domingo, 17 de abril de 2011

A “CONVERSA” COM ANDERSON GOMES E O CONTO DO DIÁLOGO

É destaque no sitio do SINTEPE: próxima terça o secretário de educação estará na sede do sindicato para dialogar,escutar as demandas da categoria.Alardeado aos quatro ventos pela direção do Sindicato como fator positivo,esse tipo de evento desperta várias esperanças em nossos colegas e costuma levar uma multidão de trabalhadores ao auditório de nossa entidade representativa,professores esperançosos,alguns com brilho nos olhos e o desejo ardente de ouvir algo que reduza(ao menos um pouco)a torpeza do cotidiano. Queremos alertar aos leitores deste blog:o encontro não produzirá nada.

Não,não estou sendo pessimista.

Longe de ser um pessimista, um derrotista e outros tantos adjetivos estou tentando juntar os cacos de uma história recente,uma história da relação entre o SINTEPE e o governo do PSB-PT-PCdoB.

No primeiro governo,derrotar os trabalhadores em educação era primordial para a Frente Popular,por isso as greves eram ferozmente combatidas,por isso os pontos foram descontados e contratados temporariamente ocuparam nosso lugar nas escolas.Por isso se buscaram inúmeras maneiras de fazer chegar à sociedade que o professor era responsável direto pelo desmantelo de nossa educação pública estadual.

Danilo Cabral,”Inimigo da educação” segundo a categoria,estava blindado pelo governo,é um importante quadro do PSB e não poderia ser “vidraça”.Por isso não ia a negociações,nem a debates.Não era política do PSB-PT-PC do B desgastar um futuro deputado federal.

O primeiro governo acabou,com ele a nova eleição do governo de Frente Popular e o ressentimento e desconfiança de boa parte dos Trabalhadores em Educação.

Pano rápido: Em que candidato a governador os dirigentes do SINTEPE votaram?

No segundo governo,Eduardo Campos coloca na Secretária de Educação um quadro aparentemente sem maiores arpirações a quadros eletivos,um senhor que fala baixo,queconversa,e é um educador reconhecido: Anderson Gomes.

A direção do SINTEPE deve ter respirado aliviada.Finalmente alguém para dialogar...mesmo que esses diálogos resultem em puros instrumentos de retórica e tenham pouco resultado prático...Alguém para dialogar...mesmo que não haja na mesa de negociação com o Governo do Estado nenhum resultado prático para a nossa categoria até agora.

Terça-feira,19 de abril,teremos esse”espaço para diálogo”.

Mas nossa categoria não pode confiar em “boas intenções”,não deve ficar satisfeita com “anotação de demandas para posterior averiguação”. Nossa categoria deve exigir mais!

E se o Anderson Gomes fosse ao SINTEPE no dia 19 com a caneta na mão? E se lá mesmo ele assinasse a validade do nosso PSNP? E se de lá saissem resoluções e não promessas?

Aí sim valeria a pena!

Conversar é bom...mas não produz nada. A nossa direção tem a capacidade de listar para o Sr secretário todos os nossos problemas.Não é necessária uma plenária. Só que querem empurrar esse diálogo por mais alguns meses para arrefecer o ânimo da categoria,para que não entremos em confronto com esse governo nefasto.

Devemos estar lá dia 19,mas nossa tarefa é denunciar esse conto do vigário que são essas plenárias que não resolvem nada e só querem imprimir um verniz democrático a um governo autoritário.

André Luiz Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário