domingo, 23 de novembro de 2008

DEZ PERGUNTAS PROVOCANTES

por José Ricardo de Souza*

1. Afinal, qual é a média para a aprovação na rede pública ? (A instrução normativa 04/2008 diz que é 6,0 – seis – mas o Informativo da SEDUC de agosto diz que é 5,0 – cinco)

2. Por falar em Informativo, quanto custa para os cofres públicos a produção e o envio mensal desses folhetos que mais parecem propaganda política de Danilo Cabral e Eduardo Campos ? (papel couche de qualidade, diagramação impecável, tudo bem bonitinho para enganar os mais incautos)

3. Por que a SEDUC não faz concurso exclusivo para docentes de Filosofia e Sociologia ? (O governo do Estado da Paraíba já deu o exemplo e anunciou esse concurso esta semana)

4. Quem é que de fato vai ser o grande beneficiado com os computadores portáteis ? Os professores ou o lobby que o governo está armando para que o professor só possa adquirir o computador diretamente do site da SEDUC ?

5. Por falar em computador, por que em todos os laboratórios de informática da rede estudual só tem computador com LINUX ? (se a maioria dos softwares educativos rodam em Windows ?)
6. Em 2009 vai ter ou não eleição direta para gestor escolar ?

7. Quando o Governo de Pernambuco vai de fato pagar o piso nacional para professor ? (por enquanto só tem enrolação)

8. Por que não matricular os novos alunos também diretamente na escola de preferência deles em vez de ter que fazer pré-matrícula pela Internet ? (sabendo-se que a maioria da população brasileira não tem acesso à internet)

9. Quais serão os critérios para o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) ? (Aprovação em massa, massificada, massificante, será um deles ? Se for vai ter muito professor trocando 1,2,3 por 6,7,8 no Diário de Classe...)


10. Como é que uma classe de educadores, pessoas formadoras de opinião, com curso superior, enfim supostamente preparadas para o exercício da política, reelegem uma diretoria de sindicato que é atrelada ao poder patronal, que tem sido omissa em relação aos problemas da categoria, que não luta, enfim que não representa os professores e educadores do Estado ?

* O autor é historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.

PS.: quando é que o SINTEPE vai marcar Assembléia da categoria ? Será que se esqueceram disto também foi ?



Um comentário:

  1. Paulo, perguntas é o que não faltam, respostas, estas ficarão sempre em aberto.
    Que medidas estão sendo tomadas pelo Sintepe em relação a proliferação dos "Centros" (de exclusão) e das Teletravessias de Roberto Globo Marinho?

    ResponderExcluir