terça-feira, 20 de outubro de 2009

Professor do Estado é ou não é servidor público?

De repente na minha qualidade de professor do Estado, passei a duvidar se sou ou não servidor público. Esta dúvida surgiu depois da assembléia de hoje, dia 20/10/09 na quadra do IEP.
Há uma paralisação dos servidores do Estado para durar 48 horas, começando na quarta, dia 22 e terminando na quinta, dia 23. Mas, o Sintepe conduziu toda a assenbleia no sentido de ficarmos de fora desta paralisação. Assim, ficou uma dúvida em minha cabeça: Depois de tantos anos ensinando em escola pública estadual, será que não sou também um servidor público? Com a palavra, as cabeças pensantes do Sintepe(Sindicato chapa branca de Dudu).

9 comentários:

  1. Foi distribuído, durante a assembléia de 20/10, um folheto com algumas informações que merecem vários comentários. Mas vou priorizar o ponto que diz "Não faz eleição para diretores mantendo, assim, um quadro de apoiadores para a sua reeleição em 2010, verdadeiros "soldados eleitorais" para Eduardo e Danilo;" Para quê Eduardo e Danilo vão querer uns poucos "soldados eleitorais" , se eles têm todo um batalhão de "recrutas eleitorais", travestidos de trabalhadores em educação, incapazes até de fazer uma paralisação de 48 horas para demonstrar sua insatisfação com os desmandos do governo. Os "recrutas eleitorais" abanam o rabinho para Eduardo, deitam para ele pisar e sempre procuram um bode expiatório para assumir suas incompetências. Lastimável!!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi distribuído, durante a assembléia de 20/10, um folheto com algumas informações que merecem vários comentários. Mas vou priorizar o ponto que diz "Não faz eleição para diretores mantendo, assim, um quadro de apoiadores para a sua reeleição em 2010, verdadeiros "soldados eleitorais" para Eduardo e Danilo;" Para quê Eduardo e Danilo vão querer uns poucos "soldados eleitorais" , se eles têm todo um batalhão de "recrutas eleitorais", travestidos de trabalhadores em educação, incapazes até de fazer uma paralisação de 48 horas para demonstrar sua insatisfação com os desmandos do governo. Os "recrutas eleitorais" abanam o rabinho para Eduardo, deitam para ele pisar e sempre procuram um bode expiatório para assumir suas incompetências. Lastimável!!!!

    ResponderExcluir
  3. É o SINTEPE governamental.

    ResponderExcluir
  4. essa direção do sintepe... francamente.... qndo terá eleição novamente?

    ResponderExcluir
  5. É por essas e outras mais que sempre enfatizo o fato do professorado ser mais atuante. Falar, propor aos colegas em assembléia, chamando a atenção dos mais desatentos, esses infelizmente parecem ser maioria.
    Heleno e demais "companheiros" da direção do SINTEPE são professores, servidores como nós. A assembléia é o espaço, o nosso espaço de discussão. Somos educadores não podemos nos deixar enganar pela boa oratória de Heleno e seus demais "companheiros" que em tantas oportunidades já se desviaram dos focos principais de interesse da maioria presente nas assembléias. Isso é um recurso na política, tão presente nas falas de Heleno, falar, falar e não dizer nada de concreto.
    Cabe a cada professor presente direcionar-se para impor o que interessa para toda a nossa categoria. Por isso sugiro o seguinte:
    • Cada professor ao se dirigir a uma assembléia do SINTEPE deve ir munido de objetivo, pronto para reivindicar e propor saídas para nossos problemas e não apenas escutar passivo, daí o importante trabalho coletivo nas unidades de ensino. É essa união que pode fazer a diferença para todos nós.
    • Reuniões paralelas a assembléia nas escolas para construção de propostas feitas pelos próprios professores que devem se comunicar com os colegas das escolas vizinhas para buscar maior força no conjunto das propostas. Quanto mais escolas aderirem às metas, melhor será para todos e maior força ganhará nas assembléias.
    É a este plano de metas e ações a que me refiro ao sugerir maior participação ativa do professorado. Desta forma sua voz será ouvida como deve ser ouvida, porque se refere a algo concreto construído pelas mãos da própria categoria. Isso é ação e vai surtir reação, ao que me parece muito positivas.
    1. A direção do SINTEPE só vai agir conforme indicações da maioria que deve ir sempre às assembléia cobrar isso, afinal a reunião é soberana, valem os desejos da maioria.
    2. O governo do estado vai pensar duas vezes, ou mais, antes de propor e propagar coisas que não tem intenção alguma de cumprir, pois seremos uma categoria forte, e não apenas a maior do estado, como somos hoje, e pior a mais agredida e inerte.
    Não basta ser a maior categoria do estado, é preciso ser, antes de tudo a mais atuante e não esperar nunca que as coisas aconteçam por si só.

    ResponderExcluir
  6. O Maior golpe deste governo contra a categoria deve acontecer com a incorporação das gratificações no próximo mês.A lei Estadual complementar 112, que criou o "piso", determina no seu artigo 4º Parágrafo 3º essa Incorporação.A lei Federal 11.738, conhecida por lei do piso, determina que a partir de 1º de JANEIR0 DE 2010, O piso será no salário base.Portanto, Jogada de Mestre de Dudu "beleza", que simplesmente acaba com o "sonho" do Piso real.Como sempre ficaremos vendo a banda passar?Como uma lei Estadual pode anular um dispositivo de uma Lei Federal?Com a palavra o SINTEPE e a Oposição, que há mais de ano da aprovação da Lei, não abriram o bico.

    ResponderExcluir
  7. eu tb quero saber: com a palavra o SINTEPE e a oposiçao que se parece mais com situação.

    ResponderExcluir
  8. eu não vejo diferença entre SINTEPE, DANDAN e DUDU, os trigêmeos estão sempre a postos pra acabar com a categoria.O 1º pelos discursos de muita luta e pouca prática, o segundo por achar que colocou muito em prática e o terceiro pela rima boa (DUDU) quer mais que o professor vá tomar...banho!!!

    ResponderExcluir
  9. Caros.
    Nós não podemos ficar a mercê de grupos, seja da situação, seja de oposição.
    O maior pecado de nossa categoria é sempre achar que existe alguém, ou algum grupo que pode nos tirar desta situação. Ledo engano!!!
    Acordem colegas: o problema é de todos nós. E ele só será resolvido por todos nós.
    Se continuarmos com esta mentalidade a esperar salvadores da pátria, ficaremos em pior situação que a atual.
    A meu ver esta conversa de "Situação e Oposição" já está bem ultrapassada, não existe mais o que se discutir.
    A culpa não pode ser atribuída a A nem a B e C, isso seria cômodo todavia não totalmente verdadeiro.A culpa é toda nossa. Desde quando há conquista sem reivindicação forte. Alguém já viu em algum lugar no mundo ganhos sem luta.
    A história do trabalho e dos trabalhadores, da gente miúda, mostra que se houve avanços esses se devem a muita luta e união. Quem se interessar por esta temática tenho uma sugestão de leitura: Edward P. Thompson: Formação da Classe Operária Inglesa( Vols.I, II e III)

    ResponderExcluir