terça-feira, 22 de janeiro de 2013


ESCOLAS DENUNCIADAS PELA COMISSÃO  

Após  ato de protesto realizado pela Comunidade de Roda de Fogo em frente a Secretaria de Educação dia 6 de dezembro de 2012, contra o fechamento de turmas da Escola Lauro Villares, formou-se uma Comissão para resolver a questão da escola citada e de outras  com problemas semelhantes.

A Comissão é formada por:
Representantes da direção do Sintepe (Jair Filho,  José Severino Barros e Fernando Melo).
Representantes Setoriais Sintepe: Adenir Oliveira, Ivan Costa, Maria de Fátima Oliveira e Emília Vital.
Representante dos alunos: Ericles Bruno e Hammely Lins
Representante da base da categoria: Maria Albênia Silva

Escolas que foram denunciadas na reunião com a SEDUC-PE (Ângela Leocádia, e representantes das GREs):

Esc. Vale das Pedreiras /Camaragibe - Fechamento de turmas anos iniciais,  embora com grande demanda. Não há escolas municipais nas proximidades. Apresenta problemas na estrutura física da quadra.

Esc. Perpétuo Socorro/Camaragibe -  Fechamento de turmas anos iniciais, não há outra escola nas proximidades.

Esc.Manoel Borba/Boa Viagem-  Fechamento de turmas no turno da tarde onde era oferecido o Ensino Fundamental I. A intenção é fechar a escola.

Esc.Bartolomeu de Gusmão/ Boa Viagem– Encerramento de turmas do Fundamental I

Esc.Rubem Moreira / Cajueiro Seco- Prazeres- E, onde a encerramento de matricula do Fundamental II de turno da manhã onde a demanda é maior. No noturno foram extintas 7 turmas de Ensino Médio.

Esc.Epitácio André Dias/Jaboatão- Fechamento de turmas Fundamental II.

Esc. Pintor Lauro Vilarres/ Roda de Fogo- Fechamento de turmas do Ensino Médio para obrigar os alunos a se matricularem na escola de Referência Diário de Pernambuco.

Esc. Olinto Vitor / Várzea- Fechamento de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite.

Esc. Trajano Chacón/Cordeiro- Fechamento de turmas de EJA no turno da noite.

Esc.Diário de Pernambuco- Engenho do Meio-  Fechamento de turmas de EJA a noite.

Esc. Cristo Rei /Torre- Prédio alugado – Fechamento de turmas anos iniciais . Segundo orientação da GRE a escola só funcionará até o ano de 2013.

Esc. Samuel Gonçalves /Prado- Fechamento de turmas anos iniciais- funcionará até 2013.

Esc. Padre Dehon /Iputinga- Prédio alugado, a igreja pediu o prédio a por orientação da GRe funcionará até 2013.

Esc. Fernandes Vieira /Iputinga – Fechamento de turmas de EJA.

Esc. São Domingos/Iputinga- Fechamento de turmas dos anos iniciais, funcionará até 2013.

Esc. Creuza Barreto Dornelas Câmara/Torre – Fechamento de turmas anos iniciais –funcionará até 2013.

Esc. Oscar Carneiro /Camaragibe- Fechamento de turmas 6ªano (5ª séries) não há outra escola nas redondezas. O governo vai transformar a Esc. em Escola de Referência. Alunos que não puderem ficar na escola de horário integral terão que ir estudar em outras escolas em bairro distantes.

Esc. Antonio Correia/ Camaragibe- Fechamento de turmas do Fundamental I

Esc. Conselheiro  Mac Dowell/Camaragibe Fechamento de turmas do Fundamenta II

Esc. Santa Sofia/Camaragibe- Fechamento de turmas do Fundamental II (das 12 turmas, restam apenas 6).

Escola Colônia dePescadores /Brasília Teimosa- Fechamento das turmas de EJA (Fundamenta I)

Esc. Torquato Castro- Aldeia/Camaragibe-  Não oferece Ensino Médio. Os alunos que terminam a 8ª série são obrigados a ir para o Programa Travessia ou para a Escola Integral Tito Pereira. Não há outra escola nas redondezas.

Escola Tito Pereira/Aldeia-Camaragibe- O governo transformou em Escola de Referência (horário integral). A direção da Escola botou pra fora as turmas de Travessia que lá funcionavam à noite. A escola está ociosa no noturno e os alunos obrigados a estudar na Escola Torquato. Não há outra escolha.

Escola Eliseu Pereira/Palmares-PE- Fechamento de turmas do Fundamental. Há muita demanda de alunos e  não há outra nas proximidades.


Lembro que,  há várias outras escolas em todo Estado com problemas semelhantes. Estas foram as que, no curto intervalo de tempo o pessoal da Comissão conseguiu  levantar. Das escolas citadas, a GRE/SEE-PE apontou solução para poucas. São elas:

Escola Vale das Pedreiras e Antonio Correia em Camaragibe-  Continuarão fazendo matrícula para as séries iniciais, vai virar “Escola Polo” , isto porque não há outra na comunidade, nem há perspectiva de construir-se outra unidade.

Lauro Villares/Roda de Fogo-    Funcionará com as turmas do Médio mas, a GRE/SEDUC já entregou-nos um documento afirmando que  oferta é somente para  esse ano. O governo não garante o funcionamento das turmas  para o próximo ano.

Oscar Carneiro/Camaragibe- Garante a matricula das  5ªséries  ( anos iniciais fundamental I) mas, também só esse ano. O governo vai transformar a escola  em Referência.

O que ouvimos nas reuniões ( dia 6, 7 e 13 de dezembro) da Secretaria Executiva de Gestão Margareth Zaponni da Sec. Educação do Estado( agora ela é  Secretaria de Educação de Ipojuca) foi que, não se cria Escola de Referência nem se fecha turmas sem antes consultar a comunidade escolar e tudo ocorre legalizado por meio de ata. Disse também que, a secretaria  só se fecha turmas quando a escola não apresenta demanda.
Tudo ‘’inverdade’’  na Escola Santa Sofia, na qual   trabalho a reunião aconteceu às portas fechadas sem consulta alguma, os professores foram os últimos a saber. Das 12 turmas do Fundamental, restam apenas 6.
A mesma coisa aconteceu na Oscar Carneiro, não houve consulta, não há outra escola por perto e vão transformar a unidade em Referência. Há uma demanda imensa de alunos isto porque a escola municipal José Collier transfere automaticamente os alunos que concluem a  4ª série (Fundamental I) para a Oscar Carneiro para iniciar a 5º (Fundamental II) .
Não existe  transparência nas ações da SEDUC_PE/GREs,  age-se no sentido  de atender às ordens do governo Eduardo Campos que, a qualquer custo quer transformar 90% das escolas da rede em Escolas de  Referências até 2014.

Obs: A SEDUC marcou reunião com a Comissão para o dia 2 de janeiro, desmarcou e, apenas eu e a companheira Fátima Oliveira não fomos avisadas.  Até o momento estamos aguardando o chamada da secretaria para saber a situação das outras escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário