quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Governo vai bancar formação de quem quiser ser professor

Para impulsionar a formação de professor e estimular que jovens talentos ingressem na carreira, o governo estabeleceu uma série de medidas que vão custear a formação desses profissionais.
.
“Quem quiser ser professor não vai pagar a sua formação” disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
.
Segundo Haddad, o jovem interessado pode procurar o curso de uma universidade pública ou de uma instituição particular com financiamento.
.
Projeto de lei enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional prevê que estudantes de pedagogia possam pagar com trabalho o empréstimo obtido por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
.
“Se ele for atuar em escola pública não terá que retornar ao fundo o que recebeu para pagar sua mensalidade. Se o jovem tiver boa nota no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e quiser trabalhar na rede pública, não terá que pagar por isso”, explicou.
.
A ideia é que o estudante possa financiar 100% dos custos com atividade profissional. Para cada mês de trabalho, 1% da dívida consolidada será abatido.
.
A medida também será estendida aos estudantes de medicina. Após a formatura, o profissional terá que trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) em regiões onde há carência de médicos.
.
Da Agência Brasil

9 comentários:

  1. Essa generosidade toda é porque quase não há procura para cursos de magistério. Afinal, quem é que quer ser professor em um país onde a sociedade e os patrões não respeitam esse profissional? Quem quer investir em uma profissão que não oferece boas expectativas? O péssimo tratamento que nossa classe vem recebendo tem afugentado muitos vocacionados.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cretinice do governo federal em ofertar esse tipo de incentivo. Deveria, sim, começar remunerando melhor os docentes que estão em exercício e os já aposentados. Isso sim atrairia os jovens à carreira docente. Boa remuneração e estrutura digna de trabalho, perspectiva de futuro na carreira, são aspectos atraentes para aqueles que buscam escolher uma profissão a seguir.

    Não preciso dizer que nos falta tudo isso e mais um pouco, como o respeito ao profissional, bem como a pessoa humana.

    Caros jovens, se não tiveres tendências masoquistas, não optem por lecionar. Esta carreira não o levará a nada!!! Tentem a política.

    Sendo gestor público do executivo, senador, deputado entre outras funções, terias imunidade em tudo, privilégios inimagináveis, respeito na mídia, o que falares seria aceito como verdade inquestionável, serias um deus intocável que pode dar emprego público aos parentes e amigos. Não deveis se preocupar em ser de esquerda, nem de direita, no Brasil não faz diferença alguma, são todos irmãos siameses, um não vive sem o apoio do outro.

    Existe mais uma vantagem, terias menos um trabalho a fazer o de optar por uma ideologia política. Esta no Brasil está morta. O que existe é o eterno se dar bem dos políticos. Não se preocupe com "Conselho de ética" esse só serve de enfeite para ostentar um falso verniz de civilização na selva que é Brasília. Jamais atinge ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Porque há necessidade de incentivos para formação de profissionais na educação?
    Está faltando professores no mercado?
    Conheço concursados que acabaram "entregando seus postos". Sonhavam com concurso público mas,a realidade de uma sala de aula em conjunto com as baixas remunerações, empurou-os para outros caminhos...

    ResponderExcluir
  5. O governo Federal tinha que se envergonhar em fazer uma proposta dessas para os jovens. Só que os jovens nao sao como os jovens de ontém,as oportunidades agora para escolher uma profissão sao enormes e tenho certeza que essa propaganda do governo nao irá atingir seus objetivos. O que os governos tem que ter é vergonha na cara, estao fazendo essa politica toda por que estao percebendo que o apagão da Educaçao já está chegando e eles nao sabem o que fazer para arrumar professores que se submetem a receber os salarios que hoje é pago para profissionais que dedicam a vida em salas de aulas sem nenhuma estrutura e sem condições de trabalho. Acredito que 90% dos professores que estao hoje na escola publica sairiam hoje da educaçao e procurariam outras condiçoes de trabalho, que nao admiti isso é porque é gosta de sofrer e questão de gosto nao se discuti !!!

    ResponderExcluir
  6. É muita hipocrisia do governo. O que ele esquece de deixar claro é o salário miserável e as pécimas condições de trabalho. Além é claro, das ameaças ditatorias para áqueles que ousarem discordar do sistema....

    ResponderExcluir
  7. Meus caros amigos, no site Carta Maior, vcs podem ler na íntegra esse e outros artigos e ensaios. Vale a pena conferir. A tucanagem prepara chumbo grosso contra o povo brasileiro.

    Empresa dos EUA vai trabalhar para tucanos na CPI da Petrobras

    O site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, publicou e-mail de uma fonte ligada à indústria do petróleo falando sobre a iniciativa de tucanos de contratar uma empresa norte-americana para assessorar o PSDB na CPI da Petrobrás. O e-mail afirma:

    “O senador Álvaro Dias declarou que o partido está em negociação com uma empresa de Houston, nos Estados Unidos, para auxiliar seu trabalho na CPI da Petrobras. E diz mais: “Foi a única empresa até agora que topou nos ajudar porque não é daqui e deve trabalhar para as concorrentes da Petrobrás. Na próxima semana devemos ter muito mais munição”.

    As motivações do PSDB aos poucos vão ficando claras, comenta Paulo Henrique Amorim:

    “Para atacar um patrimônio nacional busca apoio em uma concorrente nos Estados Unidos, país que tem enorme interesse no enfraquecimento da Petrobras, já que pretende que suas empresas de petróleo ganhem importante fatia do pré-sal. Para isso contam com um senador tucano, que se dispõe a fazer o jogo do capital internacional contra a empresa brasileira”.

    E acrescenta:

    “Depois de tentar mudar o nome da empresa para PETROBRAX, agora os tucanos se dispõem a prestar relevantes serviços aos concorrentes de nossa maior empresa. Mas, sobre isso, a imprensa não fala uma linha. Álvaro Dias deverá se encontrar com representantes de uma empresa de Houston na próxima semana para fechar contrato de investigação sobre a Petrobras. Dias deixou subentendido que a investigação que ficará a cargo da tal empresa pode ultrapassar a análise dos documentos enviados à CPI. O senador falou sobre essa questão com jornalistas do Globo, Estadão e Folha. Mas não deu detalhes. Outro senador que estaria envolvido nos contatos com a empresa é Sérgio Guerra, mas ele se nega a falar sobre o assunto.”

    ResponderExcluir
  8. Deus do Céu até onde os "políticos" brasileiros são capazes de chegar na sede pelo poder? Entregar de mãos beijadas documentos sigilosos da Petrobrás à uma concorrente? Isso das duas é: Burrice ao cubo ou cretinice elevada à décima potência.

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente não sei dizer se cretinisse ou falta de profissional adequa-se melhor a intenção do governo, porém, concordo que deveria pensar em melhorar a remuneração da classe dos professores, pois sem dúvida nenhuma isso seria o melhor incentivo que o governo poderia oferecer aos jovens estudantes.
    Me preocupa muito o fato de o governo pagar o curso, uma vez que muitas pessoas estarão entrando não por indentificar-se com o curso e talvez com interesse em um certificado de graduação, e dessa forma a tendencia é a educação piorar cada vez mais, pois assim teremso pessoas sem compromisso para com a educação...

    ResponderExcluir