segunda-feira, 24 de maio de 2010

Professores terão exame para ingressar na carreira

Avaliação
Professores terão exame para ingressar na carreira
Publicado em 24.05.2010, às 12h45

O Ministério da Educação anunciou a criação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que vai avaliar “conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”. A prova nacional, que pode subsidiar concursos públicos estaduais e municipais, deve ser aplicada a partir de 2011. O sistema de avaliação será semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

LEIA MAIS
» Acesse o Sistema de Consulta Pública sobre os referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Divulgado no Diário Oficial da União desta segunda (24), o exame será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do exame poderá ser usado como critério de contratação em escolas públicas de ensino básico.

A forma como o exame será usado para contratar novos docentes ficará a critério de cada Secretaria Estadual de Educação. O ministério não definiu ainda prazos e procedimentos de inscrição para a primeira prova.

Fonte: Agência Brasil

6 comentários:

  1. Tanta coisa pra ganhar um salariozinho de nada?

    ResponderExcluir
  2. É a OAB do magistério é ?
    Deviam fazer isso pra deputados e governadores também.

    ResponderExcluir
  3. Seria justo se os salários e as condições de trabalho também o fosse.

    ResponderExcluir
  4. Agora é que o povo vai fugir da profissão. Salário baixíssimo e exigências cada vez maiores. Por que não inventam isso para vereadores, deputados, senadores, governadores? Se nós temos que provar nossa competência, eles também deveriam provar conhecimento e competência para administrar a máquina pública, ora!

    ResponderExcluir
  5. Acho este provão positivo para quem pretende exercer o magistério. Quem é servidor docente já vive esta realidade com os concursos públicos.
    Todos os anos saem das universidades e faculdades centenas de graduados em licenciatura, todavia nem sempre preparados para a função. Este provão a meu ver avalia principalmente esses centros de formação. Têm muita gente gastando dinheiro em instituição "superior" que não prepara devidamente e cujos carros-chefes são os cursos de licenciatura. Agora eu quero ver quem vai conseguir preparar seus alunos para poderem obter esta "licença para ensinar"

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente a favor do exame para o exercício do magistério. Vamos ser sinceros, boa parte da categoria reclama dos baixos salários e das péssias condições de trabalho mas são muito incompetentes, não conhecendo os fundamentos básicos da disciplina que leciona. Se formar, todo mundo se forma, e todos os anos milhares de incompetentes ingressam no mercado do trabalho como professores. Muitos profissionais, se não tivessem um contratozinho com o estado estaria desempregado ou subempregado, já que não conseguiria ingressar numa boa institição de ensino. Basta ver as filas enormes que se formaram quando o governo, na greve de 2007, convocou professores para contratos de trabalho de 2 meses no lugar dos profissionais parados. Caramba, se eu precisasse de um contrato de dois meses com o estado faria um curso de manutenção de micros, ganharia bem mais e não me estressaria nadinha. É uma vergonha mesmo.

    ResponderExcluir