segunda-feira, 31 de maio de 2010

NÃO SE ENFRENTA GOVERNO COM AMADORISMO!

Leio o Blog.
Frequento as assembléias do SINTEPE.
E quero dar o meu “pitaco” sobre o assunto dos “posts” anteriores.
Respeito todos os membros da categoria que querem ajudar, de uma forma ou de outra, na denúncia desse governo dos empresários que atualmente gere o nosso estado.
Mas devemos analisar bem as táticas de enfrentamento a este governo para não cairmos no vazio com táticas que não dialogarão com a população nem com a categoria.
O ato do dia 3, na minha opinião é um desastre anunciado, na sua preparação e na sua concepção.
Na sua concepção porque acredita que uma mobilização restrita a alguns professores (repito o que digo: alguns) pode enfrentar esse governo na atual conjuntura e por querer passar uma imagem de professor sempre na negativa: é o coitado, o espoliado, o Cristo, o coitadinho... e não O QUE LUTA POR SEUS DIREITOS COM ALTIVEZ!
Na sua preparação pois tivemos assembléia na última terça e ninguém (nem o organizador do tal ato) propuseram que o mesmo fosse encampado pela categoria (leia-se SINTEPE).
Outro desastre é a proposta do colega Samuel...
Enfrentar Eduardo Campos não basta...é preciso saber como enfrentá-lo nas eleições! Com Jarbas (que nos “deu” uma vez 1% de aumento) não é possível....não se pode trocar o opressor avermelhado pelo opressor azulado pois ambos são opressores. Não devemos sugerir candidatos com base em pesquisas com o funcionalismo. Para mim o critério de voto é bem claro, como a tradição dos trabalhadores manda:
1.Não ter vínculo com os empresários
2.Não ter participado ou apoiado esse governo ou os governos anteriores.
Façamos uma lista de candidatos que se enquadram nesse perfil...acharemos poucos...mas esse são , os candidatos de nossa classe, da classe trabalhadora!

PS: Também acho uma despolitização e um corporativismo prá lá de atrasado esse ensaio de fundar um sindicato só de professores. Somente unidos e fortes poderemos vencer os patrões que sempre procuram (ainda mais nos momentos de crise) união e fortaleza entre eles.
(Texto enviado pelo profº André L. Pereira).

6 comentários:

  1. Discordo da colocação do colega Andre. Se formarmos sindicato só para professores seremos mais fortes sim. Alguém já viu administrativo ou merendeira fazendo greve, levando sol quente na cabeça, carreira da polícia?empunhando cartaz de críticas ao governador?
    Acreditar que a união é deixar tudo como está é no mínimo sinônimo de cruzar os braços e se acomodar.
    Pior ainda é acreditar que pequenos partidos podem ser a solução. Lembro que o colega André teve, ou ainda tem filiação com o PSTU.
    Todo e qualquer vínculo com partido só enfraque as nossas forças.
    Não pago sindicato para manter este ou aquele partido.
    Já chega de enrolação de sindicato com partidarismos.Desejo um sindicato de professores autônomo, voltado para as causas da categoria e nada mais.Se as coisas não ocorrerem desta forma sairemos do fogo(situação com o atual sintepe) para cair na brasa( ficar nas mãos de pequenos representantes de partidos nanicos, como parece ser a proposta do colega).

    ResponderExcluir
  2. Compreendo a preocupação do companheiro André com a realizaçao do ato do dia 3/6. Porém, o fato de apresentar uma proposta em assembleia não é garantia que a mesma seja aprovada, além disso nem todas as propostas aprovadas são postas em prática,ano passado aprovamos a queima (em praça) dos jornais chapa-branca e...nada aconteceu. Se o "desastre" previsto é por conta do quantitativo de pessoal,vimos atos realizados pelo Sintepe que foram esvaziados. Dia 7/5(Suape) foi um desses,a base da categoria não estava presente. E a panfletagem na rua do Sol (um fiasco)? Pelo menos os atos isolados organizados pelo prof° Armando tem sido publicados em jornais, penso ser esse o ponto positivo da mobilização.
    Mas, o bom é isso, é a exposição, é o confronto de idéias, é a polêmica. Que seria do azul se todos preferissem o vermelho?
    Quanto a apoiar candidato A, B, C...reafirmo que o Alternativa na presta esse serviço. Respeitamos a opção política de todos,mas não faremos propaganda política nesse espaço. Pessoalmente não acho que apoiar um candidato simplesmente porque ele representa a força que poderá derrubar seu opositor é a saída. Muitos fizeram isso eleição passada, votaram em Eduardo por aversão à Mendonça. Vejam no que deu!

    ResponderExcluir
  3. só professores já! estou cansado de levar merendeiros,porteiros e auxiliares administrativos na aba do meu chapeu!

    ResponderExcluir
  4. Também acho que deveria haver um sindicato só de professores, pois os outros não participam de nada, não lutam, ficam apenas de enfeite.

    ResponderExcluir
  5. O pior é que são essas merendeiras, porteiros e administrativos que são os olhos e ouvidos do diretor, trabalhando, na maioria das vezes contra o professor. Nenhuma outra categoria profissional do Estado, de nível superior, possui sindicado junto com outros níveis de escolaridade (por favor não entendam como preconceito mas sim como constatação pura e simples da realidade). Falar em combater o governo sem amadorismo, lembro que um tempo atrás apareceu uma figura do Sintepe na minha escola para realizar as eleições. Essa figura, apesar dos seus trinta e poucos anos, a muito tempo não sabia o que era fazer a barba, portava uma boininha estilo Fidel Castro, a clássica, surrada e encardida camisa do Che, uma calça que nada devia a camisa e um tênis que nada devia à calça e camisa. Pensei comigo: são esses que sentam com os executivos de Dudu Malvadeza para defender a minha categoria. Estamos realmente lascados.

    ResponderExcluir
  6. Sindicato apenas para professores já!!!Não somos mártires para levarmos o mundo(merendeiras e administrativos, técnicos) nas costas. Cada "macaco em seu galho" e nós devemos nos agarrar ao nosso!!!Portanto caros amigos não percamos tempo e dinheiro!!!

    ResponderExcluir