domingo, 5 de abril de 2015

AGENDA SINTEPE

GENTE,
A ALEPE NÃO NOS REPRESENTA. TEM A MAIORIA DOS DEPUTADOS GOVERNISTAS, ESTES, VOTARAM CONTRA OS PROFESSORES E APROVARAM O PROJETO DO GOVERNADOR  PAULO CÂMARA QUE CONCEDE REAJUSTE DE 0,89% PARA A MAIOR PARCELA DOS PROFESSORES.
E A ALEPE VAI PRESTAR UMA HOMENAGEM AO SINDICATO QUE REPRESENTA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO???
INCONCEBÍVEL!


Um comentário:

  1. Bem caros colegas, temos no poder um governo de ideologia neoliberal. Ou seja, que defende os interesses das elites e grupos empresarias, e não dos trabalhadores, inclusive trabalhadores em educação e dos professores.

    Na educação, temos claros exemplos da ideologia neoliberal, e dos fortes traços da administração pública gerencial, defendida por esse grupo no poder. Isso é verificado mediante a introdução de conceitos responsabilização, meritocracia e avaliação. São exemplos disso na área educacional o SAEPE (avaliação), o IDEPE e BDE (meritocracia e responsabilização por meio da divulgação de rankings de escolas na mídia e pagamento de bônus para "as melhores"). Onde os professores são extremamente pressionados para obtenção de resultados, e quando não consegue são expostos na mídia, e responsabilizados como incompetentes. Como, se todas responsabilidades da educação fossem dos professores. Isso isenta as famílias, os estudantes e o próprio Estado. E vai de encontro a LDB e a própria Constituição Federal.

    Além disso, constata-se uma batalha nos bastidores levada a cabo por Governadores e prefeitos para alterar a lei do FUNDEB. Procurando atrelar o aumento do salário dos professores a índices inflacionários, e eliminando a valorização do magistério proposta na lei, e que visa elevar o salário médio dos professores a de outros profissionais de ensino superior. A luta de Governadores e Prefeitos conta, inclusive, com um projeto de lei no Congresso Nacional por um lado. E, por outro, com pressões diretas sobre o Governo Federal para reduzir os ajustes anuais no custo-aluno, e assim não promover a valorização dos profissionais da educação prevista na LDB, e no atual PNE.

    E, neste ano de 2015, a situação se radicaliza com o governo de Pernambuco. Pois este envia e aprova com os deputados de sua base política um projeto de lei que deixa de fora de qualquer aumento 45.750 professores da rede pública de ensino. Apenas que tem o magistério/Ensino Médio vai receber o repasse dos 13,01% já assegurado pelo Governo Federal. Em outras palavras, o governo do estado de Pernambuco, irá receber um aumento de 13,01% no custo-aluno em 2015 para abastecer mensalmente os seus cofres, todavia, NÃO REPASSARÁ NENHUM CENTAVOS DESSE PARA OS PROFESSORES. Ou seja, rasgou o Plano de Cargos e Carreiras, e afirmou sua política é de NÃO valorização do magistério.

    ResponderExcluir