terça-feira, 1 de maio de 2012

AGROTÓXICOS E FECHAMENTO DE ESCOLAS

A palavra defensivo agrícola foi inventada para reduzir o impacto que palavra agrotóxico traduz. Estratégia semelhante tem sido utilizada pela Secretaria de Educação de Pernambuco quando utiliza o termo reordenamento para justificar os desmandos que vem patrocinando nas escolas da rede.

Ainda em março desse ano, alunos especiais da Escola Carlos Frederico foram removidos sem sequer serem comunicados previamente para a Escola Francisco de Paula, ambas em Camaragibe. Isto porque a Escola Carlos Frederico será transformada em mais uma Escola de Referência que, nada mais são que espaços de exclusão onde professores e alunos recebem tratamento diferenciado.

No Setor Caxangá, as escolas Cristo Rei, o CAIC Creuza Barreto Dornelas Câmara, a São Domingos, a João XIII e a Escola Samuel Gonçalves, fecharão as portas. As justificativas da secretaria para tal procedimento, são as mais injustificáveis possíveis, dizer que não há demanda de alunos nessas escolas é uma irrealidade, enquanto fecha-se unidades, em outras localizadas nas proximidades formam-se turmas com números excedentes de alunos, além disso, fechar escolas do Fundamental ou entregá-las para o município é parte da política de governo que até 2014 quer 'responsabilizar-se' apenas pelas escolas de Ensino Médio, aliás, é bom frisar que, o Pacto pela Educação atende exclusivamente a esse público. Assim,reordenar significa fechar unidades, excluir alunos e trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário