terça-feira, 25 de novembro de 2008

SINTEPE MAIS COMBATIVO APÓS ELEIÇÃO


Após receber muitas acusações de que é um sindicato que não defende os professores e de que está ao lado do governo e não da categoria que o elegeu, o Sintepe resolveu agir no sentido de mudar sua imagem!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uma Imprensa Comprada pelo Governo

Neste último sábado, algum servidor público desavisado poderia dar pulos de alegria com as manchetes dos principais jornais do Recife.Em todos eles se elogiava o pacote do governo no que diz respeito aos servidores públicos: os lap-tops, a reestruturação do plano de cargos e carreira e o famoso bônus para os professores eram tratados com uma euforia que contagiava!Os jornais de Pernambuco recebem grandes somas de dinheiro através das propagandas publicadas pelo governo do estado em suas páginas. Esse "dinheiro oficial" é tão importante que a Folha de Pernambuco no início de 2007 aguardava ansiosamente que o governo do PSB concluísse a licitação da empresa de publicidade responsável pela propaganda institucional.A direção do desprezível periódico chegou a culpar a falta deste dinheiro para justificar o atraso de salários imposto aos seus funcionários.Dependência financeira gera conivência política. Por isso é que todos os meses os jornais de PE anunciam a tabela de pagamento (já divulgada desde julho) como se fosse novidade... como se fosse um presente do governo o pagamento de salários!

por: resistenciaeluta.blogspot.com

A Eleição

Com 5.898 votos contra 2.177, a Chapa governista venceu à eleição sindical.
Na prática isto significa dizer que, passaremos mais alguns anos, suportando o arrocho implantado pela Secretaria de Educação. Apostou-se na perpetuação do caos educacional.
No período da eleição (18 e 19 de nov.) conhecí escolas que deixaram-me horrorizada. Uma, em Camaragibe/Vale das Pedreiras funciona numa igreja inacabada, as paredes das salas de aulas são divididas por pedaços de madeirite, sem janelas, o calor no recinto do cubículo é insuportável, o corredor de tão estreito permite a passagem de uma única pessoa, o acesso às salas do térreo é feito pelo lado de fora. A secretaria improvisada, mal cabe uma cadeira e um birô que fica logo na entrada do prédio situado em área de dificílimo acesso.
Saí dali imaginando o nível de estresse dos professores(as) e demais funcionários. Como trabalhar com qualidade num ambiente daqueles? Porém, diante desse quadro degradador, ouvi queixa apenas de uma funcionária, o restante parece concordar com os desmandos da SEE/PE.
Ora, se o Governo resolve fazer reformas atropeladas no meio do ano, o procedimento correto seria arranjar um local dígno que garantisse o bem estar de professsores, alunos e demais funcionários. Porque aceitar tal situação? Ai está a questão, caso a clientela diga não, corre-se o risco de perder o recesso e até mesmo as férias de janeiro. É aquela velha história, se correr o bicho pega se ficar...
O problema exposto não é caso isolado, eu por exemplo, trabalho em uma, que parece uma estufa ( e já passou por reformas) a outra, é um galpão de uma fábrica remodelado em escola. Fui ao GP da rua do Hospício (o periférico, o outro, da Aurora é "Centro"), um desmatelo total.
Por que o Sintepe não faz um diagnóstico da situação das escolas da rede e denuncia na mídia como fez quando alardeou o PISO ?
Lembrei agora das palavras do presidente do Sintepe: " Precisamos ter cautela, o governo é aprovado pelo povo, e somos vistos com profissionais que não gostam de trabalhar".
Ganharemos computadores, bons ganchos de propaganda para o governo e pro Sintepe, enquanto permaneceremos vigiados, cobrados, ameaçados, explorados, assediados moralmente
dentro das nossas desconfortáveis unidades de trabalho.
Nós, que fazemos parte do grupo de Oposição, continuaremos, exergando, denunciando, desmascarando e apontando alternativas para melhorias da base da categoria. Não temos medo de enfrentamento com o governo. A eleição é fato passado, mas a LUTA, esta, é permanente.
Aproveitamos para agradecer sinceramente à todos que creditaram-nos o voto, isto é prova clara que desejam e acreditam na mudança. Não importa se somos minoria, importa que, não nos acovardamos, não somos omissos, não aceitamos a mera condição de paus mandados de Eduardo Campos.
Ao professor Paulo Alexandre (criador) e A professora Arlene Gomes (idealizadora do Alternativa) nossa eterna gratidão, o blog, levou-nos à caminhos onde nossas curtas pernas não conseguiram chegar.
À todos os companheiros, um forte abraço:
Oposição/ Resistência e Luta.

domingo, 23 de novembro de 2008

DEZ PERGUNTAS PROVOCANTES

por José Ricardo de Souza*

1. Afinal, qual é a média para a aprovação na rede pública ? (A instrução normativa 04/2008 diz que é 6,0 – seis – mas o Informativo da SEDUC de agosto diz que é 5,0 – cinco)

2. Por falar em Informativo, quanto custa para os cofres públicos a produção e o envio mensal desses folhetos que mais parecem propaganda política de Danilo Cabral e Eduardo Campos ? (papel couche de qualidade, diagramação impecável, tudo bem bonitinho para enganar os mais incautos)

3. Por que a SEDUC não faz concurso exclusivo para docentes de Filosofia e Sociologia ? (O governo do Estado da Paraíba já deu o exemplo e anunciou esse concurso esta semana)

4. Quem é que de fato vai ser o grande beneficiado com os computadores portáteis ? Os professores ou o lobby que o governo está armando para que o professor só possa adquirir o computador diretamente do site da SEDUC ?

5. Por falar em computador, por que em todos os laboratórios de informática da rede estudual só tem computador com LINUX ? (se a maioria dos softwares educativos rodam em Windows ?)
6. Em 2009 vai ter ou não eleição direta para gestor escolar ?

7. Quando o Governo de Pernambuco vai de fato pagar o piso nacional para professor ? (por enquanto só tem enrolação)

8. Por que não matricular os novos alunos também diretamente na escola de preferência deles em vez de ter que fazer pré-matrícula pela Internet ? (sabendo-se que a maioria da população brasileira não tem acesso à internet)

9. Quais serão os critérios para o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) ? (Aprovação em massa, massificada, massificante, será um deles ? Se for vai ter muito professor trocando 1,2,3 por 6,7,8 no Diário de Classe...)


10. Como é que uma classe de educadores, pessoas formadoras de opinião, com curso superior, enfim supostamente preparadas para o exercício da política, reelegem uma diretoria de sindicato que é atrelada ao poder patronal, que tem sido omissa em relação aos problemas da categoria, que não luta, enfim que não representa os professores e educadores do Estado ?

* O autor é historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.

PS.: quando é que o SINTEPE vai marcar Assembléia da categoria ? Será que se esqueceram disto também foi ?



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O FIM

A vitória que se configura da Chapa 1 não é novidade nenhuma, embora a crença na derrota da dinastia do Sintepe fosse uma esperança acalentada.
.
Reconhecer a derrota é algo grande. A Chapa 1 venceu, mas a categoria não ganhou, optou por continuar enganada. A democracia também permite andar para trás ou não sair do lugar, não é exigido seguir em frente sem vontade para tal. A categoria fez sua escolha. 
.
Resta esperar que a aposta na mesmice resulte am algo diferente, mas sem alimentar ilusões, pois perdemos o direito de agir com ingenuidade
.
Eu, como sou um cético, não creio na nova (apesar de antiga) direção sindical eleita. A futura (apesar de ultrapassada) direção do Sintepe é a mesma de sempre (ainda que alguns poucos nomes mudem), pois representa a mesma coisa, o mesmo modelo de atuação e continua governista (como agora é costume).
.
Parabéns aos companheiros da Chapa 2 e a seus eleitores pela coragem.
.
Parabéns à Chapa 1 pela continuidade.
.
Este blog continuará no ar como resquício atrevido. Não farei atualização, pois é tônica de nossa corporação o apelo à estagnação. O blog poderá minguar. Mas a categoria já está habituada à míngua, seu habitat cada vez mais natural.
.

.





Notícias da Eleição

CAMARAGIBE-Teve escola em que o representante da chapa 1 quis fazer comício... subiu em um banco e discursou sob vaias e gritos dos professores! depois todos votaram maciçamente na CHAPA 2.

BOM JARDIM-O pessoal da Regional Limoeiro do SINTEPE deu um show de truculência ao impedir que dezenas de professores votassem pela manhã de hoje em Bom Jardim, pois passaram menos de 5 minutos em cada escola (!) e não ouviram as advertências dos representantes da CHAPA 2 ... coisa de desesperados!

GERCINO DE PONTES (IMBIRIBEIRA)-O mesário da chapa 1 queria fechar a urna duas horas antes do tempo previsto (!!!) e foi prontamente impedido em nome do respeito ao regimento eleitoral do SINTEPE que reza que as urnas devem estar abertas até as 20h

CABO-No Cabo houve algum voto para a chapa de Eduardo Campos?

OLINDA -A fiscal da chapa 1 estava gritando na mesa apuradora,pegando na cédula no momento em que os professores iam votar, falando mentiras... depois de ter suas bobagens registradas em ata e ser ameaçada de destituição da função ficou caladinha,caladinha...

IGARASSU-Ana Lins (nossa candidata a secretaria geral) chegou na escola e foi recebida pelos professores: - Pra quê veio? não sabe que aqui todo mundo já vota contra Eduardo? Aqui todo mundo é 2!

SEDE DO SINTEPE- RECIFE Chama atenção um grupo de aproximadamente 7 adolescentes com camisas da CHAPA DE EDUARDO. Passam o dia em frente ao sindicato conversando,comendo, batendo papo...ganha um doce quem descobrir a função dos mesmos!

CARUARU A nossa mesária em uma das urnas ficou impressionada com a revolta dos professores contra a chapa de Eduardo.

ABREU e LIMA- Locais em que o voto era certo para a Chapa 2, não se garantiu a passagem das urnas nos três turnos. Professores "nossos" do turno da noite ficaram sem votar. ( resistenciaeluta.blogspot.com )

sábado, 15 de novembro de 2008

CHAPA 2 - Resistência e Luta


Resistência e Luta
resistência é luta
resistência na luta
resistência para mudar
resistência para denunciar
resistência para vencer!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Eleições para direção do SINTEPE - Locais de votação

Clique AQUI  e saiba onde votar ou quando a urna volante estará em sua escola.

As eleições ocorrerão nos dias 18 e 19 deste mês e não esqueça de ter em mãos o seu último contra-cheque para poder votar!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Reunião e a Visita do Sintepe

Reunião da Oposição
A Oposição Chapa 2/ Resistência e Luta, reúne-se sábado (15 nov.) às 15 horas na Sede do Simpere.
Contamos com todos que compõem a chapa e demais companheiros que estão na luta e querem
um sindicato livre de verdade, que não tenha medo de contestar Eduardo Campos.

Visita do Sintepe
Visitada pelo Sintepe na escola que trabalho, questionei o presidente desta instituição, acerca do monitoramento ou mehor da vigilância exercida pela SEE sobre os trabalhadores em educação. Perguntei por que o Sintepe não utiliza a mídia para denunciar tal fato.
Para minha surpresa, ouvi ( eu e demais companheiros presentes na sala dos professores) do Sr. presidente que, deveríamos ter muita cautela nessa questão, pois" para a população somos vistos como profissionais que não gostam de trabalhar" dessa forma, divulgar na mídia as medidas do governo poderá ser algo perigoso, além disso, este, segundo as estatísticas tem aprovação do povo, uma vez que, a educaçao foi citado em pesquisa como um dos setores que mais recebe atenção do governo.
Pasmei!
Até porque quem ler o Boletim nº 02 abril/2008 do Sintepe, vai encontar na pauta de reivindicação (II Eixo Educacional, ítem 7) a seguinte expressão: RETIRADA DOS NOMES DOS PROFESSORES (as) E HORÁRIOS DE AULAS DIVULGADOS ATRAVÉS DA INTERNET.
O governo amplia o ataque aos trabalhadores em educação, além da vigilância "on line" contrata técnicos para atuar como fiscais dentro das unidades de ensino. E o sindicato que se dizia contrário à uma série de arbitrariedades praticadas pelo "pseudo socialista" Eduardo Campos, não atua no sentido de defender a classe dos trabalhadores.
Cadê a luta contra a proliferação das telessalas de Roberto Marinho? E os Centros de Referências (ou melhor, de exclusão) ? E o que dizer das Fundações de Direito Privado aprovada em Assembléia pelos Deputados(as) traídores (as), entre eles(as), Tereza Leitão, alardeada ( mesmo ausente) após debate do dia 11 de novembro pela tropa do Sintepe. E a questão do Sassepe? E o sucateamnete das escolas públicas? Visitei algumas, que nem merecem ser chamadas de escolas.
O Sintepe omite-se e transfere culpas e responsabilidades para a base, dizem que precisamos fortalecer os conselhos, envolver a comunidade nas escolas, levar as discussões para o local de trabalho, enfim, recomenda-nos o que, para nós é rotineiro, como se apenas tais medidas resolvessem o leque de problemas existentes na educação.
Assim companheiros, leiam, avaliem as propostas das duas chapas e tirem as devidas conclusões.
Ah! quanto ao jornalzinho do SINTEPE/CNTE/CUT, no qual aparecem as duas chapas ( a da Situação e a Oposição) certamente o teremos em mãos após as eleições.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Leia a Lei do Piso Nacional



Presidência da RepúblicaCasa CivilSubchefia para Assuntos JurídicosLEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.Mensagem de vetoRegulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1o Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.§ 1o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.§ 2o Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.§ 3o Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.§ 5o As disposições relativas ao piso salarial de que trata esta Lei serão aplicadas a todas as aposentadorias e pensões dos profissionais do magistério público da educação básica alcançadas pelo art. 7o da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, e pela Emenda Constitucional no 47, de 5 de julho de 2005.Art. 3o O valor de que trata o art. 2o desta Lei passará a vigorar a partir de 1o de janeiro de 2008, e sua integralização, como vencimento inicial das Carreiras dos profissionais da educação básica pública, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:I – (VETADO);II – a partir de 1o de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, e o vencimento inicial da Carreira vigente;III – a integralização do valor de que trata o art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, dar-se-á a partir de 1o de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.§ 1o A integralização de que trata o caput deste artigo poderá ser antecipada a qualquer tempo pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.§ 2o Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional nacional compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2o desta Lei, sendo resguardadas as vantagens daqueles que percebam valores acima do referido nesta Lei.Art. 4o A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.§ 1o O ente federativo deverá justificar sua necessidade e incapacidade, enviando ao Ministério da Educação solicitação fundamentada, acompanhada de planilha de custos comprovando a necessidade da complementação de que trata o caput deste artigo.§ 2o A União será responsável por cooperar tecnicamente com o ente federativo que não conseguir assegurar o pagamento do piso, de forma a assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos.Art. 5o O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.Art. 6o A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.Art. 7o (VETADO)Art. 8o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Brasília, 16 de julho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Postado por Chapa de oposição no SINTEPE às 05:55

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A direção do Sintepe está mentindo


Imaginem que na coluna de domingo (02/10/2008) a coluna do SINTEPE teve a seguinte manchete: "APOSENTADORIA ESPECIAL É GARANTIDA PELO STF"A verdade é que a aposentadoria especial não está garantida já que para requerer aposentadoria:
1 - Professora em regência, diretora de escola, diretora adjunta, coordenação de secretaria, biblioteca, central de tecnologia precisam ter 25 anos de contribuição e 50 anos de idade.
2 - Professor em regência ou nos demais casos acima mencionados precisa ter 30 de contribuição e 55 anos de idade.A matéria da coluna é propaganda enganosa e propaganda enganosa quem faz é a burguesia. Parece que a direção do SINTEPE aprendeu a lição , de tanto defender Eduardo Campos.
Postado por Chapa de oposição no SINTEPE
às 14:37 0 comentários Links para esta postagem
Domingo, 2 de Novembro

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DEBATE na FAFIRE

Dia 11 de novembro às 14 horas na FAFIRE, debate entre as chapas que concorrem à eleição sindical.
É um momento para conhecer e avaliar as propostas apresentadas pelo Sintepe e pela Chapa de Oposição(2) Resistência e Luta. A presença de cada companheiro de luta é importante, portanto, não deixem de comparecer.

domingo, 2 de novembro de 2008

Reunião Oposição

A Oposição Resistência e Luta reúne-se 5ª feira (06/nov.) às 18 horas na Sede do Simpere (avaliação das atividades desenvolvidas durante a semana / reunião com os mesários).
Sábado (08/ nov.) 15 horas Simpere
Contamos com a participação de todos que compõem a Chapa 2 e demais companheiros que apoiam a Oposição.
Nosso material de divulgação encontra-se na Sede do Simpere.
A camiseta da Chapa 2 , custa R$ 10.00 (está linda!) .

Em campanha

Notinha no Jornal do Commercio de hoje ressaltava que o PSB está mobilizado para ampliar seu espaço parlamantar e o destaque da notícia era exatamente o secretário de educação (e já candidato à Câmara do Deputados!) Danilo Cabral. Segundo a nota, o secretário anda trabalhando por sua ida para Brasília.
.
O velho trampolim jamais descansa!

O LADO DE LÁ

Jurandir Liberal,Vicente André Gomes e Josenildo Sinésio
VEREADORES ENVOLVIDOS NO ESCÂNDALO DAS NOTAS FRIAS DA CÂMARA DO RECIFE
Tereza Leitão, Sérgio Leite e Luciano Moura
VOTARAM A FAVOR DO PROJETO DAS FUNDAÇÕES E DO AUMENTO DO VALOR DO DESCONTO DO SASSEPE
André Campos FOI DO PSDB DE FHC E SE ALIOU A DIREITA EM JABOATÃO
Renildo Calheiros e Fernando Ferro
VOTARAM A FAVOR DA PERDA DE DIREITOS TRABALHISTAS
NA CARTA PROGRAMA DA CHAPA 1 ESSES SENHORES SÃO COLOCADOS COMO APOIADORES DESTA CHAPA.
E VOCÊ? APOIA AS NOTAS FRIAS?
APOIA AS FUNDAÇÕES QUE VÃO PRIVATIZAR A EDUCAÇÃO E A SAÚDE?
APOIA A PERDA DE NOSSOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS?
PENSE BEM...
VOTE CHAPA 2

( Postado por: resistenciaeluta.blogspot.com )