento dos diários de classe?
.
PS.
Em cada diário de classe havia uma folha avulsa contendo uma “mensagem” do secretário de educação. Considerando a imensa quantidade de diários de classe, quanto papel e quantos reais ($$$$$) foram gastos para que pudéssemos receber várias cópias do mesmo texto vazio de nosso secretário? Como tenho 14 turmas, recebi 14 cópias da tal mensagem e isto é um verdadeiro desperdício, concordam?

3 comentários:

  1. Eles só não têm coragem de "desperdiçar" aumentando os "salários" dos professores...

    ResponderExcluir
  2. Eu estou registrando as notas em folhas avulsas. Isso é uma palhaçada isso! Sem falar nessa "Carta aos Professores".... Desnecessária!

    ResponderExcluir
  3. [b]Trabalho há dez anos na rede pública estadual e nunca vi uma ZONA tão grande quanto essa que vivemos agora. Dois Meses de aulas e nada definido: nem caderneta, nem critério de avaliação (notas ou conceitos ???), nem as famosas matrizes curriculares, nem aumento salarial para 2008, enfim estamos feitos b.... na água, boiando, litaralmente!!! Juro que se soubesse que DUDU ia avacalhar a educação como vem fazendo, tinha mudado meu voto. Sinceramente, esse ano de 2008 está prometendo e só Deus sabe no que vai dar essas mudanças malucas da turma de DADA (nosso amigo Danilo).

    ResponderExcluir