domingo, 24 de junho de 2012

DEMOCRACIA ENTERRADA

Ao baixar o decreto nº 13.103/12 o governo enterrou de vez o restinho de democracia que ainda existia dentro das escolas da rede. Na década de 1990 exaustivas foram as lutas no sentido de garantir a categoria dos trabalhadores em educação o direito de eleger o diretor/a de escolas, porém contrariando o Estatuto do Magistério , marcado por um processo seletivo e com exigências de qualificação, uma vez que na visão do governador de Pernambuco a escola é uma empresa tendo esta que mostrar produção, competir e ser premiada, este, joga um balde de água gelada na construção de todo o processo de escolha de direções por meio de eleição direta.
Os gerentes das “empresas-escolas” passarão por um ‘curso-filtro’ de qualificação e se aprovados serão submetidos ao processo eleitoral no qual irão compor uma lista tríplice porém, é o pseudo-socialista Eduardo Campos num gesto extremo de desrespeito a democracia, que irá escolher (certamente o que mais lhe agradar) o diretor da escola, que poderá não ser o mais votado. Os outros aprovados irão para um banco de reserva e o governo manipulará o restante do processo, ou seja, exonerando, substituindo, fazendo o que bem entender com os/as diretores/as que não seguirem fielmente o manual de catequese da Secretaria de Educação. Adeus eleições diretas! Adeus democracia!

12 comentários:

  1. Não vejo esse apocalipse que está sendo traçado no texto da colega. Muitos diretores de escola se perpetuam no poder a várias décadas sem nenhuma condição administrativa e poderia citar vários deles aqui. Esses quase vitalícios só conseguem se manter porque existe uma imensa troca de favores entre os professores e líderes comunitários. Concordo com o curso, pois aprender não faz mal a ninguém, quanto a questão da lista tríplice também acho adequada, pois evitará se bem usada pelo governador. E uma coisa maravilhosa do decreto, nenhum diretor vai mais passar anos a fio como gestor de uma escola. Não vejo a hora!!!!!

    ResponderExcluir
  2. completando o cometário, evitará certas artimanhas que muitos gestores usam. Resta e ainda é muito ruim a questão política, pois certamente teremos gestores indicados dentro da lista... No entanto o Governador tem esse direito, pois foi eleito legitimamente pelo povo.

    ResponderExcluir
  3. O governador por ser eleito pelo povo não pode fazer o que bem entender.Não pode atropelar uma lei simplesmente porque quer colocar cabo eleitorais de sua confiança nas escolas da rede. Por acaso o secretariado do governador tem qualificação para os cargos que ocupam? Nosso ex-secretário de educação é auditor fiscal e nada contribuiu pedagogicamente para o setor que ocupava. Além disso, quando elegemos um diretor e ele não corresponde as nossas expectativa poderemos destitui-lo legalmente da função. Agora, estamos de mãos atadas, tudo vem de cima para baixo,a base de decretos, coisa comum em ditaduras. Não podemos concordar com isso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não falei que o Governador pode fazer o que bem entender, muito pelo contrário. A maioria do secretariado tem competência pra assumir as funções que ocupam sim!! Nosso ex-secretário que não era da área, naquele momento foi muito útil pra amenizar (pelo menos) com a esculhambação que vivia a educação do estado... e quem vive educação não pode negar os avanços. Dizer que podemos afastar gestores eleitos? Você tá brincando! A maioria tem o total controle do conselho escolar e da própria comunidade... muitas vezes sendo totalmente incompetente consegue continuar. Agora voltando o assunto, se hoje sofremos muita pressão do ponto de vista burocrático a culpa está também em nossa categoria que acostumou-se a fazem a chamada meia sola...fazer de qualquer jeito... por exemplo registro de aula,uma coisa simples tinha professor que registrava uma aula, e depois nas aulas sucessivas escriva apenas IDEM IDEM. E isso é público e notório. Existe um exagero do ponto de vista burocrático que o passado de nossa categoria contribuiu.

    ResponderExcluir
  6. Apraz, seu codinome combina com "Aprazível a Eduardo Campos", aliás voçê não é o primeiro a defender neste espaço os "Achismos em educação" deste atual governo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum momento!! Nunca fui eleitor de Eduardo Campos. O que você chama de achismos?? O que precisa é nos livramos da velha máxima "se há governo sou contra" devemos reconhecer os avanços, por menores que sejam.

      Excluir
  7. Se você não sabe Apraz em Camaragibe pro exemplo a comunidade escolar destituiu em 2008 a direção do Tito Pereira e em 2011 impediu que Sandra Farias gestora (na época) da GRE Metrosul fizesse intervenção na Escola Antonio Correia, ambas em Camaragibe, nessa última a gestora havia saída e a GRe não queria respeitar o desejo da comunidade que já havia escolhido a profª Edna pra direção. Quanto a Danilo Cabral foi um exemplo de incompetência na sua gestão, e se vc. nos acompanha, nesse blog o que não falou foram denuncias sobre as péssimas condições de trabalho nas escolas da rede, enquanto ele (o Danilo) viajava inaugurando obras no interior com Eduardo Campos fazendo campanha. Quantos aos maus profissionais estes, existem em todo canto, mas, agrada-me saber e constatar que a maioria do professorado trabalha, e trabalha muito, aliás são verdadeiros malabaristas uma vez que conseguem tanto com tão pouco que é oferecido na rede. Não sei se vc é professor, mas, se for convido-o a passar um dia em escolas que funcionam em galpão, com infiltrações, salas quentes, sujas,lotadas, outras com problemas na rede elétrica, na rede de esgoto, com rachaduras...tudo muito diferente do que mostra o Falso Pacto pela Educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albênia querida, acompanho esse blog a algum tempo. Sei de todas as dificuldades elencadas por você, mas não reconhecer que não tivemos avanços, que hoje estamos pior que ontem é pura ignorância. Não é possível que você não consiga encontrar nenhum ponto positivo na gestão Danilo...e no governo Eduardo no que se refere a educação, de fato aqui só encontro o pior cenário, remeto agora a resposta que dei ao Rodrigues "se há governo sou contra" é essa sua máxima Albênia?
      Quanto a comunidade escolar ter conseguido substituir uma ou outra gestora, isso não é comum. Você citou, também citarei. A gestora da Escola Joaquim Távora na Madalena, que deve ser gestora a mais ou menos 20 anos... você deve conhecê-la e deve saber como tudo ocorre por lá. Em Camaragibe mesmo tenho outro exemplo, a gestora da EREM Carlos Frederico que a mais de 17 anos comanda a Escola procure saber como essa gestora trata alguns alunos e alguns professores. É o que penso, é preciso analisar e criticar pontos, e não tudo junto como se nada prestasse.

      Excluir
    2. Apraz cite algumas das melhorias que você viu na gestão de Danilo Cabral, pelo menos para os professores não recordo nenhuma, mas minha memória pode estar me enganando.

      Excluir
    3. Apraz cite algumas das melhorias que você viu na gestão de Danilo Cabral, pelo menos para os professores não recordo nenhuma, mas minha memória pode estar me enganando.

      Excluir
  8. Na gestão de Danilo? Melhoria? Acho que foi o desconto dos dias parados na greve de 2009, tirando o direito dos professores fazerem a reposição e deixando alunos no prejuízo sem a garantia dos tão cobrados 200 dias letivos. Outra melhoria? A invasão de câmeras big brother dentro das unidades, sistema de fiscalização que nada tem de pedagógico e sequer conseguiu reduzir a violência e atos de vandalismo dentro das escolas. Uma forma simples de encher o bolso de empresas privadas, parceiras de campanha do governo.

    ResponderExcluir