sábado, 21 de março de 2009

O delegado, Protógenes da PF, reclama com ou sem razão?

Protógenes reclama dos brasileiros para Obama
Por Maurício Cardoso
Em português, inglês e francês, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz escreveu carta ao “estimado presidente Barack Obama", denunciando “esquemas de corrupção que ameaçam a soberania de nosso país” e confessando que “precisamos do seu apoio”.
Além de falar de seus próprios esforços e da Operação Satiagraha da Polícia Federal na luta contra a corrupção, Protógenes acusa o “envolvimento dos três poderes da República em esquemas de corrupção”. “Isso se tornou público a partir da apreensão e condenação do banqueiro-bandido Daniel Dantas, o agente financeiro de inúmeras fraudes e atos criminosos realizados nos últimos 15 anos em conjunto com os mais altos representantes públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário do Brasil”, diz o delegado em seu linguajar peculiar.
Protógenes revela ao presidente americano, sem maior cerimônia, que “não é apenas o judiciário que está no payroll do banqueiro-bandido Daniel Dantas. O próprio presidente da república, o Lula, acaba de colocar los amigos para assumir controle do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin)".
O delegado reclama do Decreto da Presidência que alterou a formação da cúpula do Sisbin e aproveita para acusar os novos integrantes do comando, segundo ele, “seis indivíduos amigos de Lula, todos com um passado ético extremamente questionável”.
A carta termina com um pedido: “Então, contamos com a sua vigilância e o seu apoio para que os processos de avaliação e divulgação dos dados contidos nos 12 discos rígidos em poder da CIA não sejam obstruídos”. Ele se refere aos discos rígidos do Banco Opportunity que foram apreendidos pela Polícia Federal e enviados aos Estados Unidos para serem decodificados.
Para alívio dos leitores e de Barack Obama, Protógenes termina sem pedir a intervenção militar das forças americanas no país da corrupção.
Fonte:Consultor Jurídico(www.conjur.com.br)

2 comentários:

  1. A meu ver o pedido do delegado Protógenes, foi um desabafo diante da falência, que o próprio delegado denuncia, de instituições pilares de nossa sociedade como o legislativo e o judiciário. Diante do alto índice de impunidade relacionados a alguns membros destas instituições fica compreensível tal atitude deste delegado. Parece até que neste País cobrar conduta reta e punir quem não cumpre a lei é o não comum. Muitas vezes pode valer em benefício da sociedade a máxima: "os fins justificam os meios". Todavia pedir socorro logo ao EUA que durante muito tempo achou que a América Latina era seu quintal, é um pouquinho demais. Deveria sim ter se remetido ao povo brasileiro que parece até o momento não ter notado a importancia do que se está sendo discutido e modificado. E este mesmo povo, sociedade civil, deveria sim, exigir conduta mais reta no que se refere ao bem(material e moral) de nossa sociedade. É uma pena termos chegado a este ponto. Mas nunca é tarde para acordar e começar de novo. Nós brasileiros temos esta peculiaridade em nossa história, temos o talento nato de sempre acreditar que "amanhã vai ser outro dia"(obrigada pelas palavras Chico)Ainda temos um longo caminho a percorrer, como por exemplo, no tocante a vigilancia de nossas instituições. Elas estão aí para nos servir e não nós a seu dispor, como bonecos fatonches.Ainda há muito teatro, CPI para lá e para cá lá em Brasília. Este espetáculo de mau gosto nós já vimos e a meu ver não podemos deixar colar para garantir as próximas eleições de gente sem moral, sem escrúpulo, aproveitadores profissionais, "malandros federais de gravata e capital que nunca se dão mal"(obrigada mais uma vez pelas palavras Chico).

    ResponderExcluir
  2. Triste é constatar que, a maioria do povo brasileiro, parece alheia aos escândalos que envolvem o governo federal. Ludibriados por medidas assistencialistas,estes, aceitam os roubos e as falcatruas que permeiam a política nacional com tamanha naturalidade.

    ResponderExcluir