quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Filosofia e Sociologia: Nova lei não criou demanda por graduação

Após o pleno estabelecimento da Filosofia na grade curricular do ensino médio, as escolas públicas têm pela frente um novo desafio: formar um quadro de professores com licenciatura específica para ministrar a disciplina. Atualmente, a grande maioria dos docentes que atuam tem formação em outras áreas, principalmente História e Geografia. “Com a instituição da lei, veio uma demanda muito superior ao número de profissionais disponíveis”, explica Emerson Silveira. “Os professores de outras áreas acabam preenchendo essas lacunas.”

A realidade não é diferente da verificada em outras regiões do País. Para o professor Renato Nunes, coordenador do curso de Filosofia da Universidade de Santa Cruz do Sul, o baixo número de professores formados na rede estadual desqualifica o ensino oferecido e não contribui para que cresça o número de licenciados. “É por causa disso que não tivemos aumento na demanda pela graduação em Filosofia após a instituição da lei”, diz. A Unisc dispõe de graduação há 14 anos e oferece também uma especialização em ensino de Filosofia e Sociologia que encontra dificuldades no fechamento de turmas, em função da pouca procura.

Já a chefe de gabinete da 6ª CRE, Jane Klein, entende que, no caso de professores que atuam fora de suas áreas, cabe aos próprios “buscarem uma boa preparação e subsídios em referenciais para a qualificação do ensino”, e que a situação não desqualifica necessariamente a educação. Os agentes da coordenadoria admitem, porém, que a equipe que assumir o órgão após a transição do governo estadual deverá trabalhar para aumentar o número de professores licenciados.


DETALHE IMPORTANTE:
A Secretaria de Educação de Pernambuco parece ainda não ter tomado ciência da legislação e vem insistindo em não oferecer Sociologia e Filosofia como disciplinas obrigatórias EM TODAS as séries do Ensino Médio - a matriz curricular não nos desmente. Esta situação nos motivou a oferecer uma denúncia ao Ministério Público, que já instaurou procedimento investigativo.

Um comentário:

  1. Tenho um colega em uma das escolas onde trabalho formado em filosofia. Fez concurso para ministrar esta disciplina mas quando convocado foi encaminhado para as turmas do projeto TRAVESSIA. A SEE alegou não disponibilizar de carga horária de filosofia para que ele pudesse atuar.

    DESORGANIZAÇÃO é o sobrenome desta gestão da SEE. Eles só são organizados na hora de cobrar dos professores que não ganham nada em contrapartida.

    ResponderExcluir