quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

''NEGOCIAÇÃO''


NEGOCIAÇÃO COM O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO
DATA: 25 de março 2014.
Hora: 15h.
Local: na Secretária de Administração do Estado.

Pauta: Negociação da pauta de reivindicações referente ao Professor.
Resultados:

 O Governo não apresentou proposta, alegando que a nossa pauta foi entregue dois dias após o envio do ofício do Secretário de Administração, então, ele disse que precisa de tempo para fazer os cálculos a partir dos itens que apresentamos.

2.   O reajuste de 8,32% sobre o mês de janeiro e fevereiro será pago em uma folha extra no dia 17 de março 2014.

3.   Ficou marcada a próxima reunião de negociação para o dia 11 de março, às 15h.

Recife, 25 de fevereiro de 2014.

Heleno Araújo Filho


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SASSEPE- MARCAÇÃO DE CONSULTAS

NOVO  modelo de marcação de consultas
do SASSEPE pelo 0800 281 7373

Horário    Especialidades
7h às 9h     Clínica geral, cardiologia e gastroenterologia
9h às 11h     Odontologia, pneumologia, ortopedia, reumatologia e pediatria
11h às 14h     Urologia, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia e otorrinolaringologia
14h às 17h    Endocrinologia, angiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, mastologia, neurologia e dermatologia
7h às 19h    Demais especialidades

Fonte: IRH

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sandra Fernandes e Icauã


Ensaio
18 fevereiro de 2014
Por Movimento Síntese Socialista

Centenas de pessoas compareceram ao velório de Sandra Fernandes (48) e de seu filho Icauã Rodrigues (10) ontem à tarde, segunda-feira, 17/02/2014, em Paulista-PE. Os dois foram cruelmente assassinados por Marcos Aurélio da Silva (23), que alegou "ciúme" como motivo do crime. Marcos Aurélio parecia não apenas querer calar ou submeter Sandra. Parecia querer descarregar nela todos os seus preconceitos, frustrações, covardias e ódios machistas, através de socos e golpes de faca. Icauã, pequeno e lindo garoto, teve a dignidade de lutar pela vida da mãe e acabou morrendo em combate. Marcos Aurélio tentou desfigurar os dois. Trata-se de um ser humano para quem a vida das mulheres (e das crianças) tem valor insignificante. Parecia entender que Sandra mereceu o destino que teve. Sem arrependimento, sem abalo emocional. Voltou para casa, descansou e esperou ser capturado. Para Marcos Aurélio exigimos que nenhuma benevolência legal lhe seja concedida. Não podemos estar senão abalados, transtornados, indignados e tomados de ira por mais essa bárbara expressão de machismo e de violência cometidos contra Sandra e, em certo sentido, contra todas as mulheres. Nenhuma violência contra uma mulher é uma violência apenas singular. Não está sendo fácil escrever esta nota.
Muitos de nós conhecíamos Sandra e Icauã. Em quantas reuniões estivemos juntos com ela, enquanto Icauã ficava pacientemente brincando do lado de fora da sala com algum outro filho ou filha de militante, ou mesmo jogando em um computador? Sandra militou muito tempo pela causa do fim da violência contra as mulheres: no SIMPERE, sindicato no qual era diretora; em sala de aula como professora; no PSTU, partido do qual fazia parte; na vida amorosa ou privada. Neste momento, a perda de Sandra não é uma perda apenas de seus familiares, dos militantes do PSTU ou dos professores do SIMPERE. É uma perda de todos nós, homens e mulheres militantes da causa da emancipação das mulheres e dos trabalhadores. Nesse sentido, Sandra era uma militante de todos os diferentes movimentos e organizações feministas e socialistas. Inclusive do Síntese. É um alerta grandioso o fato de que logo ela, ativista das causas feministas, tenha sido vítima de um crime tão estúpido e machista como esse.
Vivemos um verdadeiro extermínio das mulheres no Brasil. Não apenas no Brasil. Mas por aqui, pelo menos desde a década de 1990, o rebaixamento da condição das mulheres vem sendo constantemente incrementado. Tratada como mercadoria pelas grandes empresas monopólicas, como ser humano inferior por crenças religiosas medievais, como trabalhadora superexplorada no mercado de trabalho externo ou doméstico, como objeto em muitas relações amorosas, com desprezo ou indiferença pelos órgãos governamentais que foram criados para protegê-las, a situação das mulheres, especialmente aquelas que são obrigadas viver de seu próprio trabalho, lembra o cerco a uma população em ataque permanente. O mais trágico é que os agressores são, na grande maioria dos casos, membros da mesma parcela da população que elas. Trabalhadores exterminando trabalhadores. Oprimidos exterminando oprimidos. Certamente o machismo não pode ser reduzido a um problema vinculado ao capitalismo. Tem sua lógica e funcionamento para além dele. Mas certamente tem a ver com o desenvolvimento e vigência destruidora da propriedade privada em suas diferentes manifestações históricas. Qualquer militante hoje em dia que não entenda que não é possível emancipar a humanidade sem a emancipação das mulheres, ou é ingênuo, ou foi dogmaticamente doutrinado, ou é um farsante. O índice de libertação e autonomia das mulheres é um dos principais indicadores da proximidade de uma sociedade igualitária. Quanto mais as mulheres se colocam à frente das lutas e das resoluções dos problemas do cotidiano que dizem respeito a elas e a todos, mais sabemos que nosso movimento emancipador está forte. A atual realidade das mulheres apenas atesta nossa fraqueza.
Nesse sentido, a Lei Maria da Penha, enquanto lei e com todos os limites que qualquer lei possui, foi um avanço. Mas esse avanço legal não se transfere para a esfera real e cotidiana da vida das mulheres. A violência contra elas voltou a crescer mesmo depois da lei. Ter uma presidente mulher, ou uma governadora, ou uma prefeita etc. não significa necessariamente que as mulheres em geral, especialmente as que se encontram mais abaixo da pirâmide social, estão sofrendo menos agressões e violências.
Mas há também outro indicador, além do relacionado à autonomia e liberdade das mulheres, que segue na mesma direção. É aquele que diz respeito à forma como são educadas e tratadas nossas crianças. Nossos pequenos espelham tanto as relações sociais atuais quanto o que deixamos como legado para o futuro. Infelizmente, a violência, os maus-tratos, a humilhação e a tortura contra nossas crianças e adolescentes são também práticas corriqueiras. Em uma sociedade desigual e violenta como a nossa, as crianças são também as primeiras vítimas. E ainda existem aqueles que querem imputar a elas, crianças e adolescentes, a culpa por muitos dos problemas gerados pelos adultos. Uma dessas formas é com a ofensiva conservadora que propõe a diminuição da maioridade penal, como se o extermínio dos jovens e crianças das periferias, em especial dos negros, fosse ainda insuficiente.
Sandra não era uma das principais dirigentes do sindicato ou do partido, nem tampouco uma grande intelectual. Era uma militante simples como a maioria de nós. Mas ela tinha algumas virtudes que dificilmente são conciliáveis na militância política dos dias de hoje e que dificilmente vemos nos principais dirigentes ou mesmo em grandes intelectuais. Sandra conciliava a capacidade de "tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo" (Che Guevara) com a alegria de viver. Sandra era uma pessoa generosa e que buscava da vida o encontro com os outros, a companhia, a alegria. Nesse sentido, sua lembrança nos ensina muito mais do que dezenas de livros e/ou cartilhas. De Icauã, lembraremos sua serena paciência e simpatia quando presente entre os adultos que falavam muitas vezes de coisas nada interessantes para crianças como ele. Do lindo homem que estava se tornando.
Sandra e Icauã estarão presentes em nossa luta. Não esqueceremos de suas características pessoais, de seus jeitos, de suas idiossincrasias. Mas também não esqueceremos que eles fazem parte da triste realidade do extermínio das mulheres e da agressão sistemática contra as crianças. Continuar a luta permanente contra ambas as formas de violência, modificando-nos e autocombatendo todos os preconceitos que também existem em nós, é uma forma de honrar os dois e todos os demais que sofrem, muitas vezes em silêncio.


PS: no momento de finalização deste texto ficamos sabendo de mais um torpe crime contra as mulheres. A vítima, Adenice da Silva (29), foi morta ontem de modo brutal, com tijoladas, por Jefferson de Souza (23) em Caruaru-PE. Também a ela rendemos nossa homenagem.

http://www.blogsintese.com.br/2014/02/sandra-e-icaua.html

domingo, 9 de fevereiro de 2014

SOBRE AULA-ATIVIDADE

NÃO temos obrigação alguma de reservar dia livre pra aula atividade, o professor é que programa e diz como irá pagar. Tem mais, aula atividade inclui festas, reuniões, encontros pedagógicos, ou seja, tudo que já fazemos na escola e muitas vezes fora de nosso horário. E isso é feito no espaço da escola.

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO
Art. 16 - Compõem a carga horária de professor regente:
I - horas-aula em regência de classe;
II - horas-aula atividade;
§ 1º - As horas-aula atividade corresponderão a 20% (vinte por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes da pré-escola e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
§ 2º - As horas-aula atividade corresponderão a 30% (trinta por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
§ 3º - A hora-aula em regência de classe e a atividade de ensino-aprendizagem desempenhada em sala de aula na escola ou em espaço pedagógico correlato.
§ 4º - A hora-aula atividade compreende as ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
a) elaboração de planos de atividades curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
b) participação em eventos, reflexão da prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de experiências;
c) aprofundamento da formação docente;
d) participação em reuniões de pais e mestres e da comunidade escolar;
e) atendimento pedagógica a alunos e pais.
Art. 17 - O professor regente planejará anualmente a utilização de suas horas-aula atividade, devendo desenvolve-las na escola.
Curtir ·  · Promover · 

O CANTO DA SEREIA

Por  Antônio Henrique*
Estamos acompanhando pela televisão uma série de propagandas faraônicas das ações do governador Eduardo Campos, para o campo da educação. Chega até lembrar filmes de ficção científica, tamanho seus efeitos visuais. Depois do que eu vi na TV, ficou muito claro para onde estão indo os investimentos que deveriam ser destinados à educação. Em Pernambuco, o Gov. Eduardo Campos nega-se a pagar o valor irrisório que é o piso da categoria. Vem levando em banho-maria a comissão de negociação (composta pelo sindicato que na sua grande maioria é governista), quando na verdade deveria respeitar a lei e reajustar os salários desde janeiro de 2013. Porém, o governador Eduardo Campos, retirou a gratificação do Magistério, o quinquênio, destruiu o Plano de cargos e carreiras o PCC da categoria e ainda deve os dias parados da greve de 2009. 
Em 2013, estão correndo várias manifestações dos estudantes e comunidade escolar denunciando as precárias condições das Escolas de Referência, a exemplo da EREM Dom Bosco e o Ginásio Pernambucano. Por outro lado, a política do governo de criar escolas de referências, tem por objetivo diminuir as turmas de ensino fundamental, fazendo com que os alunos, sem opção de escolha, abandonem as escolas. Outra denuncia que veio à tona recentemente na comissão nacional de trabalhadores em educação (CNTE), descobriu que o MEC deixou de contabilizar R$ 4 bilhões do FUNDEB em 2012. Isso significa que o reajuste do Piso Salarial deveria ser de 12% pelos próprios cálculos do governo e não de 7,97% definidos arbitrariamente pelo MEC. É importante observar que o reajuste do professor deve ser feito pela variação custo-aluno que ficou em 20,16%. O governo de Pernambuco é um dos muitos governos a realizar varias manobras para não pagar o salário da categoria. No dia 08/04/2013, no Teatro Boa Vista em Recife. Foi realizada uma assembleia do sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE). O sindicato com sua maioria governista (PC do B, PT e PSB) se mostrou não muito preocupado com o atual momento que os professores vem passando, e se mostra com uma passividade incrível, limitando-se apenas a uma pequena nota de jornal aos domingos. 
É dever dos sindicatos representar sua categoria. foi assim que aprendi, e isso não novidade, ou agora é? Eduardo Campos o imperador de Pernambuco esta acima da Lei. É o retorno do poder moderador em pleno Século XXI, em Pernambuco. O povo deixa-se encantar com os olhos azuis de brilho “verde($)” do Imperador Eduardo I, que tem todos em suas mãos. E quer mais, quer a Presidência da República. Em seu primeiro governo, quis terceirizar a saúde e por pressão da categoria ele não o fez (ainda), e agora com mais experiência, já calejado, esta conseguindo fazer com a Educação. Hoje conta com instrumentos importantes para conseguir seus objetivos, principalmente um sindicato inoperante para os trabalhadores da categoria, que funciona como um dique de contenção dos anseios e indignação dos professores. O governo Neoliberal de Eduardo Campos no qual ele chama, de novos métodos de governar, é na verdade um desmonte da classe trabalhadora em Pernambuco, sugando o suor dos trabalhadores para financiar suas viagens pelo Brasil, sacramentando assim o seu poder no Estado, ou melhor, no seu feudo.  

*Militante da UJC e do PCB

[Esse é um texto para a seção Crônicas Vermelhas, onde os militantes da UJC/PE opinam, comentam, debatem sobre diversos temas. Para acessar o conteúdo Crônicas Vermelhas basta acessar no "arquivo do blog por temática" a temática Crônicas Vermelhas, ir na página formação ou destaques, ou clicando no marcador dessa postagem.]

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

REUNIÃO DA OPOSIÇÃO

REUNIÃO DA OPOSIÇÃO ALTERNATIVA SINTEPE
SÁBADO DIA 08 de fevereiro de 2014
às 11 horas
SEDE DA CONLUTAS

R. José de Alencar, 44, bloco A, sala 33, Boa Vista - Recife - PE.
CEP 50070-030. Fone: 3222 5709
Edf. do Bar e Restaurante Mustang (lado da Loja Riachuelo)
Pontos em discussão:
Informes, Assembleia Sintepe, propostas de novas mobilizações, municipalização, outros.
Obs: Reunião aberta.

Eduardo Campos tira verba do Chapéu de Palha e dá para a Odebrecht

O texto abaixo foi copiado do JC online NE10, cujo link é:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2014/02/05/verba-do-chapeu-de-palha-para-odebrecht-116336.php



O Estado tirou R$ 23,8 milhões do orçamento 2014 do Chapéu de Palha, programa social criado por Miguel Arraes para ajudar agricultores na entressafra, e vai usar o dinheiro para bancar parte de uma fatura, estimada em R$ 40,8 milhões este ano, com a Arena Pernambuco Negócios, braço do grupo Odebrecht à frente da Arena da Copa. O pagamento não é pela obra (hoje, por incrível que pareça, um custo desconhecido), mas para bancar o funcionamento do estádio....

Procurado, o governo diz ter pago só R$ 1,752 milhão ao estádio, o que fez o gasto efetivo com as PPPs ficar em R$ 15,7 milhões. Por outro lado, informa que a previsão é pagar este ano R$ 40,8 milhões à arena.


É deste tipo de "socialista" que as grandes empresas "precisam!"