terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia dos Professores(as) Um Feliz(?) dia


Como se não bastasse as  práticas políticas visando a desvalorização do trabalho docente, à  exemplo o rebaixamento do valor do Piso Salarial do Professores, e de  ações  patrocinadas pelo governador  Eduardo Campos em Pernambuco como perda dos qüinqüênios,  o não reajuste do Piso em 2009, o desconto dos dias parados da greve também em 2009 , e da paralisação de março de 2012,  a anexação da gratificação do magistério ao vencimento base, a intensificação do sistema de fiscalização dentro das unidades de ensino, a política de premiação, o desmanche do Plano de Cargo e Carreira dos professores, o fechamento de turmas do Ensino Fundamental,  escolas desestruturadas e marcadas por um cotidiano de violência,  a perda do direito do professor escolher as direções de escolas, etc., etc., etc.,), agora, vem a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação)  querendo trocar o mês de férias dos professores.
A proposta foi apresenta em setembro em reunião realizada na Secretaria de Educação e de acordo com o SINTEPE, presente ao encontro, a proposta foi bem aceita pela secretaria que solicitou ao sindicato abrir o debate com a categoria.  Precisamos avaliar com cautela e tentar enxergar o que vem por trás dessa “brilhante” idéia.
Vale lembrar que, as férias representam  remuneração extra em janeiro assim, ao transferir as férias do professor para o mês de julho o pagamento da mesma acontecerá após longos 16 meses. E mais, a remuneração das férias é um reforço para saldar as dívidas normalmente contraídas no final de ano e as que chegam no início de cada  ano.  Além disso, por coincidir com o período de verão, as férias em janeiro  são aproveitadas com viagens e outras programações propícias à estação.
Coisas  a estranhar:  A boa aceitação da SEDUC e o não posicionamento do SINTEPE em relação  à proposta de UNDIME. 



5 comentários:

  1. Boa tarde.
    Meu nome é Marcela, fui aprovada(fora das vagas) no último concurso realizado pela secretaria de educação do nosso estado.
    Na cidade de Araripina-PE, foram disponibilizadas 7 vagas(geral) 1 (deficiente).
    Sabemos que a política de contratação está em vigor, sabemos ainda que o estado carece de professores, principalmente nas áreas de Português e matemática.
    Todo ano abre-se inscrições para contratos, onde estes assumem sala de aulas durante todo ano. Contratos são renovados, e nós, aprovados,mantemos acesa a chama da esperança de sermos um dia convocados.
    O caso agora é que o concurso vence este ano, e com a redução de carga horária dos professores que já atuam foi reduzida, aumentando ainda mais a necessidade de novas contratações.
    A pergunta é: não como pressionarmos de verdade o governo do estado para que os aprovados sejam convocados?
    Há alguma coisa que posso fazer? Pedir "socorro" ao ministério público resolve?
    Me ajudem, estou tensa, mas queria muito que fossemos convocados, pois sabemos que há necessidade, que as vagas existem.
    Aguardo o retorno e agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Na última semana, representantes do Sindicato estiveram reunidos com os secretários estaduais de administração e educação para discutir diversos pontos.
    Resultado da negociação com o governo de Estado
    3 de julho de 2012
    SINTEPE

    No tocante a convocação dos concursados, o governo estadual continua o redimensionamento da rede, que vai até 2014. Portanto, a secretaria de educação informa que não há como chamar os concursados e que não fará novo concurso, alegando que, conforme pesquisa do IPEA, ocorre uma redução da quantidade de alunos para a rede. Sendo assim, o governo só chamará os concursados se for necessário.

    Marcela, este é o posicionamento do governo, conheço alguns amigos que em situação semelhante a sua, ingressão ação junto ao MPPE.Abraços. maria albênia

    ResponderExcluir
  3. E os 15 dias de julho irão para janeiro? e as aulas se iniciarão em janeiro?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Carolina Cahu, é essa a 'genial' ideia da Undime e aprovada pelos 'cérebros pensantes' da SEDUC.

    ResponderExcluir
  5. O texto foi publicado na seção "Cartas" do Diário de Pernambuco em 5 de nov.2012.

    ResponderExcluir