domingo, 9 de setembro de 2012

MAIS UM GOLPE CONTRA A EDUCAÇÃO

Como se não bastasse o projeto do deputado petista José Guimarães que tramita no Congresso Nacional, para derrubar o reajuste do piso pelo valor custo-aluno e implantar apenas o INPC que gira em torno de 6%, os professores enfrentam agora um novo golpe.
Justo no dia 5 de setembro quando aconteceu a Marcha Nacional pela Educação em que Brasília, deputados dos estados de RS, SC, MS, GO, PI, RR, entraram com ação na justiça pedindo a inconstitucionalidade do artigo 5º da Lei 11.738 que trata do reajuste do piso salarial dos professores pela variação custo-aluno e, que esse ano foi e 22,22%.
Desde que a lei do piso foi oficializada em meados de 2008, grande tem sido os esforços dos governos nas esferas federal, estadual e municipal no sentido de por abaixo o reajuste do piso pelo valor custo-aluno, a alegação para tal mobilização é que não há dinheiro suficiente para efetuar o pagamento. Porém, é sabido que, a União dispõe de recursos que poderão ser utilizados para pagar o piso desde que estados e municípios comprovem a impossibilidade do pagamento, algo que estes não querem fazer, isto porque terão que ''abrir'', que mostrar a contabilidade.
No ano considerado da educação, em que o país inteiro discute a melhoria do ensino, a garantia de uma educação pública de qualidade para todos e, entre outras coisas, a valorização do professor, nos deparamos com uma situação vergonhosa como essa onde a classe política do país une-se no sentido de promover o desmonte da educação. Uma afronta a categoria, um ataque à sociedade.
Vale ressaltar que, a CNTE apesar de posicionar-se contra o reajuste do piso pelo INPC, chegou a publicizar por meio de cartazes distribuídos pelo SINTEPE a seguinte expressão: SÓ O INPC NÃO DÁ, quando na verdade deveria dizer: NÃO AO INPC.

Mais informações, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário