sábado, 10 de abril de 2010

Artigo sobre a importância do professor

A tragédia que ocorreu durante os dias de chuva em Angra dos Reis no inicio do ano e, há poucos dias em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, causaram enorme comoção e espanto em todo país, passados alguns dias e visualizando o cenário de destruição em conseqüência destes eventos, constata-se em vários discursos midiáticos a inoperância do poder publico em permitir ocupações em áreas de risco e em lugares onde até pessoas menos esclarecidas não se arriscariam a morar. Da montanha de lixo que era, e ainda continua sendo o morro do Bumba em Niterói. Que nosso pais carecem (aliás, este é o pais das carências), sobretudo de uma política voltada para suprir uma carência tão elementar do cidadão que é sua moradia, ou seja, de uma política habitacional eficaz e continuada, já não é novidade, mas pelo menos salvaguardar áreas que oferecem alto risco a população é o mínimo que se possa esperar dos chefes de Estado, independente da coloração partidária. Em entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil da Rede Globo em 09/04/10, o prefeito de Niterói que se encontra no terceiro mandato disse cinicamente que não sabia, não tinha sido informado do altíssimo risco que estavam sujeitos os moradores do morro do Bumba, um lixão desativado onde em 2004 especialistas da Universidade Federal Fluminense alertavam através de um estudo que todos deveriam ser removidos da área. Parece que, segundo o prefeito o resultado desse estudo teve o mesmo destino do lixo que era depositado outrora naquele lugar.
A tragédia de Angra dos Reis, não foge muito da problemática de omissão do Estado, porque permitir que indivíduos de classe média ocupem áreas com alta declividade em um terreno com cobertura argilosa numa área de alta pluviosidade? Será que o corpo técnico da prefeitura local é tão insuficiente /incompetente ou não é colocado a serviço dos seus cidadãos pelo chefe do executivo, sua verdadeira função constitucional. A resposta a esses sérios problemas pode ser dada ao longo do tempo, sim porque questões dessa envergadura levam anos para serem concluídas, daí a importância do planejamento do espaço tanto em nível urbano quanto nacional.
Esse fato recentemente ocorrido nos obriga a uma série de reflexões, já expostas acima, mas existem outras que podem ser desenvolvidas dentre estas destaco a importância da educação como já dizia Immanuel Kant, filosofo alemão há quase dois séculos “O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação”, desta forma destacamos o papel do condutor /mediador do conhecimento: O Professor.
Mas qual a relação dos fatos citados no inicio deste artigo e a educação, na verdade existe uma relação importante na medida em que o professor de todos os níveis de ensino esta formando com sua pratica cidadãos. O conhecimento construído pelo corpo de cientistas tanto no Brasil quanto nos outros países do mundo, é apreendido pelos professores os quais tem a missão de transmiti-los aos seus alunos, aliás, todo cientista deveria ter formação pedagógica porque de nada adianta produzir conhecimento sem saber torná-lo cognoscível. Na disciplina de Geografia, por exemplo, existe a possibilidade de trabalhar situações problema relacionadas a cenários idênticos ao que ocorreram recentemente no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, o conhecimento deve estar à disposição da sociedade, para que esta possa se desenvolver e aprender como lidar melhor com os problemas que lhe afetam, tal ação pode ser efetuada também por outras disciplinas. Desta forma, percebe-se claramente que a escola possui um papel importantíssimo na sociedade nas quais o principal ator a fazê-las funcionar são os professores como agentes transformadores da sociedade. No momento atual isso pode parecer apenas um consolo aos docentes, no entanto, são nos momentos de crise que precisamos buscar soluções através de novas formas de enxergar os problemas. Já dizia Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”, mas acrescento outro componente a esta frase, “Um país se faz com homens, livros e professores”.
Referencias:
DELORS, Jaques. Educação Um Tesouro A Descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI. UNESCO, Brasília 2002.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Paulo: Editora Unimep, 1996.

Rosivaldo Rodrigues do Nascimento
Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPE

3 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo artigo.
    Nessas horas o orgulho de ser professor me volta.

    ResponderExcluir
  2. Pedro,Rosivaldo é um amigo e competentíssimo professor de Geografia.Concursado, aprovado (2º colocado em Nazaré da Mata), aguardando apenas o chamado do governo que, convocou apenas os primeiros colocados deixando muitos municípios sustentando o quadro das escolas com contratos temporários.

    ResponderExcluir
  3. simplesmente ridículo!!!!! esse país de merda numca chegará à lugar algum com esse menosprezo pela educação...mas continuemos..continuemos com o nosso trabalho ..transformando vidas,,tenho visto muitas vidas transformadas .pela educação,,..
    Salve a educação!!!!!
    Salve o Professor@@@@@@@@

    ResponderExcluir