terça-feira, 30 de setembro de 2014

REUNIÃO DA OPOSIÇÃO ALTERNATIVA

A OPOSIÇÃO ALTERNATIVA SINTEPE

REÚNE-SE Sexta-feira, dia 03 de outubro de 2014
às 19:00’ h na SEDE DA CONLUTAS
R. José de Alencar, 44, bloco A, sala 33, Boa Vista - Recife - PE
Edf. do Bar e Restaurante Mustang (lado da Loja Riachuelo)
Principal ponto em pauta: Formação de chapa /Eleição para direção SINTEPE.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

BÔNUS E ÔNUS

Criado em 2008, baseado na filosofia de gerenciamento industrial trazida para Pernambuco pelo ex-presidente da Phillips, o empresário Marcos Magalhães (responsável pela transformação do Ginásio Pernambucano em Escola de “Referência”), o Bônus de Desempenho Educacional premia profissionais das escolas da rede que conseguem cumprir as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação e que são aceitas pelos gerentes/gestores das escolas comprometidas com o Pacto Pela Educação. Assim, como acontece nas empresas privadas, os trabalhadores das escolas precisam doar-se ao máximo, vestir a camisa da empresa, produzir resultados, aprovar maciçamente, diagnosticar e resolver os conflitos existentes nas unidades em que lecionam.
Como as unidades da rede normalmente apresentam problemas diversos que vão desde a precariedade na estrutura física da escola (infiltrações, problemas na rede elétrica e de esgoto entre outras coisas) passando por bibliotecas, salas de informática e laboratórios funcionando precariamente ou sem funcionamento, falta de materiais didáticos e até de professores, a corrida pela premiação tem levado muitos trabalhadores em educação a um nível elevado de estresse, ansiedade, depressão e outras doenças. Os professores precisam dar conta em tempo hábil de uma quantidade imensa de tarefas que vão desde o preenchimento de burocráticas cadernetas, realização de atividades extraclasse, preparação de aulas e avaliações, elaboração e colocação em prática de projetos educativos, avaliação e reavaliação dos alunos, etc.
Além disso, por conta das baixas remunerações pagas à categoria, a maioria dos professores da rede possui mais de um vínculo, sendo então, obrigada a trabalhar em dois ou três turnos diariamente. Isso sem se falar no número excessivo de alunos por sala e na violência que é algo frequente dentro e fora da escola. Dessa forma, a bonificação que vem disfarçadamente como uma forma de valorizar o profissional e escolas que se destacam, é, na verdade, um mecanismo de negação de melhoria salarial aos docentes e, ainda, um meio de promover competição, discórdia e doenças entre os trabalhadores em educação.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A OPOSIÇÃO ALTERNATIVA SINTEPE
REÚNE-SE SÁBADO 13 de setembro de 2014
às 10:30' h na SEDE 
DA CONLUTAS

R. José de Alencar, 44, bloco A, sala 33, Boa Vista - Recife - PE.
CEP 50070-030. Fone: 3222 5709
Edf. do Bar e Restaurante Mustang (lado 
da Loja Riachuelo)

ASSEMBLEIA SINTEPE

ATENÇÃO!   
DIA 11 ÀS 14h. Assembleia do Sintepe para eleger a Comissão Eleitoral,     

Auditório do Sintepe. ( Fonte: SINTEPE)

sábado, 6 de setembro de 2014

PIEGUICE

Paulo Câmara foi secretário de administração de Eduardo Campos de 2007 até 2010. Nas reuniões de negociação com o SINTEPE , nunca acrescentou uma vírgula a favor do professor, comparecia as reuniões munido de muitos números para justificar a negação da Pauta de Reivindicação pelo governo. Em 2009 enrolou a categoria o tempo inteiro dizendo que o governo iria se pronunciar sobre o reajuste dos trabalhadores somente no 2ª quadrimestre do ano corrente. Aí o governo decreta REAJUSTE ZERO pra categoria.
Agora, no guia eleitoreiro Paulo diz que, vai aumentar o salário dos professores das Escolas de Referência para 4 mil , e dobrar o Piso dos demais docentes.
Num é possível que os professores sejam tão lerdos, tão abiscoitados ao ponto de acreditar numa lenda dessa.