sábado, 1 de agosto de 2009

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

" Lembro-vos que na luta contra o homem não devemos ser como ele, mesmo quando o tenhais derrotado, evita-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem tocar em dinherio e nem comerciar...E, principalmente, jamais um animal deve tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais. "
GERGE ORWELL


Este artigo tem por base o livro escrito por Geroge Orwell, pensador inglês, sob o título de Revolução do bichos. Este pensador, utiliza de metáforas, para refletir a respeito do comportamento dos políticos, principalmente aqueles que se consideram legítimos representantes da classe operária e da população trabalhadora inglesa no século XIX. Nesta fábula,o Dono da Granja do Solar,Sr. Jones, embriagado com o poder, tiraniza com todos os animais da granja.
Os bichos eram extremamente explorados pelo dono desta Graja.
A bicharada insatisfeita com a situação de opressão a que estava submetidos, resolveram se reunir em uma assembléia, com o objetivo de combater a tirania do senhor jones, indicando o porco, que segundos os Bichos, era o animal mais humilhado e tripudiado pelo seu senhor, e que ao mesmo tempo, o porco possuia qualidades de um grande orador, capaz de estabelecer um diálogo com o opressor, representando os interesses de sua categoria.

O porco começou sua jornada de críticas, ameaças e combates a estrutura de exclusão e dominação a que estavam submetidos, chegando, penso eu, por algum momento, a utilizar da categoria de luta armada, para destituir do poder o todo poderoso Sr. Jones.
Não suportando tanto ataques dos revolucionários bichos, o Dono da granja, teve uma grande e brilhante idéia : convocarei o porco, líder autêntico dos bichos tiranizados, a estabeler um diálogo ( mesa de negociação ) com ele ( o porco) e colocar fim a insatisfação política, econômica e social dos animais.
Portanto, não refletindo sobre as artimanhas do Sr. Jones, ou acreditando numa mudança pelo viéis da negociação com os poderoso, o porco aceitou o convite.
Ironia, no final do livro, o autor narra uma cena ridícula ( do latim ridiculo é o mesmo que riso),, os bichos, todos eles( galinhas, cavalos, cachorros, patos, gatos, etc), estavam do lado de fora da janela, observando o porco na mesa negociando com o Sr. Jones, comendo e em grandes gargalhadas, se deliciando com o luxo e conforto da casa de seu algoz.
Os bichos, do outro da janela, tiveram suas vistas embaçadas, não mais conseguindo discernir entre o porco e o tirano, pois viam no porco o rosto do Sr. Jones e no rosto do tirano a cara do porco.

Os bichos, por fim, retornaram ao seu local de trabalho com o sentimento de humilhação e desesperança, não acreditando, inclusive nos seus representantes de classe.
Este pequeno artigo, serve como uma reflexão a todos que acreditam, como o porco acreditou, que é possível manter negociação com os donos do poder e que tomem cuidado com a artimanha usada pelo governo, em querer tranformar, efetivamente, nosso representates de classe, em verdadeira correia de transmissão dos valores burgueses e fascistas do principal representate da Granja( Pernambuco): o Sr. Jones Eduardo Campos.

Texto baseado no livro de Gerge Orwell : A revolução dos Bichos.

2 comentários:

  1. Em nota enviada no dia 30 de julho ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) o governo impõe o fim da greve para então, reabrir o canal de negociação. Apesar da proposta contrária do grupo de Oposição, a categoria decide por acatar o pedido do sindicato e vota pelo fim da greve.
    Porém, o que se viu foi mais um golpe do governo (pseudo socialista) Eduardo Campos, em reunião realizada no dia 31 de julho, com a comissão de negociação, logo após a assembleia que decidiu pelo fim da paralisação, este, através de seus representantes, nada negocia, limita-se a agendar reuniões para se discutir apenas alguns pontos da pauta de reivindicação que estão relacionados às questões pedagógicas.
    Para completar o golpe, decide manter o desconto dos dias parados e impede a categoria de fazer a reposição das aulas, mantém os professores substitutos para exercer tal atividade. Atitude esta que, coloca o governo na ilegalidade uma vez que, o mesmo assumiu termo de ajuste de conduta, não podendo assim, fazer contratação temporária sem antes convocar os aprovados em último concurso.
    E num ato de extremo cinismo o governador noticia através dos jornais "chapa branca" locais que,o desconto será feito em 5 parcelas para não causar impacto no bolso dos trabalhadores.

    OBS: Pessoal,aproveitem e vejam o que diz a COLUNA DO SINDIFISCO sobre o trabalho do auditor fiscal. ( nos principais jornais).

    ResponderExcluir
  2. Ah! a expressão "JORNAIS CHAPA BRANCA" peguei de um comentário aqui no blog. Achei óóóóóóótima!!!!

    ResponderExcluir