quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reunião com o governo

Com a presença do secretário de Educação, Nilton Mota, Flávio Figueiredo (secretário adjunto) José Neto (Admistração) e Júlio Jonas, aconteceu hoje pela manhã mais uma reunião da comissão de negociação com o governo do Estado. A reunião teve início pela fala do presidente do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Heleno Araújo, justificando o não comparecimento do sindicato na passeata programada para após Assembleia dos professores realizada em 25/05. A passeata contou apenas com a participação do SIMPERE (Sindicato dos Professores de Recife) e do SINPRO (Sindicato dos Professores da Rede Particular), embora tenha-se comentado que o Sintepe, teria como objetivo levar (em passeata) documento ao Ministério Público denunciando a postura do governo em relação ao desmonte do Plano de Cargos e Carreiras e ao não cumprimento da Lei do Piso. Porém, disse Heleno, não ter sido necessária a passeata, uma vez que o governo havia dado sinal, de abertura das negociações.
Seguiu-se a reunião apresentando as seguintes questões: a política discriminatória do governo em relação aos aposentados, a devolução dos descontos da greve (2009), falta de professores/não convocação dos concursados, a premiação através do bônus(14º), as pressões exercidas pela Secretaria de Educação sobre os trabalhadores, o preenchimento burocrático e absurdo dos diários de classe, o fechamento das turmas de 5 à 8ª série, (que já é uma realidade em algumas escolas em Camaragibe), a falta de eleições para diretores, redução do número de aulas de certas disciplinas, ativação dos conselhos escolares, aulas atividades, faltas/descontos das paralisações, além do Piso Nacional e da reformulação do PCC. Muita discussão mas, nenhuma resolução, nenhuma negociação. Ao ser indagado sobre os critério que norteiam a premiação das escolas com a bonificação, o secretário de Educação argumentou que o prêmio depende de "esforços" realizados para alcançar melhores índices no IDEPE mas, quando colocamos exemplos de escolas que foram premiadas em 2009 e, apresentaram melhores índices esse ano, mas não receberam o bônus, o secretario não soube explicar. Quanto a restituição dos descontos da greve, afirmou que o governo mantem a mesma posição ou seja, a não devolução, mas que, levará novamente a questão para ser discutida. A comissão do governo que irá trabalhar na reformulação do PCC será composta com a participação do Sintepe, mas, não se definiu ainda a formação da tal comissão. Para o problema da falta de professores em certas unidades de ensino, o secretário sinalizou a possibilidade de chamar os aprovados no último concurso. Outro ponto citado na reunião foi a retirada dos materiais colocados nas escolas pelo Sintepe, entre eles (e principalmente) os cartazes com os nomes e fotos do deputados traídores que votaram na proposta de Eduardo Campos. De acordo com Nilton Mota, o governo está buscando aparato na Lei para impedir a divulgação dos cartazes, registrando assim, mais uma atitude antidemocrática comum na gestão atual.
Saiu-se do encontro sem sequer agendar a próxima reunião, apenas com o compromisso da elaboração de uma agenda intensiva com datas estabelecidas.

7 comentários:

  1. Novamente caros companheiros perceberam a postura fascista desse governo? Para Dudu malvadeza tudo está bem e ele já fez muito, dando o vale-coxinha de R$ 7,00, a categoria precisa sair para a mobilização e mostrar nossa força, pois somos como elefantes não sabemos a força que temos. A luta companheiros.

    ResponderExcluir
  2. Nós iremos nos contentar com esse cala-professor? A luta envolve questões mais amplas como a melhoria salarial, a reformulação do PCC, o desmonte das atividades pedagógicas, a falta de autonomia das escolas, os assédios morais constantes, etc
    Francisco Duarte

    ResponderExcluir
  3. Aqui(Camaragibe) estamos programando protesto para dia 03 às 15h na Praça Maciel Pinheiro de lá sai a procissão de Corpus Christi. As aitudes do governo são para baixar o ânimo da categoria, sabemos que tudo isso é golpe. Não é porque mudou o secretário de Educação que vai mudar a política de governo. Pernambuco ainda paga o PIOR salário do Brasil aos professores. Bônus, vales, brindes, nada disso ´conta como remuneração, numa canetada é tirado tudo,basta o governo não querer mais, além disso nada vai para a aposentadoria. A categoria não pode ser tão ingênua a ponto de se deixar iludir agora. A LUTA CONTINUA!!!

    ResponderExcluir
  4. "Outro ponto citado na reunião foi a retirada dos materiais colocados nas escolas pelo Sintepe, entre eles (e principalmente) os cartazes com os nomes e fotos do deputados traídores que votaram na proposta de Eduardo Campos. De acordo com Nilton Mota, o governo está buscando aparato na Lei para impedir a divulgação dos cartazes(...)"

    Era só o que faltava.
    Esses putos sacaneiam uma classe já explorada e depois querem se esconder das consequências dos seus atos ???
    O SINTEPE devia era elaborar outro cartaz com a foto de cada um e escrever em letras garrafais que eles agora não querem que a população saibam dos seus atos!!

    ResponderExcluir
  5. TODO MUNDO SABE QUE O GOVERNO ESTÁ SÓ ENROLANDO... O SINTEPE TEM MAIS É QUE SER MAIS AGRESSIVO NA CAMPANHA CONTRA O GOVERNO E A NOSSO FAVOR. AQUELES CARTAZES DEVEM SE TRANSFORMAR EM OUTDOORS!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Acacy.
    Chega de enrolada. Essas negociações só servem para perdermos tempo. As passeatas também: ninguém merece este solão na cara durante uma manhã ou tarde e depois trabalhar com aquela enxaqueca.

    Nós não precisamos sofrer para nos fazer ouvir. Taxa sindical serve para quê? Outdoors já!!!E também menos enrolação.
    O SINPROJA, sindicato dos professores de Jaboatão, ligado também à CUT e à CNTE foi bem claro em sua propaganda contra o prefeito Elias Gomes(apontado como de direita)Por quê o SINTEPE não age da mesma forma contra Dudu Malvadeza???Todos nós já sabemos a resposta.

    ResponderExcluir
  7. O SINTEPE deveria era colocar a foto com identificação dos inimigos da eduacação em outdoor. Nas escolas, a gente já sabe. Quem ter que saber quem são eles é o povo.

    ResponderExcluir