segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Eleição

Com 5.898 votos contra 2.177, a Chapa governista venceu à eleição sindical.
Na prática isto significa dizer que, passaremos mais alguns anos, suportando o arrocho implantado pela Secretaria de Educação. Apostou-se na perpetuação do caos educacional.
No período da eleição (18 e 19 de nov.) conhecí escolas que deixaram-me horrorizada. Uma, em Camaragibe/Vale das Pedreiras funciona numa igreja inacabada, as paredes das salas de aulas são divididas por pedaços de madeirite, sem janelas, o calor no recinto do cubículo é insuportável, o corredor de tão estreito permite a passagem de uma única pessoa, o acesso às salas do térreo é feito pelo lado de fora. A secretaria improvisada, mal cabe uma cadeira e um birô que fica logo na entrada do prédio situado em área de dificílimo acesso.
Saí dali imaginando o nível de estresse dos professores(as) e demais funcionários. Como trabalhar com qualidade num ambiente daqueles? Porém, diante desse quadro degradador, ouvi queixa apenas de uma funcionária, o restante parece concordar com os desmandos da SEE/PE.
Ora, se o Governo resolve fazer reformas atropeladas no meio do ano, o procedimento correto seria arranjar um local dígno que garantisse o bem estar de professsores, alunos e demais funcionários. Porque aceitar tal situação? Ai está a questão, caso a clientela diga não, corre-se o risco de perder o recesso e até mesmo as férias de janeiro. É aquela velha história, se correr o bicho pega se ficar...
O problema exposto não é caso isolado, eu por exemplo, trabalho em uma, que parece uma estufa ( e já passou por reformas) a outra, é um galpão de uma fábrica remodelado em escola. Fui ao GP da rua do Hospício (o periférico, o outro, da Aurora é "Centro"), um desmatelo total.
Por que o Sintepe não faz um diagnóstico da situação das escolas da rede e denuncia na mídia como fez quando alardeou o PISO ?
Lembrei agora das palavras do presidente do Sintepe: " Precisamos ter cautela, o governo é aprovado pelo povo, e somos vistos com profissionais que não gostam de trabalhar".
Ganharemos computadores, bons ganchos de propaganda para o governo e pro Sintepe, enquanto permaneceremos vigiados, cobrados, ameaçados, explorados, assediados moralmente
dentro das nossas desconfortáveis unidades de trabalho.
Nós, que fazemos parte do grupo de Oposição, continuaremos, exergando, denunciando, desmascarando e apontando alternativas para melhorias da base da categoria. Não temos medo de enfrentamento com o governo. A eleição é fato passado, mas a LUTA, esta, é permanente.
Aproveitamos para agradecer sinceramente à todos que creditaram-nos o voto, isto é prova clara que desejam e acreditam na mudança. Não importa se somos minoria, importa que, não nos acovardamos, não somos omissos, não aceitamos a mera condição de paus mandados de Eduardo Campos.
Ao professor Paulo Alexandre (criador) e A professora Arlene Gomes (idealizadora do Alternativa) nossa eterna gratidão, o blog, levou-nos à caminhos onde nossas curtas pernas não conseguiram chegar.
À todos os companheiros, um forte abraço:
Oposição/ Resistência e Luta.

Um comentário:

  1. A guerra não foi ganha. Esta eleição foi apenas mais uma batalha e diante do número reduzido de eleitorado uma pequena fração dos mais de trinta mil servidores ativos e aposentados. É preciso estar agora bem mais atento em cada assembléia, exigir mais e mais, pois pagamos muito caro e o mínimo é uma defesa contra os sucessivos ataques à nossa categoria. Devemos sim exigir ações, usarmos nosso voto para pleitearmos conquistas. Pois a guerra agora é de trincheira e eles sabem que há um grande número de professores que estão atentos e prontos à luta!!!

    ResponderExcluir