quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O "GRITO" em Recife





Com a participação de diversos setores da sociedade, aconteceu dia 7 de setembro o 16º Grito dos Excluídos. Com faixas, cartazes, música, dança e dramatizações o povo expressou sua indgnação em relação à falta de políticas públicas que atendam verdadeiramente às necessidades da população. A questão da reforma agrária, educação, habitação, preconceito, fome, trabalho infantil, violência, foram entre outros, os temas explorados. Porém, certa contradição precisa ser registrada, em pleno Grito dos Excluídos surge cartazes com fotos de Dilma, dizendo que o Brasil ficará em boas mãos e agradecendo os 'feitos' do presidente Lula.
Ao longo do percurso fez-se saudações ao pessoal do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) que na madrugada do dia 7 ocupou um edifício inativado no centro de Recife (Av. Guararapes). Na sacada do prédio que agora abriga 150 famílias, numa frase endereçada ao prefeito da cidade lia-se: JOÃO DA COSTA TRAIDOR DOS SEM TETOS.
De acordo com Marcos Cosme representante dos Sem Tetos, a ação tem por objetivo pressionar o governo a viabilizar a compra do prédio, uma vez que há cerca de 270 imóveis subutilizados na área central da cidade enquanto o trabalhador precisa deslocar-se de lugares distantes para chegar ao local de trabalho. Revitalizar a cidade passa pela questão da ocupação, morar no centro não pode ser um privilégio das elites detentoras do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário