sexta-feira, 30 de abril de 2010

QUER MUDAR DE PROFISSÃO?

Se alguns pretendem mesmo deixar esta profissão tão dolorosa e injustiçada pode seguir as orientações publicadas por um ex secretário do governo:
1- Inscrever-se em concurso público, preferencialmente que ganhe acima de 15.000,00.
2- Ter parente na comissão organizadora, preferencialmente o Pai.
3- Concurso deve ter duas etapas, a primeira realizada por instituição séria e a segunda qualquer uma desde que local e conhecida dos organizadores.
4- O número de vagas deve ser em dobro das disponíveis (assim você tem o dobro das chaces)
5- Se mesmo assim não conseguir na primeira fase seu Parente muda o edital para a segunda preterindo alguns, incluidos os deficientes físicos e você se garante.
6- Nem precisa estudar você vai receber o gabarito e ficará entre os dez primeiros colocados.

Boa sorte a todos. Se não conseguirem tais opções num concurso lamento porque você teria um grande futuro pela frente como secretario de estado e quem sabe político.

VIRANDO O JOGO

Diante de tudo que passamos não temos mais para onde recuar, portanto é chegada a hora de virar o jogo. Esta expressão muito usada nos meios esportivos não poderia ser melhor neste momento em que o diálogo não funcionou, nosso sindicato é inoperante e nos resta a união para mudar esta situação constrangedora em que fomos conduzidos. Reduzidos a categoria sem vez e voz , recebendo aumentos negativos e precisando de complementação ou esmola para não termos o pior salário do Brasil reduzido. Convido os amigos deste blog a compartilhar comigo idéias para viramos este jogo. Lá poderemos trocar idéias sobre qualquer tema ou ideologias desde que esteja ligada a Educação pública de Pernambuco.
http://professorvirandoojogo.blogspot.com/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escola Artur Mendonça- Moreno/PE

Essa é a situação de algumas salas de aula da Escola Artur Mendonça, Moreno -PE.As fotos revelam uma realidade muito diferente daquela que é alardeada pelo Governo Eduardo Campos. Os problemas são muitos. A falta de cadeiras obriga vários alunos à assistirem aulas sentados no chão, outros, disputam cadeiras não apropriadas para estudantes, sem braços, quebradas. Alguns, se ajeitam em mesas improvidas com bancos no pátio da escola, nessas salas não há ventiladores. Não há mesas para os professores, utiliza-se (quando sobra!) uma ou duas bancas como birôs. Caso mais grave ainda é da 5ª série C manhã e da 6ª série C da tarde , atualmente foram construídas salas anexas, fora da escola. Salas estas que, as divisórias são em gesso e cobertas com telhas Brasilit, também não há ventiladores e o chão está no contra-piso. Sequer existem simples tomadas, quanto mais ventiladores! Nessa sala há uma abertura e a penetração do sol faz com que os alunos passem a aula inteira tentando encontrar um lugar para escapar dos raios solares, a coberta é feita com telhas Brasilit, estas, esquentam e absorvem muito calor. As salas citadas ficam no terreno do lado de fora da escola, estando alunos e professores da mesma expostos para o lado da rua. Não há vigilantes.
Na última chuvada a “salinha” foi praticamente inundada. Imaginem o que deve ser para crianças entre 10 e 11 anos terem que passar mais de 4 horas por dia num ambiente como esse. Que tipo de apredizagem é possível nesse local?
E a Secretaria de Educação insiste em afirmar que, toda essa desgraça foi acordada com os professores.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nova Crise no PT

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/25/politica9_0.asp

O encontro estadual do PT, encerrado ontem, deveria ser uma aclamação da pré-candidatura de Humberto Costa ao Senado e a confirmação da política de alianças do partido. Deveria. Mas transformou-se em mais um episódio de divergência interna entre os petistas. Dessa vez, comum ingrediente a mais: a interferência do Palácio do Campo das Princesas nos assuntos internos do PT. Os 250 delegados presentes ao evento deveriam cumprir a formalidade de aprovar o apoio à eleição da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República (PT) e à chapa de reeleição do governador Eduardo Campos (PSB). Mas um "detalhe"gerou uma confusão que pode alimentar ainda mais o racha do partido, poucos dias após o trauma da escolha entre Humberto e João Paulo para concorrer ao Senado.
Os delegados aprovaram por unanimidade a tática eleitoral do PT, mas fizeram questão de registrar no relatório do encontro uma moção contra a gestão estadual. O texto condenava "o brutal ataque do governo Eduardo Campos contra os trabalhadores da Educação, que desmonta o Plano de Cargo e Carreira da categoria e provoca redução nominal dos salários". O documento desagradou o governador Eduardo Campos e deixou as lideranças petistas temerosas de que pudesse haver prejuízo para a aliança entre o partido e o PSB. Então, começou uma operação para alterar a redação final do relatório. "É uma questão de coerência. Se o PT é governo e quer fazer parte da coligação, não pode trazer a temática sindical para essa discussão", justificou Humberto.
No início da tarde, as lideranças do PT e os representantes das diversas tendências da legenda, além de dirigentes sindicais, reuniram-se a portas fechadas para decidir a estratégia a ser adotada.Três horas depois, deixaram a sala com uma solução. Apresentaram um recurso, a ser votado no plenário, para a retirada da moção. E assim foi feito. Mas boa parte dos delegados deixou o auditório aos gritos de "tapetão", "fraude". "O governo não gostou da moção e se articulou nacionalmente para a retirada dela do relatório final. Isso foi dito pelo próprio Humberto e por Jorge Perez (presidente estadual do PT)", afirmou Gilson Menezes, membro da executiva estadual. A informação foi negada por Humberto, por Perez e pelo líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento.
Aprovado o recurso, teve início o encerramento do encontro. Esperava-se que fosse um ato político em prol de Humberto, inclusive com a participação de Eduardo e de outras lideranças da base governista, cancelado diante do impasse de última hora. Os líderes petistas (Humberto, João Paulo, o prefeito do Recife, João da Costa, deputado federal Fernando Ferro e deputados estaduais) foram convidados para compor a mesa e discursar. João Paulo, Isaltino e Sérgio Leite se recusaram a falar. Humberto, João da Costa, Teresa Leitão, Isabel Cristina e Perez falaram sobre a necessidade de superar o "desencontro"e unificar o partido para a campanha e para a defesa do projeto estratégico que pretende para o estado.

Licença-prêmio

Aos amigos professores, que como eu, pensam em gozar licença prêmio, preparem-se para uma verdadeira via crucis.As gre's não estão liberando nenhum professor, pois segundo eles, não há substituto. Recordo-me muito bem da última greve, onde era colocado na imprensa que a Secretaria de (des) Educação, tinha um quadro de professores de reserva, algo em torno de 1000 professores. Parece que era apenas uma manobra pra pressionar o professor a voltar ao seu ambiente de trabalho. Pois, no momento que o professor se prepara para entrar de licença prêmio, tem o seu direito negado sob a alegação de não haver professor disponível para fazer a substituição.Quero chamar a atenção dos professores, que não é atribuição nossa, encontrar o professor que irá nos substituir.

sábado, 24 de abril de 2010

Educando e marketando

Por Severino Vicente da Silva
Doutor em História e professor da UFPE
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Toda a sociedade brasileira saiu vitoriosa na luta contra a ditadura, contra a censura aos jornais, às televisões, às rádios. Para os mais jovens é insuspeitável a ausência de informações confiáveis nos anos setenta. O silêncio sobre assuntos de interesses de todos era enorme. Finalmente a sociedade conquistou a liberdade, inclusive para aqueles que pouco lutaram e muito lucram com a situação democrática que vivemos nos dias de hoje.
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Mas, se olharmos com atenção mais apurada, veremos que foi o marketing político o mais vitorioso nesses tempos democráticos. Essa palavra – marketing político – nem mesmo era usada. Quando muito se falava em propaganda ou mesmo em “reclame” publicitário. Hoje, percebemos que os governos governam com olho no mercado de votos, no mercado de doações para as próximas eleições. Assim, as obras são inauguradas no dia em que são anunciadas com bastante estardalhaço, pois, afinal, todos precisam saber o que está sendo feito. Mesmo que o que está anunciado é apenas um emaranhado de intenções. Todos nós sabemos que, pelo que é dito nos produtos criados pelos marketeiros não há problema em nenhuma das administrações, seja elas municipais, estaduais ou mesmo a federal. Sabemos da existência de muitos projetos para melhorar a educação, embora nela se invista tão pouco, quando se sabe da tão grande necessidade que a sociedade tem neste campo.
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Quando se pensa na educação, em sua melhoria, quase sempre é para dizer que o professor precisa melhorar, mas não há incentivos para que ele continue a estudar. Pelo contrário, procura-se um meio de inibir aqueles que foram fazer uma pós graduação, seja ela de latu ou de strictu senso. Não se permite aos professores que eles pensem em uma reciclagem de seus conhecimentos, e a preocupação para que ele fique 100% de seu tempo em sala de aula, não lhe dá chance de leitura e debate com os colegas para aperfeiçoar as suas leituras. Colégios sem espaço para professores encontrar-se e conversar, são os mesmo que não têm equipamentos para recreação dos alunos.
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Muitas vezes a ausência de material escolar tem obrigado professores a utilizar o seu salário para gerar o material necessário para a aula. Mas, o marketing governamental faz crer que tudo está bem nas salas de aulas e apenas o professor não coopera. Sim, os professores deveriam cooperar como os sindicatos e as associações estão colaborando com os governos, com o seu silêncio e a sua incapacidade de articular-se com a sociedade. Lamentável a falta de interesse de todos, inclusive de professores, sobre o presente e futuro da educação de nossa gente!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ednaldo Santos - um comentário digno de aplausos!

Desmatamento em Suape é aprovado

Para tristeza dos ativistas e pescadores que se mobilizaram contra, o Projeto de Lei nº 1496 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Foram cinco votos a favor e três contra.
A aprovação permite o desmatamento de 1.076,49 hectares de vegetação nativa, sendo 893,4 hectares de mangue, 166,06 de restinga e 17,03 de mata atlântica no Complexo Industrial e Portuário de Suape.
A remoção da vegetação foi justificada como necessária para a ampliação do complexo e construção de mais de cinco estaleiros no Cluster Naval da região.
Votaram contra Augusto Coutinho (DEM), Pedro Eurico (PSDB) e Jacilda Urquisa (PMDB). Foram favoráveis André Campos (PT), que preside a comissão, Augusto Cesar Filho (PTB), Isaltino Nascimento (PT), Raimundo Pimentel (PSB) e Teresa Leitão (PT).
Aos defensores da vegetação, ainda resta uma luta. Devem monitorar e pressionar para tentar garantir que a “compensação” do desmatamento seja feita de uma maneira válida.
blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/?p=5469

Escola Santa Sofia

Escola Santa Sofia, como muitas escolas da rede funciona num prédio alugado em plena avenida Belmino Correia, centro de Camaragibe. Há apenas uma passagem para entrada e saída de pessoas, contrariando as normas de segurança para funcionamento de uma escola. As aulas são normalmente interrompidas devido ao barulho do trânsito, principlamente em períodos de campanha politica. O calor é insuportável, a quadra fica dentro da escola e, envolta pelas salas de aula. É coberta por telhas Brasilit. Das 12 salas de aulas 2 apenas, receberam arcondicionado esse ano, gerando desconforto e discordia entre os alunos. A biblioteca, a sala de computação e a vigilancia do portão ficam nas mãos dos amigos da escola, não há funcionários. Algumas salas estão com os vidros quebrados, quando chove muito, o esgoto dentro da escola (na quadra) transborda, hoje mesmo foi um festival de baratas (para o desespero de muita gente). Porém, por ter cumprido as metas (que ninguém sabe quais) da INDG, a escola foi contemplada ano passado com o 14º salário, ou seja, esta é uma escola 100%. Na greve do ano passado a diretora deu entrevista condenando o movimento, por conta disso foi convidada pelo governo à visitar o palacio com alunos em plena greve e foi contemplada com um banda marcial para a escola, o que não é prioridade para professores e alunos.






quarta-feira, 21 de abril de 2010

Para deputado estadual, tudo é possível!

Quando um professor da rede estadual adoece, em geral ele procura o hospital dos servidores do estado,hse. de posse do atestado médico indicativo dos dias que deve se afastar do trabalho, o professor entrega o documento a direção da escola. recebe então a notícia de que terá de repor as aulas referente aos dias em que esteve afastado mesmo sendo por motivo de doença. em contrapartida, os deputados estatuais, vão ficar sem trabalhar até a próxima segunda feira, dia 26 de abril. tudo isso por conta do feriado de 21 de abril. para os ilustres deputados não existem os tais 200 dias letivos, que obrigam os professores a uma jornada bastante cansativa.

A VERDADEIRA CARA DE EDUARDO CAMPOS!


Esta é a verdadeira cara desse coveiro da educação...

Escola Antonio Correia no escuro e no abandono!

Estas imagens não farão parte da propaganda oficial, mas retratam a realidade da educação pública estadual em Pernambuco. A Escola Antonio Correia, em Camaragibe, passa por uma situação dramática. O prédio original da escola estava afundando e a escola precisou ser removida "provisoriamente" para outro local enquanto as obras de reestruturação ocorressem, mas isso se passou há dois anos e nada foi resolvido. A escola original foi demolida, nenhuma parede nova foi erguida até agora e aquilo que era solução provisória parece uma tortura permanente. O prédio provisório não tem a mínima condição de abrigar adequadamente a escola, pois não há espaço para acomodar as atividades administrativas e docentes.
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Para completar o rosário de calamidades, foi realizado o corte do fornecimento de energia elétrica pela CELPE na tarde de ontem. Este absurdo também não é novidade, pois já ocorreu mais de uma dezena de cortes de energia pela companhia privatizada no governo do inimigo da educação Jarbas Vasconcelos.
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Abaixo estão fotos flagrantes da operação da CELPE e ainda (em outros posts também abaixo) podem ser conferidas mais imagens que denunciam o abandono da escola.
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Escola Antonio Correia - precariedade estrutural

As fotos abaixo retratam o ambiente de funcionamento da escola, onde alunos praticam educação física nos corredores, entre armários que não podem ser acomodados em salas (pela falta de espaço ou mesmo falta de salas) e entre os freezeres que não cabem nos espaços próprios para acomodação da merenda escolar.
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Escola Antonio Correia - protesto

Comunidade escolar em protesto pela educação pública em Pernambuco:
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Professor realiza protesto simbolizando a crucifixação da comunidade escolar:
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Escola Antonio Correia - fotos da obra interminável

Obras que ocorrem há dois anos sem sinal de que estão próximas de alguma conclusão:
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Escola Miriam Seixas 2

O imóvel acabado da foto acima é uma escola pública estadual de Pernambuco. Trata-se da Escola Miriam Seixas, em Prazeres (mais fotos aqui), que tem salas demarcadas por divisórias, ventiladores insuficientes e, enfim, péssimas acomodações para alunos, professores e demais servidores.
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Só por curiosidade, temos algumas perguntas: A área de recreação da escola fica na rua? E a quadra de esportes? Algum secretário de educação já teve a coragem de aparecer por lá para oferecer à comunidade alguma justificativa para o fato de a escola funcionar num prédio absolutamente inadequado? O governo investiu por lá algum centavo dos milhões anunciados para investimento em reformas nas unidades escolares?

O sapo e o professor

O PIOR SALÁRIO DO BRASIL

"Quem tem medo de professor?"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O ALTERNATIVA

O Blog Alternativa Sintepe, foi criado na greve de 2007 por iniciativa de Paulo Alexandre Filho. Surgiu da necessidade em termos um local em que pudéssemos trocar idéias, criticar, sugerir, divulgar, e se informar a respeito de atividades e outras coisas referentes à nossa categoria. Em momento algum o Alternativa serviu de veículo de propaganda para este ou aquele político, nem de esquerda, nem de centro, nem de direita. Nenhum. E isso, é atestado pelos que seguem o blog desde sua criação, a liberdade de expressão sempre foi respeitada nesse espaço, e será. Cada um tem direito de querer e fazer campanha para o candidato que achar conveniente, porém o Alternativa não pode, nem deve ser utilizado para tal fim, não foi para isso que o blog foi criado. Estamos à serviço dos interesses dos trabalhadores em educação, assim, continuaremos denunciando as atitudes de qualquer "Inimigo da Educação", seja o 'sinhô' Eduardo Campos, ou Jarbas Vasconcelos, por sinal, lembrados pelo nosso companheiro Indignado quando em uma de suas charges mostrou com muita propriedade que estes, são "Farinhas do Mesmo Saco".
Agradecemos e contamos com a compreensão de todos(as) os(as) companheiros(as) que têm colaborado e ajudado a consolidar o Alternativa.
Abraços,
Maria Albênia ( malbenia@gmail.com)

domingo, 18 de abril de 2010

Escola Miriam Seixas

Enquanto o governo comemora a inauguração da nova e confortável sede da Secretaria de Educação, há escolas que estão caindo aos pedaços. As fotos abaixo testemunham o sucateamento de nossa educação pública e contrariam a propaganda oficial. Esta é a Escola Miriam Seixas, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. As divisórias nas salas e todo o aspecto ilustrado pelas fotos demonstram como alunos e professores sofrem diariamente enfrentando desconforto, precariedade e um calor absurdo - males que não afetam os burocratas adorados pelo governo.
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Nosso e-mail está sempre disponível para o recebimento de fotos que indiquem a realidade das escolas públicas estaduais de Pernambuco.
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Dignidade docente

Texto enviado por Marinete Neves Leite,
professora da rede estadual e mestra em História
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As nossas algrúrias como professores do Estado do Pernambuco não têm fim. Resta-nos, o direito de expressão e de nos apoiarmos como profissionais com a consciência de que devemos lutar juntos e não aceitar sermos tratados como profissionais, não de terceira categoria, mas de nenhuma categoria, como vem afirmando em discursos e práticas o governador de Pernambuco que, através do sistema educacional, na figura do já afastado secretário de Educação (o "competente" administrador Danilo Cabral) e candidatos às próximas eleições, ostentando na mídia sem nenhum constrangimento ou vergonha o nosso miserável salário, e consequentemente, nos expondo a "chacota", ao constrangimento e vergonha, ímpares. Esse é o meu, e acho que na verdade, é nosso sentimento.
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São anos de luta, sem reconhecimento concreto. Temos sido submetidos a pressões de todo tipo, e considero a nossa condição como um "prejuízo irreparável", devido ao escandaloso assédio moral do qual somos vítimas. Assédio moral fundamentado numa política de desvalorização do nosso exercício como professores. Xingamentos, agressões e ameaças de alunos, precárias condições de trabalho, além de salários ínfimos, tem-nos fragilizado ao longo do tempo. Computadores e jornais, não devem servir para camuflar, a nossa verdadeira condição. Não podemos aceitar a mordaça, o cabresto, a intimidação... Como sou professora de História, dias desses lembrei-me da frase famosa da época da Ditadura: "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O!". Será possível aceitar semelhante situação na educação? "EDUCAÇÃO, AME-A OU DEIXE-A".
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Somos profissionais com formação superior, especialistas, mestres e doutores, muitos, como eu, procurando uma saída, não aguentamos mais tanta desvalorização! Nossa estima está em baixa, em situação abissal. De fato, penso que para o profissional em educação do Estado de Pernambuco, como diz, um amigo de luta "o fim está próximo". Conheço diversos colegas que pediram exoneração, reduziram carga horária... Estão doentes... Acho que o modelo de educação adotado pelos últimos governantes, entre eles, o Sr Jarbas Vasconcelos (que absurdamente vetou o desconto em folha da nossa contribuição sindical, como forma de nos enfraquecer como categoria) e o mais novo inimigo da educação, o Sr. Eduardo Campos, tem contribuído para o esvaziamento do quadro de profissionais com formação e capazes, salvo àqueles, que se encontram nas "escolas integrais "cujos salários são verdadeiras "lendas ou mitos", colegas que têm se encolhido diante do histórico monstro "Leviatã", tão bem representado no caso do governo que ora detém o poder em Pernambuco.
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Por tudo isso, não podemos aceitar uma "divisão" que nos distancia como professores e professoras, temos que nos erguer, apesar de tudo e por tudo, precisamos acreditar, não no governo de Pernambuco, mas em nós mesmos, e na nossa capacidade de superação. Devemos, também, avaliar o encaminhamento dado por nossa representação sindical a esse processo que já vinha se desenhando e que culminou com o “estrangulamento” dos prazos num ano de eleitoral. Agora, não cabe recurso?! Como chegamos a esse ponto?! Ficamos “adormecidos em berço esplêndido”, acreditando na honestidade e transparência daqueles que elegemos, pois a causa da educação é nobre e justa? A educação serve para “barganha eleitoral”, para a bandeira do “Pré-Sal”, mas verdadeiramente, serve a quem?!
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Somos muitos, temos família, amigos, alunos. Devemos manter firme a nossa corrente, e assim, fazer tudo para que políticos como os que estão no poder (que legislam e executam em causa própria) não sejam reeleitos, é uma questão de honra e dignidade!

Exemplo de Ética.....

Quero deixar uma pergunta para todos os colegas professores: Você participaria de um concurso público onde o seu Pai fosse o presidente da comissão organizadora?
Pois é, sei que não, mas tem ex secretario que participou ficou com um modesto 78º lugar quando haviam vagas só para 72 e deram um jeito.....Depois eu conto o resto.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ESTRUTURA PRECÁRIA

Publicado em 15.04.2010, às 16: 50 Fabiana Maranhão Especial para JC Online
Foto: Maria Albênia Silva/ Especial para o JC Online
Proximidade do inverno preocupa alunos de escolas públicas do Grande Recife. Quando chove, a água invade a Escola Estadual Torquato de Castro, em Camaragibe, no Grande Recife. Ainda falta pouco mais de dois meses para o início do inverno, mas alunos, professores e funcionários de escolas públicas da rede estadual de ensino do Grande Recife estão apreensivos. Com proximidade da época das chuvas, eles temem que elas voltem a trazer prejuízos. A reportagem do JC Online esteve na Escola Estadual Miriam Seixas, em Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A situação da unidade é precária. Com cerca de 800 estudantes, divididos em três prédios alugados, a escola apresenta diversos problemas estruturais .Pior do que ver a situação da escola, onde tudo parece ser improvisado, é ouvir o relato de alunos e professores que estão preocupados com a proximidade do inverno. Eles contam que a unidade é invadida pela água. As goteiras se espalham pelo teto e pingam nos livros e cadernos dos estudantes. Um professor já chegou a usar um guarda-chuva em sala de aula para não se molhar. Quem estuda na Escola Estadual Torquato de Castro, em Camaragibe, no Grande Recife, também sofre quando chove. Fotos enviadas pela professora Maria Albenia Silva mostram infiltrações nas paredes e água no chão da escola. "No período de chuva, as paredes da escola ficam encharcadas", lembra. Essas duas unidades de ensino são as mais afetadas pelas chuvas na avaliação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe)."Mas considerando a realidade da Região Metropolitana do Recife, nós podemos dizer que a grande maioria das escolas, em momento de chuva torrencial, tem as aulas suspensas por falta de condições", avalia. A rede estadual de ensino possui 1.107 escolas. Quase metade fica na Região Metropolitana do Recife (560).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

NÃO ESQUEÇAMOS OS TRAIDORES DA EDUCAÇÃO

Gostaria de pedir a ajuda dos colegas no sentido de localizar as bases eleitorais, bem definidas, dos deputados inimigos da educação e desta forma focar futuras reações de forma direcionada aos seus redutos. Quem souber vá somando informações e em breve teremos uma radiografia dos municípios que precisaremos atingir. Duas semanas atrás vi uma caminhonete de município de Serinhaem com o adesivo do "Querido" ex secretário de educação, devem ter muito a agradecer.

EU ATÉ SI RIO....

Esta frase, se posso assim dizer, fez parte da minha infância. Eu tinha uma vizinha que não teve a grata oportunidade de freqüentar uma sala de aula, ter um professor e sempre que comentávamos algo ridículo, fora do sério, do entendimento de qualquer ser humano normal ela saia com esta frase. Como se dissesse faz me rir.
Nos últimos tempos, com a atuação dos governantes e de tabela o nosso Sintepe EU até si rio.
Li no site do sindicato, não que seja contra, só não considero prioridade no momento em que nos encontramos, encontro sobre isto, simpósio sobre aquilo, caravana para aquilo outro, panfletagem e bandeiraço.
Francamente, não está na hora de visitar escolas, confrontar realidades, agir. Formamos um grupo ainda reduzido e conseguimos traçar e criar um norte para algumas demandas que poderiam servir de suporte para ações do sindicato e nada.
Quando nos defrontamos com um parque inaugurado que não funciona e tem parecer de arquitetos e engenheiros que deveria ser demolido, fico pensando se estamos anestesiados ou somos o povo mais pacífico do mundo. No nosso caso em particular, vemos exemplos da escola colocados pela colega e sabemos que esta faz parte de uma massa falida que deve chegar a 80% de nossas instalações publicas estaduais e municipais de educação. Galpões, calor, falta d’água e condições sanitárias mínimas. Mesmo assim o governo fala das 60 escolas (de referência?) como se fossem o perfil de todas as escolas do estado. Precisamos saber da realidade destas e as 100 semi integrais para consolidar o que desconfiamos e precisamos dos colegas que trabalham nestas escolas para nos dar um parecer deste percentual de 6% do total de 1106 escolas estaduais no nosso estado. A população precisa conhecer a realidade e saber que seus filhos merecem, todos, sem distinção, de uma escola de qualidade e sem descriminação.
Daí não me resta nada senão lembrar minha vizinha e EU ATÉ se rio...

Escola Guedes Alcoforado


Situação da Escola Guedes Alcoforado/Olinda:
Quadro 'verde' fixado com com prego, algumas salas de aula estão sem vidro possibilitando entrada de água de chuva, bancas e portas quebradas, o sanitário dos professores mais parece um depósito de tralhas. Há salas construídas em combogós. Pelo visto, esta é mais uma das escolas da rede pública de Pernambuco que escapou da reforma que custou 350 milhões aos cofres do Estado.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Repasses do FUNDEB

JANEIRO : R$ 109 858 684, 52
FEVEREIRO: R$ 96 133 737,

SOMOS QUASE SESSENTA

Quando chegarmos a setenta e cinco poderemos com dez reais de cada um colocar os dois primeiros outdoors de uma série. As propostas estão mais concretas e crescemos a olhos vistos.
Parabéns para este esforço conjunto, vamos convidar mais hum! Cem é meta ainda este mês.

Eduardo Campos quer destruir o Estatuto do Magistério

Além de destruir o Plano de Cargo e Carreiras dos Trabalhadores em Educação, o governo Eduardo Campos quer também acabar com o Estatuto do Magistério. As GREs instruem diretores/as de escolas no sentido de cobrar dos professores a reposição de aulas em dias de sábado, no recesso e nas férias, recusa-se liberar professores em licença prêmio ou para atividades de pós graduação. E ainda escolhem um dia para que, realizemos aulas-atividades na escola.
Estranho é a afirmação de Ivoneide Dantas (SDP) quando diz não haver orientação alguma da Sec. de Educação no sentido de tais cobranças. Ora, porque então todas as GREs estão falando a mesma língua e repetindo a mesma coisa? Companheiros/as, façamos valer o Estatuto, uma instrução ditada pela SEE não pode ser maior que a LEI, pensem nisso. Segundo o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, precisamos repor os CONTEÚDOS e isso é o professor que determina, pois há diferentes formas de reposição (exercícios /casa, pesquisa, atividades extra-classe etc.), quanto aulas aos sábados, no recesso ou em período de férias, só os insanos técnicos-de-bunda- em- gabinete da Secretaria de Educação é que podem inventar uma coisa dessa. Prática absurda que vai na contra-mão do Estatuto do Magistério. As aulas atividades, somos nós que deveremos dizer como poderemos exercê-las, inclusive podem ser trabalhadas em 'janelas' e ainda, há a necessidade de um ambiente propício para desenvolvê-las na escola. Participar de assembleias, e outras atividades sindicais, é direito estabelecido por LEI.
Entrem no site do SINTEPE copiem o Estatuto do Magistério e divulguem na escola, denunciem as irregularidades ao setor jurídico do Sindicato.

domingo, 11 de abril de 2010

FAÇA DA SUA INDIGNAÇÃO UMA AÇÃO.

Queremos informar às “vossas excelências” que, em virtude de vossas atitudes, talvez inspirada na semana santa, mais especificamente no personagem JUDAS, em acatar o descaso do GOVERNADOR com as escolas públicas colocando a última pedra para enterrar o pouco de oxigênio que ainda nos restava.

Estaremos, nós, também inspirados na semana santa, começando um processo de oração, que não é nenhum Pai Nosso e muito menos Ave Maria. Obviamente, não será pelos senhores, mas, com certeza, terá vossos nomes encabeçando a nossa ladainha. Essa reza, corrente, novena, fará parte de uma ação chamada A CRUZADA DOS 150 DIAS. Começará no dia 03 de Abril e se encerrará no dia 03 de outubro de 2010. Esta cruzada fará parte da ação de todos os professores que trabalham no estado de Pernambuco, do litoral ao sertão. Serão 51.000 professores da ativa e aposentados, que atuarão dentro e fora das escolas.

A atividade começará todas segundas feiras, em todas as aulas. Os professores reservarão 05 minutos para mostrar a face daqueles que CONDENARAM a educação a mais 500 anos de descaso e abandono, sabendo estes que : ONDE NÃO EXISTE EDUCAÇÃO, NÃO EXISTEM SAÚDE e SEGURANÇA. Nosso povo tem a fama de esquecer muito rápido tudo de ruim que acontece, então essa cruzada servirá para lembrá-los durante estes 150 dias que antecedem a ELEIÇÃO.

Será o espaço que, nós, “os derrotados”, teremos para travar nossa batalha e lembrá-los nesses 150 dias as atitudes do GOVERNADOR e de “VOSSAS EXCELÊNCIAS”. Então as bravatas de vocês não terão onde ressoar. Por que todos saberão que vocês estavam lá e contribuíram também colocando sua pedrinha para AFUNDAR A EDUCAÇÃO, com vossa omissão e vosso descaso. Em tudo que os senhores, tocarem serão como a praga do rei Midas, estarão condenados. A candidatura própria ou o apoio a quem quer que seja, serão associados a “Eles CONDENARAM a Educação”.

Obviamente não indicaremos em quem essas pessoas irão votar, mas com certeza vamos lembrar todos os dias em quem elas NÃO DEVERÃO VOTAR . E os SENHORES vão estar nela, na nossa corrente de oração. Não se preocupe, por que não entraremos em greve. Muito pelo contrário, queremos manter a comunidade próxima, justamente para exercermos o papel de formadores de opinião que nos cabe. Os pensadores ou os que instigam o pensamento.

Então SENHOR GOVERNADOR e SENHORES DEPUTADOS, está nas mãos dos senhores a continuação do mandato ou sua condenação na história. Vocês amargarão a manchete do Jornal do Commércio, do dia 25 de março de 2010, intitulada PROFESSORES DERROTADOS até o final dos seus dias. E como tudo tem um preço, não mirem-se no exemplo de PÔNCIO PILATOS e lavem as mão como se nada acontecesse. Talvez essa água saia muito cara. Nossa semana santa começa agora, nosso jejum vem de muito tempo com a ausência de respeito e valorização. Estranhamos o governador dizer-se com o coração partido, por não ter dado o aumento aos professores, pois como se pode partir o que não se tem.

Pernambuco nunca teve, escutem bem, nunnnnnca teve um governador ou político que agisse efetivamente em prol da educação além dos discursos de campanha e nessa leva estão “VOSSAS EXCELÊNCIAS”.

Nossa metodologia, já que nos somos professores, se dará da seguinte forma: começaremos com os alunos nas aulas, depois com pais, até mobilizarmos toda a escola e comunidade em marcha, até o dia 03 de outubro, para que vocês mostrem, diante de todos, de que lado estão. Panfletaremos implacavelmente a imagem daqueles em quem NÃO DEVEMOS VOTAR.
Lembrem-se:

Hoje é o dia da caça, amanhã , do caçador.

Hoje fomos vossos reféns, dependemos de vossos votos para nos valorizarmos, amanhã com certeza serão os senhores que precisarão dos nossos votos e nós usaremos a PENA DE TALIÃO: “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE”. Não se esqueçam disso.



Boa Semana !

Sugestão para o Sintepe...(com todo respeito)

Venho observando que este nosso blog tem servido de referência para algumas ações do Sintepe. Após comentários e promessas de novas ações junto aos componentes do blog notamos de imediato umas notas mais ásperas e não tão coleguinhas do governo nos últimos domingos. Bom, se pensarmos qual evento vai ter mais gente assistindo nos próximos dias? As semifinais do campeonato pernambucano de futebol. Idéia para os dirigentes do Sintepe e professores torcedores "sofredores". Vamos encher os estádios com faixas e slogans divulgando nomes e situação atual das escolas e professores. Se a globo não focar nas faixas outras farão. Mais uma sugestão: se alguém conhece alguém que conhece alguém que conhece um jogador famoso, marqueteiro tipo brasão pede para ele fazer um gol para os professores sofridos do time dele, duvido que ele não tope!! Além de tudo estas partidas são assistidas no estado inteiro com chances de aparecer um lance ou outro no Fantástico.
Bom, barato e com grandes chances de resultados.

"O fim da greve é o fim": reflexão sobre a greve em São Paulo

O texto abaixo apresenta uma reflexão sobre a situação do último movimento grevista de professores em São Paulo. Muitos dos aspectos discutidos ou refletidos identificam também nossa situação. Vale a pena fazer esta leitura.
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O fim da greve é o fim
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Não dava pra imaginar um final mais melancólico para a greve. Trinta dias de paralisação parcial, com uma adesão decrescente dos professores, terminam assim, sem nenhum resultado, com direito a bate boca entre os manifestantes e a direção do movimento... E agora, o que fazer? Quanto a mim, vou levar em frente os dias que me restam como professor, gozando desses 25% concedidos aos 20% melhor colocados na prova de "promoção por mérito", coisa altamente questionável e aceita, pelo visto, pelos professores. O governo, como dizia um antigo colega, age maquiavelicamente, vai minando a categoria, dividindo-a em classes (OFAs e efetivos, OFAs categorias F e L, aprovados e reprovados na prova classificatória para os OFA, e agora aprovados e reprovados na prova de "promoção por mérito"). Formam-se assim uma miríade de subcategorias entre a classe dos professores da rede estadual, cada uma delas com seus interesses específicos que inviabilizam a unidade em torno de uma causa. O governo criou o tenebroso BÔNUS, que em seus critérios (se é que há algum realmente), considera a assiduidade. O professor que optar pela greve perde o bônus... O professor que reprovar demais perde o bônus. O professor que não conseguir manter o aluno na escola perde o bônus. O bônus acaba criando uma imagem fictícia de escola que aprova, escondendo o fracasso escolar massivo que é a situação real. Mas isso não importa para os técnicos e burocratas, uma vez que as estatísticas ficam bonitas.
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Ninguém, exceto nós que estamos vivendo isso cotidianamente, conseguiria imaginar o pesadelo que se tornou o ambiente escolar, assolado por legislações punitivas, assolado por incompetência profunda dos órgãos administrativos, assolado pela legião de jovens alucinados por anos de negligência parental e por exposição ao lixo mais torpe que sai das TVs e seus congêneres. Estar na escola hoje, na posição de professor, é estar exposto a situações surreais, inimagináveis...
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E pelo que vimos nesta greve que se canibalizou nesta quinta-feira, dia 8 de abril de 2010, estamos dispostos a conviver com toda essa enxurrada de lodo...
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Fonte: http://minhavidadeprofessor.blogspot.com/2010/04/o-fim-da-greve-e-o-fim.html

ESTATUTO do MAGISTÉRIO ( trechos)

JORNADA DE TRABALHO
§ 4º - A hora-aula atividade compreende as ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
a) elaboração de planos de atividades curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
b) participação em eventos, reflexão da prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de experiências;
c) aprofundamento da formação docente;
d) participação em reuniões de pais e mestres e da comunidade escolar;
e) atendimento pedagógica a alunos e pais.
Art. 17 - O professor regente planejará anualmente a utilização de suas horas-aula atividade, devendo desenvolve-las na escola.

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Art. 21 - Além dos direitos previstos nas normas gerais aplicáveis ao servidor público, são direitos específicos dos ocupantes dos cargos das carreiras do magistério.
III - dispor, no ambiente de trabalho, de instalações e material didático-pedagógico suficiente e adequado e de informações educacionais e bibliográficas que permitam desempenhar com qualidade suas atribuições;
VI - participar de congressos, seminários, cursos e outros eventos referentes à educação;

DAS FÉRIAS
Art. 24 - O professor vinculado ao Magistério Público gozará anualmente 30 (trinta) dias de férias.
Parágrafo Único - O período de férias dos professores lotados em escolas situadas em áreas caracterizadas pela sazonalidade da produção econômica atenderá as peculiaridades regionais.
Art. 25 - Fica garantido recesso escolar de 15 (quinze) dias, preferencialmente entre o primeiro e o segundo semestre de cada ano, a ser fixado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

DA SUBSTITUIÇÃO
Art. 26 - O professor em regência de classe será substituído em suas faltas, impedimentos, licenças ou afastamentos por professor de igual ou superior habilitação, vinculado ao Magistério Público, que permanecerá apenas enquanto perdurar a situação que deu causa.
§ 1º - Em caso de falta ou impedimento inferior a 5 (cinco) dias consecutivos, o professor obriga-se a efetuar a compensação das aulas.
§ 2º - Tratando-se de falta, impedimento, licença ou afastamento por período igual ou superior a 5 (cinco) dias consecutivos, caberá a direção da escola e a Diretoria Executiva Regional de Educação, respectiva, efetuar a substituição.

DOS AFASTAMENTOS
Art. 28 - Ao professor será concedido afastamento sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens, além dos assegurados pela legislação em vigor, para os seguintes fins:I - participar de congressos, seminários, encontros, cursos, atividades sindicais e outros eventos relacionados a atividade docente ou técnico-pedagógica respectiva, desde que devidamente autorizado, segundo critérios definidos em regulamentação específica;

sábado, 10 de abril de 2010

AGENDA SINTEPE

Abril:
09 - Plenária na Regional do Sertão do Pajéu 9:30 h;
14 - Reunião do Conselho Estadual do FUNDEB, no Conselho Estadual de Educação (av. Rui Barbosa) 10h;
Reunião do Fórum Estadual de Formação de Professores no auditório da UPE, 14h;
15- Panfletagem e Bandeiraço na Praça do Derby, 15h;
15 a 17- Encontro Estadual do SINTEPE sobre Escola sem Homofobia (auditório Sintepe) 17h ;
16 - Reunião do Setorial da Educação da CUT/PE, na CUT ,9h ;
19 a 25- XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública (tema: Piso e Carreira andam juntos);
20- Coletiva com a Comunidade Escolar nos Locais de Trabalho sobre o Piso e a Carreira;
22- Debate Estadual sobre Avaliação Educacional (local a definir) 9h;
23- Ato Político, Cultural e Educacional na Regional do Sertão do Vale do São Francisco. Inauguração da Sede do Sintepe em Orocó;
24- Panfletagem e Bandeiraço na Feira de Casa Amarela, 8h ;
27- Audiência Pública Nacional sobre as Diretrizes de Carreira para os Funcionários das Escolas;
29 e 30- Seminário Saúde e Prevençaõ nas escolas para dirigentes do Sintepe ( auditório Sintepe) 9h.

Artigo sobre a importância do professor

A tragédia que ocorreu durante os dias de chuva em Angra dos Reis no inicio do ano e, há poucos dias em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, causaram enorme comoção e espanto em todo país, passados alguns dias e visualizando o cenário de destruição em conseqüência destes eventos, constata-se em vários discursos midiáticos a inoperância do poder publico em permitir ocupações em áreas de risco e em lugares onde até pessoas menos esclarecidas não se arriscariam a morar. Da montanha de lixo que era, e ainda continua sendo o morro do Bumba em Niterói. Que nosso pais carecem (aliás, este é o pais das carências), sobretudo de uma política voltada para suprir uma carência tão elementar do cidadão que é sua moradia, ou seja, de uma política habitacional eficaz e continuada, já não é novidade, mas pelo menos salvaguardar áreas que oferecem alto risco a população é o mínimo que se possa esperar dos chefes de Estado, independente da coloração partidária. Em entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil da Rede Globo em 09/04/10, o prefeito de Niterói que se encontra no terceiro mandato disse cinicamente que não sabia, não tinha sido informado do altíssimo risco que estavam sujeitos os moradores do morro do Bumba, um lixão desativado onde em 2004 especialistas da Universidade Federal Fluminense alertavam através de um estudo que todos deveriam ser removidos da área. Parece que, segundo o prefeito o resultado desse estudo teve o mesmo destino do lixo que era depositado outrora naquele lugar.
A tragédia de Angra dos Reis, não foge muito da problemática de omissão do Estado, porque permitir que indivíduos de classe média ocupem áreas com alta declividade em um terreno com cobertura argilosa numa área de alta pluviosidade? Será que o corpo técnico da prefeitura local é tão insuficiente /incompetente ou não é colocado a serviço dos seus cidadãos pelo chefe do executivo, sua verdadeira função constitucional. A resposta a esses sérios problemas pode ser dada ao longo do tempo, sim porque questões dessa envergadura levam anos para serem concluídas, daí a importância do planejamento do espaço tanto em nível urbano quanto nacional.
Esse fato recentemente ocorrido nos obriga a uma série de reflexões, já expostas acima, mas existem outras que podem ser desenvolvidas dentre estas destaco a importância da educação como já dizia Immanuel Kant, filosofo alemão há quase dois séculos “O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação”, desta forma destacamos o papel do condutor /mediador do conhecimento: O Professor.
Mas qual a relação dos fatos citados no inicio deste artigo e a educação, na verdade existe uma relação importante na medida em que o professor de todos os níveis de ensino esta formando com sua pratica cidadãos. O conhecimento construído pelo corpo de cientistas tanto no Brasil quanto nos outros países do mundo, é apreendido pelos professores os quais tem a missão de transmiti-los aos seus alunos, aliás, todo cientista deveria ter formação pedagógica porque de nada adianta produzir conhecimento sem saber torná-lo cognoscível. Na disciplina de Geografia, por exemplo, existe a possibilidade de trabalhar situações problema relacionadas a cenários idênticos ao que ocorreram recentemente no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, o conhecimento deve estar à disposição da sociedade, para que esta possa se desenvolver e aprender como lidar melhor com os problemas que lhe afetam, tal ação pode ser efetuada também por outras disciplinas. Desta forma, percebe-se claramente que a escola possui um papel importantíssimo na sociedade nas quais o principal ator a fazê-las funcionar são os professores como agentes transformadores da sociedade. No momento atual isso pode parecer apenas um consolo aos docentes, no entanto, são nos momentos de crise que precisamos buscar soluções através de novas formas de enxergar os problemas. Já dizia Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”, mas acrescento outro componente a esta frase, “Um país se faz com homens, livros e professores”.
Referencias:
DELORS, Jaques. Educação Um Tesouro A Descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI. UNESCO, Brasília 2002.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Paulo: Editora Unimep, 1996.

Rosivaldo Rodrigues do Nascimento
Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PSB: um vexame para a educação nacional!

Uma breve olhada no ranking salarial de professores no Brasil não deixa dúvidas: é rotina para o Partido Socialista (?) Brasileiro pagar salários vergonhosos aos professores. O PSB administra 3 estados: Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
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Confira abaixo o G-6 do vexame (os seis estados que pagam os piores salários do Brasil) e note bem uma coincidência bizarra: os três estados governados pelo PSB estão na lista!
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21º - Ceará (PSB) - R$ 1.327,66
22º - Rio Grande do Sul (PSDB) - R$ 1.269,66
23º - Paraíba (PMDB) - R$ 1.243,09
24º - Rio Grande do Norte (PSB) - R$ 1.157,33
25º - Goiás (PP) - R$ 1.1084,00
26º - Pernambuco (PSB) - 1.016,00

Dos Afastamentos

O Governo do Estado continua dificultando a saída de professores que querem gozar licença prêmio. A mesma alegação de sempre: falta substituto. Ora, na última greve realizada ano passado, o próprio Governo do Estado, alardeava em alto e bom som, dispor de um quadro de reserva de professores. Salvo engano, foi divulgado na época, que a Secretaria de Educação, tinha um quadro de reserva de mil professores para substituir os greveistas. Mas, agora quando se trata se substituir o professor para que o mesmo possa gozar a licença prêmio, vem a mesma velha desculpa de não ter professor substituto. E mais, não existe base legal alguma na afirmação que, professor só poderá afastar-se quando tiver outro para ocupar o lugar.
Conclui-se que o Governo não fala a verdade quando afirma ter professores de reserva, se isso fosse verdade, do quadro de reserva realmente existir, não haveria nenhuma dificuldade do professor se afastar e gozar de sua licença prêmio, que de fato é um direito adquirido.
Estatuto do Magistério:
DA SUBSTITUIÇÃO
Art. 26 - O professor em regência de classe será substituído em suas faltas, impedimentos, licenças ou afastamentos por professor de igual ou superior habilitação, vinculado ao Magistério Público, que permanecerá apenas enquanto perdurar a situação que deu causa.§ 1º - Em caso de falta ou impedimento inferior a 5 (cinco) dias consecutivos, o professor obriga-se a efetuar a compensação das aulas.§ 2º - Tratando-se de falta, impedimento, licença ou afastamento por período igual ou superior a 5 (cinco) dias consecutivos, caberá a direção da escola e a Diretoria Executiva Regional de Educação, respectiva, efetuar a substituição.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Socialismo do PSB/PT/PC do B matou a educação e os educadores do estado de Pernambuco

Depois da greve do ano passado ter sido decretada ilegal, depois dos salários dos professores grevistas terem sido descontados, depois do governo deixar de dar o devido, prometido e merecido aumento dos professores no 3º quadrimestre de 2009, depois de Janeiro ter passado sem o aumento, depois do MPPE permitir que o governo descumpra a lei do piso e incorpore as gratificações em Março quando a lei versa que os administradores teriam até 31de Dezembro de 2009 para isso, depois do governador destruir o nosso plano de cargos e carreiras, fazendo com que um professor que passou mais de quatro anos na universidade ganhe R$9,00 a mais que um professor com apenas ensino médio, que um mestre e doutor ganhe menos que um professor de escola de referência que foi escolhido pelo sistema QI(quem indica). Depois que o governador propaga pela mídia que paga o piso salarial e baixa o salário dos professores que antes já era o pior salário do País, agora ganhamos menos ainda. Depois de tudo isso venho através desta denunciar a inércia do MPPE e Justiça deste estado e deste País.

Denuncio a falência e a agonia da alma dos professores. Depois da greve do ano passado publiquei um texto denunciando as formas de como matar a alma dos professores de Pernambuco. O governador Eduardo Campos deve ter lido e pensado que sua excelente competência não estava bem representada e que poderia melhorar sua eficiência no ano seguinte. Pois bem ele conseguiu. Agora não são as almas dos professores que estão morrendo, suas esperanças em dias melhores, sua vontade de levantar e ir trabalhar, seu desejo de ser competente, sua vontade de comer, dormir, está em falência. E com esta falência da vida e ânimo dos professores morre também a escola, a educação e a esperança dos jovens e da sociedade em si.

Denuncio que a extrema competência do governador de Pernambuco e seus colaboradores, secretário de educação, deputados estaduais e SINTEPE está conseguindo enterrar com eficiência e urgência esplêndida a vontade de muitos de professores de trabalhar com a educação. Conheço 15 estudantes que estão trancando matrículas em suas universidades, 35 professores que estão pedindo aposentadoria e licença, 40 que estão estudando para mudar de profissão, e eu a professora que vos fala, está chorando ao deitar, rezando por milagre ao levantar, e olhando com dor e angústia as faces de meus alunos. A tristeza está tomando conta de minha vida e vejo na face de meus colegas a mesma desesperança com a profissão que escolhi e que amo, mas que não sei mais se vale a pena mantê-la, por mais que eu ame o que faço.

Denuncio a minha dor e a dor na face de meus colegas, e o autor de tanta desesperança foi tão eficiente que a sociedade pernambucana não consegue entender o que está acontecendo nas salas de aula.

Denuncio a eficiência extrema do governador de Pernambuco em matar a alma, a esperança e o amor pela profissão do professor.


Duci Medeiros - professora em agonia

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Levantamento sobre a situação salarial e a posição de PE

Abaixo estão seis postagens referentes a levantamentos sobre salários de professores nas redes públicas estaduais. Os levantamentos foram feitos pela APEOC, que é o sindicato dos professores e servidores da rede pública estadual do Ceará, e as conclusões são sempre as mesmas: Pernambuco sempre ocupa as piores posições em qualquer relação e em qualquer comparação!
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A listagem destaca o Ceará (escrito em vermelho) porque o objetivo da APEOC foi situar a o status do estado no levantamento, mas podemos encontrar Pernambuco facilmente ao identificar o último nome em cada listagem!
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Confiram as relações e registrem bem a condição de Pernambuco como um verdadeiro vexame nacional!
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Infelizmente, nosso governador não acha nada demais no fato de Pernambuco ser uma referência negativa nacional em termos de valorização profissional dos professores, afinal recebemos o PIOR SALÁRIO DO BRASIL!
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Relação 1 - Salário Bruto



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Relação 2 - Salário Base



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