sábado, 19 de dezembro de 2009

Reordenamento: mais um golpe.

Reordenar no dicionário da Secretaria de Educação de Pernambuco significa excluir, separar, compartimentar. Em 2010 as escolas de Camaragibe farão parte do projeto de 'reordenamento', umas funcionarão apenas com o Ensino Fundamental, outras, só com o Ensino Médio.
Dia 24 de novembro em reunião com a SEE e comissão (parte) tivemos a confirmação do que já era desconfiança: O reordenamento tem como objetivo, transferir aos poucos a responsabilidade do Ensino Fundamental para os municípios, e as Escolas do Ensino Médio serão os futuros
Centros de Referências (e exclusão).
Atados, estamos tentantando reverter o quadro como fizeram os companheiros da Escola Frei Caneca(Camaragibe) que, ao saberem do golpe praticado pela GRE/SEE, reuniram-se e conseguiram vetar a aplicação da proposta na escola. Pela ilegalidade da ação, uma vez que a mesma não passou por discussão com a comunidade escolar, solicitei ao Sintepe, apoio para barrar o projeto. Havia reunião marcada para 15 de dezembro mas, a SEE alegando agenda com o governo, desmarcou o encontro.
Lembro que, na Escola Santa Sofia na qual trabalho, sem que nada soubessemos, aprovou-se a proposta em reunião às portas fechadas, com a presença de Sandra (GRE Metrosul) e direção da escola.
Ando no aguardo para ver o que vai acontecer, até porque, para mim não ficou clara ainda a posição do nosso sindicato, se é contra ou a favor do reordenamento, pois está deixando que a GRE e os diretores decidam descaradamente o destino das escolas. Se não sabiam do projeto e foram pegos de surpesa, agora já sabem e precisam agir urgentemente, o ano está findando e, queremos a garantia do recebimento de alunos de 5ª série em nossa unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário