terça-feira, 30 de junho de 2009

19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste

Tema: Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social

Local: Campus I da UFPB em João Pessoa/PB

Este encontro, que ocorrerá de 05 a 08 de Julho de 2009, contará com a presença de 3200 pesquisadores e educadores de todo o país. Ocorrerão cerca de 12 colóquios, 15 mesas redondas(cada uma delas com três debatedores e um coordenador) e 11 sessões especiais, além das apresentações dos trabalhos selecionados.
Participe!!!

sábado, 27 de junho de 2009

Reunião com a comissão

O governo agenda reunião com a comissãode negociação para
dia 03 de julho às 15 horas na Secretaria de Admnistração.

SINTEPE
Assembleia dia 06 de julho às 9 horas
Quadra do IEP


albeniass@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pesquisa diz que professor falta muito

Pesquisa feita pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirma que professor falta muito (Diário de Pernambuco/ Educação, 20/06/09) e que, entre os 23 países pesquisados o Brasil ocupa a 8ª posição. Os professores são ausentes, atrasam e perdem minutos preciosos em sala de aula com outras atividades, prejudicando assim o andamento da escola, estas, são as principais queixas relatadas pelos diretores envolvidos na pesquisa.
De acordo com Maria Auxiliadora Seabra presidente do CONSED (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), os professores faltam muito porque temos no país uma legislação excessivamente permissiva, Mozart Neves coordenador da campanha Todos pela Educação acrescenta que, "o sistema de concessão de licenças é um tanto frouxo".
Notório é que, a maioria dos países pesquisados compõem o Primeiro Mundo, entre eles estão a Noruega, Itália, Hungria, Dinamarca, Bélgica, Áustria, etc., países que investem intensamente em educação, que possuem excelente qualidade de vida, algo que pode ser certificado através do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada um destes, assim, é compreensível que os "piores desempenhos"recaiam sobre os professores do Brasil, México, Malásia e outros Terceiros Mundistas. Se os professores brasileiros são considerados "faltosos" antes de mais nada é necessário conhecer as condições de trabalho destes, a rotina estressante sobre intensa fiscalização à que são submetidos diariamente, a estrutura das unidades em que lecionam, entre outras coisas.
No III Seminário de Sáude promovido pelo SINTEPE (abril/2009) pesquisas realizadas apontaram que boa parte dos professores sofrem da Síndrome de Bournauld (síndrome da desistência) e que as doenças psiquiátricas são responsáveis por 67.13% dos afastamentos dos docentes da rede pública estadual (PE).
Certamente a presidente do Consed e o senhor Mozart Ramos Neves, desconhecem tais informações.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

E a ética em Brasília? Como vai?

Nesta semana, dia 23/06, o jornal "Estado de São Paulo" divulgou lista com 37 nomes de senadores, envolvidos e/ou beneficiados com os "Atos Secretos". Felizmente não constava nomes de políticos pernambucanos. Todavia nomes como o de Cristovam Buarque e Eduardo Suplicy foram citados. Quase nenhum partido escapou, seja de Direita ou de pretensa Esquerda.




Hoje o PSOL anunciou que vai entrar com uma representação contra José SARNEY, presidente do senado. Este pedido é uma solicitação de investigação deste "excelentíssimo senador e presidente da Casa, pai da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ex-presidente da República", José Sarney, pelo Conselho de Ética. Tal processo pode afastá-lo, tomara Deus, da Presidência deste senado federal.




terça-feira, 23 de junho de 2009

Reunião com a Comissão

Ontem(22 de junho), estava agendada uma reunião com a equipe do governo e a comissão de negociação, porém mais uma vez, o governo (através da SEE e SAD) comparece ao encontro sem apresentar proposta alguma. O secretário de educação (Danilo Cabral) limitou-se a mostrar, os investimentos em educação, ou melhor o destino que será dado aos R$ 154.000.000 que virão através do Banco Mundial para a educação. A verba será empregada na ampliação de projetos de correção idade-série como o Se Liga, Acelera e o Travessia, projetos estes que, utilizam um professor para administrar diversas disciplinas, reduzindo assim o número de profissionais por unidade escolar, além disso, tais projetos são bancados pela iniciativa privada entre elas a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Airton Senna. Parte do dinheiro será empregado na recuperação de escolas e outros fins (nada em salários dos professores).
Paulo Câmara (Sec. de Admistração) também mostra-nos alguns dados financeiros da educação e conclui afirmando que, a equipe está aprofundando os estudos sobre as questões levantadas pela comissão e, pede nova reunião.
Perante o exposto, Heleno Araújo (Sintepe) coloca os anseios da categoria, a demora em obter-se uma resposta concreta do governo e diz que, só haverá necessidade de uma outra reunião se o governo apresentar proposta. Assim, a equipe governamental, compromete-se em agendar reunião antes da Assembleia marcada para 06 de julho (Quadra do IEP às 9h.).

sábado, 20 de junho de 2009

Senado Federal: Terra sem lei, sem ordem e sem progresso


Mais uma vez os nossos senadores aparecem como figuras centrais de escândalos envolvendo gasto de verba pública, apadrinhamentos ilícitos. Uns cobrando medidas para sanar os "atos secretos" e ilegais, outros fazendo de conta que o problema não lhes diz respeito , como foi o caso do presidente da Casa, Senador José Sarney, pai da governadora Roseana Sarney que mantém um servidor pago pelo senado para lhe servir em casa como uma espécie de mordomo pessoal muito bem pago por sinal. Sua remuneração chega a 12 mil reais mensais, como informou o portal ig hoje.



A coisa pública parece não ter dono. Esses senhores acham-se como coronéis, cuja vontade não pode ser contrariada. Brasília parece configurar uma espécie de paraíso do desmando, onde o cumprimento da lei não é respeitado, nem levado em consideração. Brasília é o paraíso terreal de homens herdeiros de uma herança maldita que tanto mancha a nossa história e nos fez ser apontados como incivilizados, atrasados, em suma um país terceiro-mundista, durante dezenas de anos.




Há tanto desmando e descumprimentos às leis que temo em pouco tempo uma intervenção estrangeira em nome da ética pública. O brasileiro não governa bem para o Brasil? Será preciso o mundo fazer algo em nome da democracia em nosso país ? Contudo, apesar dos pesares, ainda temos condições de lutar contra os aproveitadores que insistem em se manter em Brasília legislando, seja no Senado ou na Assembleia dos deputados. Não podemos deixar que reine a impunidade. O presidente, senadores, deputados devem estar ao lado do povo e não contra ele. Não se pode permitir o roubo aos cofres públicos brasileiros.

Quer servir ao povo? então faça concurso público ou seja eleito pela vontade soberana deste mesmo povo. Cada deputado e cada senador dispõe de dezenas de vagas para dá-las aos amigos, ex-mulher, parentes. Fazem do senado e assembleia cabides de empregos e quem paga as despesas somos nós, gente, cuja voz não é ouvida. Vivemos este absurdo e precisamos fazer algo. Mobilizações nas ruas ninguém vê, por parte daqueles senadores e deputados que dizem estar contra este mal. Devemos deixar claro para nossos políticos que seu compromisso é com o povo, se não, a porta da rua é a serventia da casa.

Tais senadores e deputados são nossos empregados, podemos mandá-los embora quando quisermos e acharmos necessário. Devemos mostrar a esses senhores o olho da rua e o caminho para deixar Brasília, lugar que deve ser de gente honesta e comprometida com o povo e não a casa da mãe Joana onde quem manda é o coronel mais poderoso.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cronômetros nas escolas

Ignorando o quadro caótico da educação no estado, o governo utilizará cronômetros para medir o tempo que gastaremos em nossas atividades em sala de aula, é a ultima "moda"ditada pela SEE/PE, aliás, moda à francesa trazida por Mozart Neves.
Pergunto: de que forma esse instrumento irá melhorar os baixos índices educacionais e as nossas práticas pedagógicas? Interessante é saber que os professores de Educação Física que deveriam ser agraciados com tal aparelho, não são contemplados com os mesmos, enquanto isso o governo gasta verbas públicas para gerar desconforto e afronta aos profissioniais da educação uma vez que, tal aparelho nada tem de pedagógico, como se não bastasse a política de exclusão implantada com os Centros de Referência e, com a premiação das escolas classificadas por percentuais de rendimento que variam de zero à cem, instituir o cronômetro em sala de aula, é um sinalizador das práticas reacionárias inauguradas na "gestão socialista" de Eduardo Campos.
Precisamos pressionar os deputados estaduais eleitos pelo e para o povo, à adotar medidas legais para que procedimento arbitrário como esse, não venha compor o cenário educacional. Esperamos também que, o sindicato da categoria (Sintepe) não se contente apenas com atos de protestos e notas de repúdio às ações governamentais que agridem o direito do trabalhador.


(albeniass@yahoo.com.br)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Muita coisa mudou na educação pública


Tais mudanças são perceptíveis no cotidiano escolar. Os pais mudaram, os filhos mudaram, a escola mudou. Infelizmente para bem pior!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reunião com a comissão

A reunião com a comissão de negociação marcada para hoje (17/junho) não aconteceu, alegando a agenda de viagens do governador Eduardo Campos, a Secretaria de Administração remarca encontro para dia 22 de junho às 15 horas na Secretaria de Educação.
Algum comentário?

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Comissão e Agenda de Mobilizações

Em reunião com a comissão de negociação (10/06) e a SEE/SDP, discutiu-se a questão dos Centros de Referências, nessas unidades exclusivas de ensino, há uma série de problemas a serem resolvidos, por exemplo, concessão de licenças, substituição de professores, perda de gratificações quando do afastamento etc. , isto atesta a falta de planejamento do Governo ao lançar de qualquer forma 'novos inventos' educacionais. É bom lembrar da política discriminatória que regem tais instituições uma vez que, é dado tratamento especial para alunos e professores destes, em relação aos alunos e aos professores que não participam do programa.
Quanto à Secretaria de Administração esta, limitou-se a enviar ao Sintepe (Heleno Araújo) um ofício com o seguinte teor:
"Informo que estão sendo devidamente avaliadas todas as proposições apresentads por essa entidade na última reunião ocorrida no dia 05 de junho, na Sec. Especial da Controladoria Geral do Estado.
Diante do conjunto de informações a serem levantadas e trabalhadas , sugerimos a Vossa Senhoria à realização de nova reunião para apresentação das citadas informações, no próximo dia 17/06/09 às 16 h na SEE.
Ressaltamos ainda, a importância do aprofundamento das discussões sobre as questões apresentadas, para resoluão dos possíveis impasses através da negociação".
Portanto, fica claro companheiros que, a morosidade com que o governo vem tratando as questões educacionais é uma tentativa clara de nos vencer pelo cansaço, uma vez que a pauta de reivindicações foi entregue com muita antecedência e hoje (11/06) era sabido que estaríamos em Assembleia. Dessa forma, sem avanços reais, permanecemos em 'estado de greve' proposta aprovada e apresentada pelo Sintepe enquanto, aguardamos a reunião do dia 17.
Dia 16 de junho, paralisação com ato público em frente a Assembléia Legislativa às 9 horas.
Nova Assembleia em 06 de julho às 9 horas na quadra do IEP.


(albeniass@yahoo.com.br)

domingo, 7 de junho de 2009

Assembleia geral do SINTEPE

Caros professores e demais trabalhadores da educação pública de Pernambuco, haverá assembleia no próximo dia 11 de Junho, às 14h no IEP.
Compareça, opine, participe, lute. Afinal a meta por uma melhor educação em nosso estado é de todos nós. Só a união nos faz forte e nos abre um imenso leque de possibilidades e de conquistas.
Até a assembleia!!!