domingo, 18 de outubro de 2009

AGORA É MENTIRA?

Após a divulgação dos dados do MEC, a respeito da média salarial dos professores das escolas públicas municipais e estaduais veio à tona, o que não é novidade nem surpresa para os professores pernambucanos, Pernambuco é o estado que paga o pior salário do Brasil!

Essa divulgação, em rede nacional, a meu ver, tem o aspecto positivo, de que a imprensa nacional não está só preocupada com Pernambuco quando o tema é, por exemplo, a seca e a pobreza. É evidente que os estados que pagam melhor aos seus professores, possuem um IDEB melhor se comparado aos outros estados, assim como o nível de aprendizagem dos estudantes é bem melhor se comparado com os de Pernambuco.

Então fica a pergunta, será que as 50 mil capacitações como o governo estadual afirma ter disponibilizado aos professores, os tão cogitados notebooks, assim, como o bônus de desenvolvimento educacional, que mais constrangiu do que premiou os professores são ações ou mesmo medidas “eficientes” a estimular os professores? Acho pouco provável, será que a secretaria de educação vai querer dessa vez, distorcer a informação oriunda do MEC, da folha de São Paulo, ...? Não tem como mascarar os dados divulgados! eles podem até tentar iludir os pernambucanos, mas os brasileiros é querer demais não! Sejam mais criativos nas justificativas, ninguém aguenta mais as mesmas justificativas!

É interessante, pois sendo essa notícia de pior salário pago aos professores de PE veiculada nacionalmente, o Brasil como um todo passa a enxergar Pernambuco como um estado que investe pouco em seus professores, pois “investir” em capacitações, em notebooks (sem a possibilidade de inclusão no espaço digital dos professores, que não tem condições de pagar uma internet banda larga), “premiar” alguns professores de algumas escolas por conta de uma prova de desenvolvimento educacional intitulada de IDEPE, de nada adianta, principalmente quando a mesma não passa a ser de domínio público, por que tanto segredo quanto a aplicação, por que tanto segredo quanto a sua composição, nível de dificuldade, ...... isso é ser democrático?

Por fim, não é de assustar que da mesma forma que Pernambuco paga o pior salário aos seus professores de que, as notas dos municípios no IDEB (prova Brasil) também seja muito abaixo da média nacional por que será mesmo? Que professor diante de um cenário desse tem estímulo para elaboração de boas aulas, pesquisa de livros e situações didáticas para por em prática em sala de aula, quando nem tempo para almoçar ele tem, pois na maioria dos casos trabalha os três turnos de segunda sexta-feira, para sobreviver?

Então, fico na dúvida quanto a frase veiculada pelo estado: É investindo na educação que Pernambuco se transforma”, quer dizer se transforma em que? O governo estadual não está preocupado com a educação e sim em proliferar seu populismo estado a dentro, a mídia pernambucana apóia até certo ponto e sendo cúmplice em muitas situações, lembram durante a greve? Mas a mídia nacional não! Será que Eduardo Campos “tem poder“ para desmentir, por exemplo, o respeitado jornal Folha de São Paulo ou mesmo o MEC? E de quem será a culpa por tudo isso, adivinhem?

Um comentário:

  1. O pior é que o cabra está se achando imbatível. É certo irá inventar mil desculpas esfarrapadas a respeito disso e continuará dizendo que paga o piso e ainda trá todo o apoio da mídia local.

    ResponderExcluir