quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bônus de Desempenho

Além de ser um instrumento de discriminação, quando premia-se umas e deixa de fora outras escolas que não conseguem cumprir metas, o Bônus de Desempenho Educacional serve também como mecanismo de humilhação.Na Escola Torquato de Castro/Camaragibe, mesmo tendo sido esta contemplada com a bonificação, os professores não receberam o valor integral. Questionando sobre a medida, fui informada através do SINTEPE que a orientação dada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas e Sec.de Administração é que, os servidores deverão fazer um requerimento "pedindo" a complementação, assim, o governo vai analisar o pedido e verificar se tem fundamento ou não. Que absurdo! Tal orientação,é um atestado a mais entre tantos outros, da desorganização que é esta secretaria. A LEI do bônus não aponta para premiações individuais, além disso, na hora de executar descontos (como aconteceu na greve passada), o governo de Pernambuco age com bastante precisão, mas para pagar o que deve ao servidor cria barreiras burocráticas.
Quem fez o requerimento e enfrentou uma fila interminável na SEE/PE está recebendo o valor parcelado, os que não se submeteram a tamanha humilhação, ficaram a "ver navios". Penso que o Sindicato que nos representa deveria simplesmente exigir do governo o cumprimento da LEI. A pseudo justificativa dada não convence.

2 comentários:

  1. Este tipo de humilação também ococrre na Escola Prof. Mário Sette em Caruaru, e pelo que sei em várias outras, eu e eoutros professores tivemos que dar entrada em um documento questionando o valor pago mas até agora não tivemos resposta alguma.

    ResponderExcluir
  2. 8 de setembro de 2010 06:22
    albênia disse...
    É Juscelio, esse governo tá fazendo o que quer com a nossa categoria,não criamos a premiação por desempenho e nem pedimos por ela, mas uma vez posta a medida em prática não é justo submeter os trabalhadores a tamanho desgaste. Penso ainda que o Sintepe deveria "comprar a briga'. Ora não nos representam? O que faz o jurídico dessa instituição? O que diz a Lei do bônus?
    A escola e a SEE sabem muito bem quais funcionários são lotados em cada Unidade. Pra meter descontos em nossos contra cheques, basta a matrícula. Classifico isso como uma palhaçada. Preciso de dinheiro sim, mas não fiz o requerimento.
    Abraço grande pra ti.

    8 de setembro de 2010

    ResponderExcluir