quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

Governo do Estado 8 X 0 SINTEPE
Mais um ano se passa da gestão Eduardina com o governo do Estado ganhando de lavada da maior e mais mal paga categoria do Estado, a Educação.
Ações inexpressivas e inoperância do movimento de reivindicação junto ao secretário de Educação do Estado Danilo Cabral, que nem se dá ao trabalho de receber a comissão de negociação do Sindicato, acordos descumpridos, não implantação do PISO, medidas para dividir a categoria, foram algumas metas alcançadas que tornaram vitoriosas todas as batalhas travadas entre o governo Eduardo Campos e o Sintepe.
A mal fadada greve de junho e suas conseqüências nos mostram o quanto precisamos evoluir na organização do movimento grevista e não parecermos uns calouros diante do governo e da imprensa. O desrespeito deste governo frente aos educadores de Pernambuco é latente. Não temos representação política alguma que vise a barrar esse processo.
Este governo, parece aliado de todos da Assembléia Legislativa do Estado, atraindo para suas secretarias pessoas ligadas não somente às velhas oligarquias de Pernambuco, mas também aos novos caciques do movimento de Esquerda, nos mostrando o quanto somos pequenos diante de seu poder.Eduardo Campos, ruma para 2010, certo de mais um mandato à frente de nosso Estado, contando com o conforto de suas alianças políticas.
A cara falida da Educação de Pernambuco é constantemente maquiada com propaganda governista, que diz investir milhões, que no entanto não mudam a miserável rotina de nossas escolas que continuam sem estrutura, com o seu professor a cada dia mais desestimulado.
Acabamos 2009 com perdas inumeráveis. A possibilidade de um 2010, diferente para o Sintepe, só cabe a nós, professores e demais trabalhadores em educação. Afinal, nós fazemos o sindicato, que merecemos e sonhamos.
Que na tradicional assembléia de fevereiro, nos portemos diferente e mostremos o quanto de guerreiro há em cada um de nós.
Que 2010 seja um ano vitorioso para todos nós em todos os aspectos de nossa vida.
Feliz Natal!!!

2 comentários:

  1. intepe questiona novas regras para reajuste salarial
    Escrito por Mellyna Reis
    Seg, 21 de Dezembro de 2009 10:20

    Será encaminhado para votação no Senado Federal o projeto que muda a regra de reajuste do valor do piso salarial para os professores de educação básica. A mudança estabelece o reajuste anual, obrigatoriamente no mês de janeiro, pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses anteriores à data do reajuste.

    O novo projeto, aprovado na semana passada em votação simbólica (sem o registro dos votos no painel eletrônico) no plenário da Câmara Federal, altera parte da lei que prevê que o piso seja calculado de acordo com o porcentual de crescimento do valor anual por aluno. O diretor de comunição do sindicato, Zélito Passavante, afirma que a possível mudança é negativa, já que haverá redução no percentual de aumento para a categoria. "As verbas que o Estado vai receber serão maiores, porém o custo da inflação é menor, ou seja, o repasse para o trabalhador será menor", ressalta.

    Sobre obrigatoriedade de atualização salarial em todo mês de janeiro, a partir de 2009, Passavanet ressalta: "Por outro lado, essa discussão entre os parlamentares reforça o nosso direito ao reajuste em todo mês de janeiro e que ainda não foi pago pelo governo de Pernambuco". Caso seja aprovado pelos senadores, o projeto será encaminhado para a sanção presidencial.

    Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. A comissão de negociação ou melhor, de conversação,tem servido apenas para acreditarmos que o governo não fechou os canais de negociação com a categoria. Decisão alguma da mesa foi respeitada pelo governo.
    As questões finaceiras da pauta foram relegadas,os descontos da greve foram mantidos, a reposição das aulas foram feitas aos atropelos e, em algumas unidades sequer aconteceram, os concursados não foram convocados até o mês de dezembro como prometido,os gestores permaneceram no poder sem eleições diretas,as cobranças nas escolas continuaram ferrenhas,inclusive sob ameaças do Ministério Público, as salas de aulas continuam superlotadas, as escolas permanecem quentes, fétidas, sem atrativos algum e sem materiais didáticos disponíveis para realizarmos nosso trabalho,o recesso escolar foi decidido no voto Big Brother (fica o que a Globo quer,e o professor ainda pensa que opina como aconteceu com o sistema de avaliação )os Centros de Exclusão apelidados de Referências e as Teletravessias se proliferam, o "Reordenamento" jogará o Ensino Fundamental para os municípios, o Piso foi e será uma enganação, Reajuste Zero para os servidores,a política de esmolas e premiações (14ªsalário,
    revistas,jornais, professor desconectado etc.)continua em alta, assim como a mídia a favor de Eduardo Campos...
    Esqueci alguma coisa ?
    Seremos felizes em 2010?

    ResponderExcluir