quarta-feira, 30 de setembro de 2009

NOVO GOLPE

Reordenamento das escolas da rede. Esta é a denominação dada ao novo golpe que o governo do Estado pretende aplicar contra os trabalhadores em educação e alunos das escolas públicas. O reordenamento nada mais é do que a ampliação da política de exclusão tão em voga no governo pseudo socialista de Eduardo Campos. As unidades, professores e alunos serão "s e p a r a d o s por níveis" ou seja, determinadas escolas funcionarão para atender ao Ensino Fundamental e outras, somente ao Ensino Médio.
Segundo a gestora da Gre Metro-Sul, professora Sandra (em reunião 11 de setembro/SEE) a proposta será apresentada e discutida com a comunidade escolar e que, por enquanto houve apenas conversações com os gestores das escolas no sentido de se verificar a viabilidade do processo. Porém, em Camaragibe (município onde resido e leciono) a história que circula aqui é outra, alunos e alguns professores comentam que, o projeto vem de cima para baixo e o mesmo será efetivado em 2010, coisa que tem bastante fundamento, até porque as mudanças que vem ocorrendo no campo educacional principalmente agora na ERA EDUARDINA, não são discutidas com a categoria, algo intolerável uma vez que, presume-se serem os trabalhadores os mais interessados nas questões educacionais.
Lembrem-se : Foi assim com a fiscalização "on line", com o sistema de vigilância através dos educadores de apoio, com as modificações dos diários de classe, com a redução da carga horária de disciplinas como Geografia, Ciência e outras, obrigando-nos à assumir um número maior de turmas, enquanto favoreceu a redução do número de professores por escolas, com a implantação do falido programa Travessia, com a criação dos Centros de Exclusão (Referências), com o gerenciamento da INDG dentro das escolas da rede, com a premiação das escolas 100%, entre tantas outras ações governamentais.
Vejo este projeto como algo perigoso e extremamente tendencioso, pois representa um caminho aberto à política de Paulo Dutra que pretendente transformar todas as escolas da rede em Centros até 2014. Se as escolas já se encontram 'separadas por níveis' restará ao Sr.Paulo implementar o do regime de semi- escravidão (horário integral, falta de liberdade em partipação em enventos sindicais, greves, paralisações, outros) em vigor nessas unidades de ensino.
Além disso, é um desrespeito ao desejo do aluno em permanecer na escola de origem pois, se esta não for contemplado como o 'nível' estabelecido pela Secretaria de Educação este, precisará deslocar-se para outra unidade a fim de satisfazer aos interesses da SEE, da GRE, e das direções das escolas que, certamente veem no projeto vantagens e facilidades pois, precisarão preocupar-se com apenas uma modalidade dentro do sistema de APARTHEID EDUCACIONAL instalado no Estado de Pernambuco.

ATO 1º de OUTUBRO

Lembrando :
ATO PÚBLICO - Contra as perseguições do governo aos Trabalhadores em Educação.
Dia 1º de outubro às 9 horas em frente a Sec.de Educação.
SINTEPE

domingo, 20 de setembro de 2009

Assembléia ASSEPE / SASSEPE

A reunião da ASSEPE (17/set. 9h., auditório Sintepe), foi pra discutir a reformulação do Estatuto e a ampliação da diretoria atual. De acordo com Beatriz uma das dirigentes da associação, o governo do Estado exigiu da Assepe, uma definição sobre a atuação e intervenção desta, junto ao SASSEPE (plano de saúde do servidor) e HSE (Hospital do Servidor do Estado).
A Assepe foi criada em 2002 para dar suporte a Casa de Apoio (que auxilia familiares de pessoas do interior que tem parente internado no Hospital) e para representar os servidores no HSE. Desde a gestão de Jarbas Vasconcelos que se discute a transferência do Hospital para o controle do SUS, tendo a Assepe feito várias intervenções e contribuído no sentido de impedir essa manobra. Com o governo Eduardo Campos, a situação não tem sido diferente, a intenção de jogar o hospital dos servidores para o SUS ou para as Fundações Privadas se faz presente, e novamente há intervenção da Assepe no sentido de garantir a manutenção do hospital pelo governo e pelos servidores, após várias assembléias e discussões sobre o assunto o governo acorda em manter o modelo vigente para o HSE, porém exige a formalização da Assepe como associação para que a mesma possa continuar atuando dentro do hospital, fiscalizando e acompanhando as ações do SASSEPE e do HSE.
Assim, a reunião do dia 17 de setembro foi para aprovar o estatuto que oficializará a ASSEPE como associação ( até o momento é uma ONG, não tem respaldo jurídico).
Entre os demais pontos do Estatuto discutidos e aprovados, estão o desconto de 0,5% no contra-cheque do servidor que desejar contribuir com a Assepe, a mauntenção da direção atual até 2010, e o norteamento que será dado a futura direção que será eleita através de voto direto e que terá mandato de 3 anos com direito a uma reeleição.

assepe.secretaria@gmail.comassepea@yahoo.com.br(81) 3183-4628 -

Assembleia 16 de setembro

Antes de ter início a Assembleia (16 de setembro) a comissão de negociação junto com a deputada Tereza Leitão, dirigiu-se à Assembleia Legislativa e entregou documento ao deputado Antonio Moraes (PSDB) vice- presidente da ALEPE, o documento tem como objetivo buscar apoio do Legislativo no sentido de intervir e pressionar o governo para a total implantação do Piso Salarial em Pernambuco. O documento também foi entregue na Procuradoria Geral da União e na Secretaria de Educação ( Ivoneide Dantas).

AGENDA:
30 de Setembro - reunião dos concursados aprovados (não convocados) 9h auditório do Sintepe.
1º de Outubro - Ato em frente a SEE (hora ?) contra as perseguições do governo aos trabalhadores em educação.
20 de Outubro- Marcha em Defesa da Escola Pública, concentração as 14h no IEP.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atualização sobre repasses do FUNDEB


Mantendo nossa atualização de informações sobre os repasses do FUNDEB: após o registro da oitava parcela, Pernambuco recebeu R$ 828.062.651,85... o problema é encontrar os resultados desta dinheirama!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COMO MATAR A ALMA DE UM PROFESSOR

O excelente texto abaixo foi cordialmente enviado por Duci Medeiros a quem expressamos nossos agradecimentos pela valiosa colaboração.


Como matar a alma de um professor

Caros Governadores, seguem abaixo várias dicas valiosíssimas, se vós seguirdes corretamente conseguirás, em pouquíssimo tempo, matar a alma de um professor, mas se fizerdes isto com a competência administrativa do excelentíssimo governador do rico estado de Pernambuco, matarás a alma de todos os professores do vosso estado:

.

Comece por pagar o pior salário de um país continental, assim ele vai se sentir cada vez menor e, além disso, divulgue que paga o piso nacional do magistério, dando a entender que o congresso nacional foi que definiu os valores pagos.

.

Assine os jornais locais para cada professor, assim vós matais dois coelhos com uma única facada. A mídia torna-se sua cliente e os jornalistas vão divulgar os fatos sob a sua ótica e, o mais importante os professores vão ler aquilo que Vossa Senhoria quiser. Assim a sociedade vai acreditar em tudo que vós dizeis e os professores vão desacreditar de suas realidades.

.

Dê laptops a cada um deles, de preferência depositando R$ 2300,00 em seus contracheques a fim de que eles paguem o Leão, assim eles vão olhar para as máquinas em vários momentos do dia: quando chegar do terceiro turno de trabalho, quando seus filhos estiverem com fome, quando eles receberem os contracheques e quando suas barrigas roncarem. Claro que eles terão que tomar uma atitude, levar para as escolas e serem assaltados, aprender a trabalhar com eles e mudar de profissão, vendê-los ou fazer uma sopa de máquina. De qualquer forma eles parecerão incompetentes e vós um visionário e benemérito.

.

Dê importância à construção de algumas escolas de referência, assim vós tereis exemplos de bons modelos de escola para divulgar na mídia nacional. Pagarás três vezes mais ao professores escolhidos pelo modelo QI, dividindo assim, a categoria dos professores.

.

Faça capacitações em hotéis luxuosos em cidades interioranas. Assim poucos professores poderão ir, pois eles trabalham em várias escolas e não poderão se ausentar. Assim vós gastareis pouco dinheiro com as capacitações e os professores ficarão angustiados e desacreditados como profissionais, pois parecerá que eles é que não investiram em suas capacitações porque não quiseram.

.

E para completar as dicas, use vosso poder: ameaçando, denegrindo imagem, falsificando informações, omitindo fatos e substituindo profissionais por estudantes quando eles, os professores ingratos e anarquistas, quiserem ousar fazer greve. Assim a sociedade terá vergonha dos professores; os alunos terão vergonha dos professores; os professores que trabalham em escola de referência terão vergonha dos professores; professores que só tiverem uma fonte de renda terão que furar a greve e terão vergonha de si mesmos e dos outros professores; os bravos e guerreiros que mantiverem a greve terão vergonha dos outros professores.

.

Com todas estas atitudes orquestradas e sintonizadas, excelentíssimos governadores obterão sucesso diante das almas dos professores que retornam as suas atividades profissionais desacreditados, desesperançados, desestimulados e com vergonha de ser professor do Estado de Pernambuco, vergonha de ser professor no Brasil, vergonha de ser...

domingo, 13 de setembro de 2009

AGENDA SINTEPE

No Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial Nacional (16) a categoria vai paralisar por 24h, além de realizar uma assembleia geral, às 14h, em frente a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além da caminhada, o Sintepe vai entregar no Tribunal de Justiça, na Alepe e ao Governo um documento sobre o Piso Salarial baseado nos dados da CNTE. Depois das atividades será realizada uma audiência com diretores do sindicato, representantes do governo e o presidente da Alepe, Guilherme Uchôa.

Fonte: Sintepe

sábado, 12 de setembro de 2009

Reunião 09/09/09...

Dando continuidade a discussão sobre as eleições para direção nas escolas da rede, aconteceu mais uma reunião da comissão de negociação (09/09/09 às 17 h.) com o governo.
Representantes da Secretaria Estadual de Educação (Ivoneide Dantas e Aida Monteiro ) informaram que,ainda estão avaliando a proposta apresentada pela comissão e que, em 11 de outubro (e não 15 de setembro como foi dito anteriormente) encerra-se o prazo para de administração das (os) atuais gestoras(es). Pelo visto, esse ano não haverá tempo para que ocorram às eleições.
Final de outubro foi o prazo estipulado para que sejam concluídas as apreciações sobre o modelo de eleição apresentado pela mesa e, a que será defendida pela Sec. de Educação.Os meses de novembro e dezembro serão destinados às mobilizações nas unidades da rede, fevereiro desencadeia-se o processo, e em março, ocorrerá a nomeação dos eleitos(as).
Enquanto não realizam-se as eleições, as (os) gestoras (es) permaneceram no cargo regulamentadas (os) através de decreto formalizado pela SEE/-PE.

sábado, 5 de setembro de 2009

GRITO DOS EXCLUÍDOS

DIA 7 DE SETEMBRO "O GRITO DOS EXCLUÍDOS"
CONCENTRAÇÃO 9h
PRAÇA OSWALDO CRUZ (TEATRO VALDEMAR DE OLIVEIRA
/ FUNDOS DA CELPE)
PASSEATA PELA CONDE DA BOA VISTA.
COMPANHEIROS DIVULGEM, CONVIDEM
OS AMIGOS.
CONTAMOS COM VOCÊS !!!
RUMO A MAIS CONTRADIÇÕES!

Voltamos no segundo semestre de uma "greve", com nossos direitos abafados e ignorados pelo legislativo, judiciário e mesmo pelo ministério público de Pernambuco, esse mesmo ministério que pressionou o governo do Estado de Pernambuco quanto ao número de professores não efetivos em seu corpo docente, então pergunto o que atualmente ocorre, que esse mesmo ministério púlbico não se posiciona, com relação a esse mesmo assunto que demonstrou um profundo interesse e preocupação em 2007?

Após a o “fim” de nossa greve, percebi ainda mais a revolta de nossos colegas com relação ao governo de Eduardo Campos, que se diz socialista, fere os direito dos professores de reporem as aulas, descontam de seus contracheques, tudo isso por quê? Os 200 letivos dos estudantes devem ser garantidos a qualquer custo! Mas garantido de que forma?

Em minha escola, chegaram apenas dois professores contratados, um deles para lecionar as disciplinas: Matemática, Física, Química e Biologia, e Educação Ambiental, mas qual a formação desse professor? Ciências biológicas, então pergunto, como esse professor está capacitado para ministrar uma aula de Física Moderna no terceiro ano ou mesmo acerca de funções trigonométricas no primeiro ano do Ensino Médio, se ele mal deve se lembrar de tópicos básicos da Matemática do Ensino Fundamental? Isso é aula de qualidade? Como dois professores contratados (sem ao menos terem terminados suas graduações ou mesmo terem em seus currículos uma pós-graduação ou mestrado) podem dar conta simultaneamente de nove salas? Isso é qualidade ou..., “não entendo” que prioridade é essa que o governo enfatiza?

A meu ver, acredito que seria mais importante aulas de qualidades com seus respectivos professores e a garantia dos 200 dias letivos, e isso está presente e “assegurado” no Estatuto do Magistério! Mas o que o governo fez? Passou e ignorou essa garantia conquistada pelos professores, e o sindicato o que fez? Não vejo nada! Vejo um sindicato imprensado pelo governo, que assegura ter feito um acordo com este, o qual nenhum professor viu esse documento, então questiono quem está falando a verdade?

A uma preocupação exagerada em elevar o IDEB das escolas estaduais, quando o de Pernambuco é uma vergonha. O curso do Caed, nada mais e do que um tipo de assédio para que os professores, sensibilizem-se com a situação e aprovem os estudantes a qualquer custo, pois o que é mais importante são os dados estatísticos e não o nível de aprendizado ou mesmo o conteúdo assimilado por esses estudantes! Pois todos serão importantes para o populismo impresso e digital!

Se não estou enganado, de acordo com a reformulação do plano de cargas e carreiras das escolas o processo para eleição de gestores e grêmios deveria ocorrer de forma direta, ou seja, em que os professores e a comunidade podem votar e escolher o mais adequado, mas já se percebe que essa não é a vontade da secretaria de Educação de Pernambuco, às vezes fico me perguntando, que em é louco de querer ser gestor de uma escola estadual com esse governo? Você deve ter respondido poucos, não é?

A resposta é muitos, principalmente pelo que se especula de que o salário de um gestor a partir de 2010 será de aproximadamente R$ 5.000,00, imagina comparado com o salário de um professor, de não ter de ficar em sala de aula, assediando professores, funcionários e se achando um excelente executivo, quem não gostaria? A qualificação é o que menos importa!

Outro fato curioso é de que o governo se diz socialista, mas não é quanto à distribuição das merendas entre suas unidades de Ensino, como pode uma escola (localizada no centro da cidade) ofertar aos seus estudantes em um mesmo dia: Melão, Melancia, Goiaba e laranja, enquanto na minha (escola de bairro), em que poucos querem trabalhar pelo índice de violência da comunidade, oferta vez ou outra melancia (no que se refere às frutas)? Isso é ser socialista?

Outro fato que me chamou atenção no decorrer dessa semana, foi o anúncio de concurso público para polícia militar, como e com qual dinheiro ele vai pagar esses policiais? Se o mesmo governo não chamou se quer os concursados da secretária de Educação, do concurso de 2008? O que não falta é escola precisando de professores e de funcionários administrativos, isso o governo não divulga! Então fiquei um pouco confuso, se o governo afirma que qualquer negociação relativa a ajustes salariais só poderão ser discutidas ao fim do segundo quadrimestre de 2009, como se pode contratar mais? Se nem se quer dar conta dos que têm, o governo pode? Quer dizer não pode ou não quer?

O que sei é que me sinto profundamente enganado por esse governo que acreditei, mas não cometerei o mesmo erro duas vezes, de forma alguma, diz-se que Matemáticos não erram um mesmo problema duas vezes, é o que vai acontecer, as eleições ainda são em outubro de 2010, mas já estou certo de minha posição, Eduardo Campos outra vez não!

E vamos abrir o olho! ACORDA, ACORDA SINTEPE! Essa história de implantar o piso já em Novembro de 2008 desse ano é para não pagar em Janeiro com a correção, o meso que está ocorrendo, quando foi implantado, isso que dizem ser o piso salarial, aqui em PE, ou seja, perderemos mais uma vez, vocês perceberam? Não é à toa, afirmarem que a ironia é intíma da história do Brasil e dos estados! Aqui isso é bastante nítido!

Então pergunto que sentido tem em ser professor do governo do estado de Pernambuco?

Eleições para diretores das escolas é tema da negociação

Diretores do Sintepe e representantes do governo estiveram juntos na última terça-feira, dia 1. O objetivo da mesa de negociação foi definir o calendário das eleições para os novos diretores das escolas. O sindicato argumenta a necessidade do processo eleitoral ser direto, ou seja, comunidade e aluno votam para escolher quem vai estar à frente da escola. O governo do Estado insiste em fazer uma seleção.
Da Secretaria de Aposentados(as) do Sintepe participou da reunião Severina Porpino, convicta, ela enfatiza "Defendemos essa ideia porque o diretor ou a diretora precisa ter interação com a comunidade". Vaneide Dantas, Aida Monteiro e Margareth Zaponi, fazem parte da equipe de Eduardo Campos e divergem da ideia sindical.
Segundo Porpino, o objetivo do governo era capacitar 5.000 pessoas para as eleições, mas o objetivo não foi atingido porque as instituições contactadas não preencheram o número proposto. O Sintepe defende que as pessoas devem ser capacitadas, depois das eleições. Enquanto o embate não é resolvido, vai sempre haver espaço para outras reuniões. A próxima está marcada para o dia 8 de setembro, às 15h, na Secretaria de Educação. O tema a ser tratado chama-se gestão.


Fonte:SINTEPE

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Não VEM que não tem!


Não VEM de ônibus porque não tem passagem.
Não VEM de carro porque não tem carro.
Não VEM a pé porque vai chegar atrasado.
Não VEM explicar pois a falta já foi anotada.
Não VEM me convecer que VEM deu certo.
Não VEM os créditos do antigo bilhete eletrônico.
Não VEM nada favorável a categoria dos professores.
Mas uma coisa VEM rapidinho: arrocho e cobranças descabidas.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pior salário do Brasil... e sem passagem para trabalhar!

.
Mês passado registramos aqui que os cartões de passagens não foram creditados no primeiro dia do mês. A justificativa para tal façanha foi apresentada: o dia 1 de agosto caiu num sábado e não são creditadas as passagens em fins de semana. A justificativa em si já era um abusurdo, pois os descontos de vale-transporte em nossos contracheques são feitos sem falhas, mas este mês a situação foi ainda pior: chegou o dia 1 e nada de créditos no cartões "Vem"! Como agora não cabe a desculpa esfarrapada do fim de semana, então por que as passagens não foram creditadas no dia correto? Para variar, os abusos ocorrem e nenhum responsável se apresenta para esclarecer nada!